Pessoas de uma organização aplicando soft skills e hard skills

Quem procurou por conteúdos relacionados a Recursos Humanos em algum momento se deparou com os termos soft skills e hard skills. Esses conceitos falam sobre habilidades socioemocionais e técnicas que o mercado de trabalho procura nos candidatos a uma vaga de emprego e nos líderes.

Conhecer as principais soft skills e hard skills estimadas pelos recrutadores de cada área de atuação e valorizadas no mercado de trabalho faz toda a diferença. Seja para a contratação de profissionais, seja ao se candidatar a uma oportunidade de emprego, entender por que essas habilidades são importantes faz toda a diferença.

Neste artigo, entenda melhor o que são essas skills e por que é necessário prestar atenção nessas habilidades!

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades que estão relacionadas com as competências sociais, emocionais e cognitivas de um profissional. Sendo assim, tratam-se de características desenvolvidas que favorecem a excelência nas atividades de trabalho, o bom relacionamento com os colegas no ambiente organizacional e a resolução de problemas.

Essas habilidades são mais difíceis de serem avaliadas por uma outra pessoa. Afinal, dependem das emoções e das percepções de um profissional. Desse modo, são analisadas sob contextos em que são necessárias essas competências.

Confira alguns exemplos de soft skills e entenda por que são importantes em diferentes áreas de atuação do mercado de trabalho!

Liderança

A liderança é a capacidade de organizar as demandas, delegá-las e garantir que os processos planejados estão sendo devidamente realizados. Para isso, a capacidade de comunicar as atividades para outras pessoas e de gerenciá-las em andamento faz toda a diferença.

Pessoas com habilidades de liderança costumam ter facilidade para expressar o que precisam e o que querem que outros indivíduos façam. Além disso, tendem a ser inspiradores e sabem usar palavras motivacionais no dia a dia.

Vale a pena destacar que ser um bom líder, enquanto profissional, é importante até mesmo para quem não está em busca de um cargo de liderança. Afinal, essa habilidade ajuda no gerenciamento de carreira e na organização da rotina.

Comunicação

Expressar os seus pensamentos, suas vontades e seus desejos de maneira clara faz toda a diferença em um ambiente profissional e em todas as esferas da vida. Isso porque permite a criação de relacionamentos mais saudáveis com as pessoas e a compreensão entre diferentes partes.

Em um espaço em que a troca de informações é fundamental, principalmente com respeito, clareza e objetividade, a comunicação é uma soft skill valiosa. Tendo em vista que todo emprego necessita, de certa forma, o relacionamento entre profissionais, essa é uma habilidade procurada em todos os cargos e áreas de atuação.

Saber usar uma comunicação não violenta, sucinta e eficaz faz toda a diferença na carreira e no desempenho de um profissional no trabalho. Por esse motivo, entra como uma das principais soft skills da lista.

Organização

A organização é a capacidade de selecionar prioridades, respeitar prazos, manter os itens de acordo com a sua categoria e fazer uma gestão das tarefas de maneira lógica e eficiente. Em um ambiente de trabalho, essa skill é indispensável.

Imagine um espaço compartilhado, no qual diferentes profissionais passam constantemente. Não ter uma devida organização nesse ambiente pode aumentar os riscos de erros, perdas e conflitos.

Por outro lado, ter um ambiente em ordem, seja físico, seja virtual, favorece a produtividade de todas as pessoas e deixa a rotina mais fluida. Isso vale tanto para organização física quanto mental.

Negociação

As habilidades de negociação, por sua vez, são úteis para apresentar a uma outra pessoa os benefícios, os diferenciais e os motivos pelos quais ela deveria tomar uma determinada decisão. Ter uma comunicação assertiva, usar palavras persuasivas e compreender as demandas de outros indivíduos são características que ajudam um profissional a ser um bom negociante.

A skill de negociação é ainda mais valiosa nos setores de relacionamento com o público, tanto externo quanto interno. Marketing, Vendas, Logística e Recursos Humanos são alguns exemplos de áreas que valorizam ainda mais essa habilidade.

Criatividade

O poder de criação também é uma competência estimada no mercado de trabalho. Afinal, a criatividade permite lidar com problemas de forma mais prática, ter novas ideias, contribuir para a inovação no ambiente de trabalho e se adaptar às situações de forma mais flexível.

Isso significa que a criatividade é um grande diferencial competitivo para um profissional e pode fazer a diferença na gestão de carreira. Em um mercado do futuro, investir em processos criativos e inovadores é ainda mais importante.

