Jovem que sabe a importância de estudar no exterior na construção de sua carreira

Com um mercado repleto de competitividade, torna-se fundamental apresentar um currículo com atrativos que despertem a atenção dos recrutadores nos processos seletivos. Estudar no exterior é um ponto positivo para quem busca se destacar ao se candidatar a uma vaga de emprego e ter mais oportunidades profissionais.

Ter a experiência de estudar fora do país pode trazer uma série de vantagens para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de um indivíduo. Por conta disso, abre possibilidades para a construção de uma carreira de sucesso, independentemente da área de atuação.

Quer saber mais sobre as vantagens de estudar no exterior? Acompanhe este artigo e conheça as possibilidades!

Por que estudar no exterior é importante para a carreira

Estudar em outro país se tornou uma escolha essencial para muitos profissionais, uma vez que oferece uma nova visão sobre uma ou mais áreas de trabalho. Por esse motivo, é possível expandir o repertório intelectual e cultural, e utilizar esse conhecimento para ter mais vantagens na carreira.

Ao ter uma experiência internacional para estudar, é possível aprender com especialistas de diferentes áreas e descobrir quais são as principais diferenças do mercado brasileiro. Além disso, é possível conhecer o surgimento de tendências internacionais antes mesmo que cheguem ao Brasil.

Vale a pena destacar que estudar fora do país ajuda a conhecer novos métodos de aprendizado e maneiras de se destacar profissionalmente. Tudo isso contribui para traçar um caminho de sucesso na carreira.

Com isso, a experiência de internacionalizar os estudos aumenta as chances de conseguir um emprego, ganhar uma promoção, ter insights para fazer novos investimentos e empreender. Sendo assim, é uma maneira de enriquecer toda a trajetória profissional.

É interessante saber que as opções são diversas. Quem decide estudar em outro país pode fazer uma graduação, uma pós-graduação ou uma alternativa de menor duração. O importante é saber que existem diferentes cursos no exterior para acumular experiência e obter novos conhecimentos.

5 Benefícios da experiência internacional para a carreira

Para entender melhor como a decisão de estudar no exterior tem de tudo para enriquecer o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades, vale a pena conhecer, com detalhes, os principais benefícios de obter experiência internacional nos estudos. Desse modo, é possível refletir sobre as vantagens acadêmicas e os diferenciais que essa vivência pode trazer ao currículo.

A seguir, confira as vantagens de dar início a uma carreira internacional e confira como ter contato com diferentes métodos de ensino inovadores e perspectivas em diferentes áreas do mercado pode trazer boas oportunidades profissionais!

1. Ampliação de horizontes e visão global

Expandir os horizontes é sempre uma boa iniciativa quando o assunto é buscar um desenvolvimento. Ao conhecer novos métodos de estudo e novas culturas, é possível ampliar a visão de mercado e de carreira.

Portanto, quando você traça uma carreira com a experiência de estudos internacionais, desenvolve uma visão global sobre diversos assuntos. Esse é um diferencial que traz ideias inovadoras e insights valiosos para a promoção de carreira, empreendedorismo e contribuição para o ambiente de trabalho.

Sem mencionar que estudar fora é uma oportunidade de investir em você. Afinal, é uma maneira de estimular o desenvolvimento pessoal, ao ter uma experiência vivendo em outro país, adaptando-se ao novo idioma e cultura, e buscando mais conhecimentos.

2. Desenvolvimento de habilidades linguísticas

A depender da escolha do país para estudar, você colocará em prática um novo idioma durante a vivência no exterior, sendo uma ótima oportunidade para elevar o grau de proficiência e se tornar fluente em outra língua. Isso possibilita a valorização do currículo e acesso a novas áreas do mercado após retornar ao Brasil.

3. Networking internacional

Desenvolver habilidades linguísticas também é fundamental para ampliar o networking sem barreiras geográficas. Ter contatos profissionais ajuda a ter acesso a oportunidades de emprego, de parcerias e de investimentos.

Além disso, ter contatos em outros países possibilita trocar as mais diferentes experiências e perspectivas de carreira, com acesso a ainda mais recursos para se