Gestão de tempo

Saber lidar com o tempo disponível para a realização das tarefas é mais uma das habilidades que todo profissional precisa desenvolver. Com isso, é possível manter o fluxo de produção com menos gargalos, aumentar a produtividade, cumprir prazos e contribuir para a fluidez da rotina de trabalho.

Ferramentas de gestão de tempo são úteis para desenvolver essa soft skill. No entanto, é importante se empenhar no dia a dia para evitar atrasos, manter a organização física e mental, além de ter uma boa comunicação para manejar os prazos.

Proatividade

A iniciativa de solucionar um problema ou de oferecer ajuda, ao perceber uma necessidade no ambiente, é mais uma habilidade que faz a diferença na carreira de uma pessoa. Ser um profissional proativo é sinônimo de se destacar no mercado de trabalho e no emprego, justamente por se associar a características como prontidão, produtividade e eficiência.

O que é hard skill?

As hard skills, por outro lado, estão relacionadas a conhecimentos técnicos. Isso significa que são fáceis de serem verificadas pelos recrutadores, uma vez que existem certificados, diplomas, títulos e demais documentos que atestem essas habilidades.

Esse tipo de competência profissional costuma ser desenvolvido, principalmente, com a busca por cursos profissionalizantes, graduação e especializações. Com isso, é possível desenvolver conhecimentos sólidos e com comprovantes para enriquecer o currículo e apresentar ao se candidatar a uma oportunidade de emprego.

Conheça alguns exemplos de hard skills que o mercado de trabalho procura com frequência!

Formação acadêmica

Ter um curso técnico ou uma graduação faz diferença no currículo. Isso porque indica que o profissional teve a iniciativa de buscar um tipo de conteúdo e estudá-lo, a ponto de desenvolver conhecimentos técnicos e teóricos na área. Com isso, pode executar tarefas mais específicas, que demandam esses conhecimentos.

Especialização

A especialização é o aprofundamento de algum conteúdo visto na graduação. Desse modo, torna o profissional ainda mais competente para atender a demandas muito mais específicas.

É interessante observar que estudos indicam a possibilidade de elevar em até 66% o salário ao ter uma pós-graduação. Esses dados são inspirados em uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que foram bastante divulgados pela mídia nos últimos anos.

Noções básicas de computação e informática

O mundo é digital, atualmente. Por isso, é fundamental saber como utilizar as máquinas e os softwares mais usados no ambiente de trabalho, ainda que as funções do profissional não sejam diretamente relacionadas com a tecnologia.

Conhecer os programas do Pacote Office, dominar diferentes sistemas operacionais e saber o básico de programação e entender de análise de dados são exemplos de habilidades técnicas que o mercado procura, no geral.

Segundo idioma

Ter proficiência em um idioma estrangeiro, principalmente o inglês, abre portas para diversas oportunidades de trabalho. Com uma segunda língua, é possível expandir a comunicação para outros países e contribuir com a globalização da organização.

Por esse motivo, é importante estudar um novo idioma e atingir a proficiência intermediária, pelo menos, para conseguir utilizá-lo na rotina de trabalho. Para tentar vagas no exterior, é fundamental garantir a fluência e atestá-la com certificados.

Contabilidade e matemática básica

Matemática básica é mais uma hard skill que será avaliada em diversas áreas de atuação. Afinal, mesmo que uma profissão não seja do campo das Exatas, conhecer o básico de álgebra, aritmética, geometria e raciocínio lógico permite realizar várias funções.

Para áreas mais corporativas, conhecimentos básicos em contabilidade também valorizam o profissional e ajudam a conseguir melhores oportunidades no mercado. Por conta disso, vale a pena estudar esses conteúdos com mais atenção.

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?

A principal diferença entre soft skills e hard skills é a forma que a habilidade é obtida. Nos conhecimentos técnicos, é possível passar por um processo de aprendizado comprovado com um documento. Já nas competências socioemocionais, o que acontece é o desenvolvimento pessoal contínuo, que são observadas em contextos que requerem essas habilidades.

Um exemplo disso é um profissional que, em seu currículo, apresenta um certificado de treinamento em liderança. Essa é uma hard skill comprovada, que chama atenção para conhecimentos sólidos de como ser um líder. No entanto, para saber se essa é uma soft skill, é fundamental observar o comportamento desse indivíduo em situações que requerem atitudes de líderes e em diferentes contextos.

Quais são as skills mais buscadas pelas empresas nos últimos tempos?

É importante ter em mente que as empresas dão preferências por algumas habilidades, principalmente diante das demandas do mercado atual. Afinal, faz toda a diferença contar com um quadro de profissionais que conseguem acompanhar as tendências da área de atuação e apresentam as competências necessárias para ajudar o negócio a se destacar entre a concorrência.

Sendo assim, para saber quais são as competências emocionais e técnicas que vale mais a pena investir, atualmente, é interessante se basear nas soft e hard skills mais buscadas no mercado de trabalho. Confira!

Soft skills mais buscadas

Alguns exemplos de soft skills que são úteis para o alinhamento cultural e com as rotinas organizacionais de diferentes áreas de atuação são:

  • comunicação;
  • proatividade;
  • aprendizado contínuo;
  • flexibilidade;
  • liderança;
  • inteligência emocional;
  • senso crítico;
  • criatividade;
  • visão estratégica.

Hard skills mais buscadas

Sobre as habilidades técnicas, as hard skills mais buscadas para oferecer o que mercado de trabalho atual precisa são:

  • conhecimentos em Tecnologia;
  • idioma estrangeiro;
  • noções de Marketing;
  • competências em gestão de projetos.

É interessante saber que mais de 50% das empresas têm dificuldade de encontrar profissionais com as hard skills esperadas. Por esse motivo, é importante conhecer as expectativas do mercado e saber como investir no seu aprendizado.

Qual a importância das soft skills e hard skills para os profissionais?

As soft skills e hard skills são importantes para os profissionais, principalmente, por conta das exigências do mercado de trabalho. Essas habilidades influenciam o ambiente de trabalho e são procuradas desde o primeiro contato de um profissional com uma oportunidade de emprego.

Isso porque, com habilidades técnicas e socioemocionais, trabalhadas em conjunto, é possível se adaptar com mais facilidade à cultura da organização. Consequentemente, cria-se um clima organizacional favorável a uma rotina otimizada, sem conflitos com os colegas e com um bom aproveitamento das condições de trabalho.

O conjunto de soft e hard skills é importante também para garantir o gerenciamento operacional das empresas. Com profissionais preparados para atender às demandas da rotina organizacional, é possível fazer uma gestão de projetos mais eficientes, e o sucesso depende tanto de habilidades técnicas quanto socioemocionais.

Como desenvolver os dois conceitos?

Embora sejam requisitados em conjunto, os dois conceitos nem sempre são desenvolvidos juntos. Afinal, cada profissional precisa conhecer as suas principais dificuldades para saber quais habilidades precisam de mais empenho.

Confira algumas dicas que podem ajudar a desenvolver soft skills e hard skills ao longo da trajetória profissional!

Soft skill

Para desenvolver competências socioemocionais, é importante investir no desenvolvimento pessoal. Livros, psicoterapia, workshops e treinamentos podem inspirar a desenvolver uma soft skill, embora a iniciativa do profissional seja indispensável para garantir que essas habilidades sejam reforçadas.

Vale a pena destacar que desenvolver uma soft skill é um trabalho contínuo. Testá-las na vida pessoal e com a família pode ajudar a receber feedbacks e se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Hard skill

As hard skills podem ser desenvolvidas com a busca constante por novos conhecimentos. Cursos, eventos na área, treinamentos, programas executivos e demais meios de estudo são fontes ricas de conteúdos que podem contribuir para o crescimento de carreira.

A atualização frequente e os investimentos em educação corporativa também são importantes para preservar as hard skills e garantir que sejam úteis na área de atuação. Com isso, é possível se destacar pelos conhecimentos obtidos e aplicá-los na rotina de trabalho.

Como os cursos internacionais podem otimizar ainda mais as soft skills e hard skills?

Fazer cursos e treinamentos rápidos em universidades internacionais faz toda a diferença para o desenvolvimento profissional, principalmente pela possibilidade de aprender novos conteúdos sem precisar estudar no exterior, e ter insights relevantes para estimular as soft skills e hard skills.

Participar de cursos internacionais permite ter um diferencial competitivo e aprender com materiais do exterior, o que ajuda a complementar a sua formação. Desse modo, é possível identificar também tendências no mercado internacional e se preparar para sair em frente nas mudanças dentro do país, com certificação internacional.

No geral, as soft skills e hard skills são os principais atributos que um profissional recebe no mercado de trabalho. Por conta disso, trabalhar constantemente para desenvolver cada uma delas, seguindo às tendências e às demandas da área de interesse, é uma estratégia para crescer profissionalmente e conquistar uma carreira de sucesso.

Quer saber como se manter um profissional atualizado? Acompanhe o LAIOB nas redes sociais e fique por dentro das novidades. É só seguir os perfis no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!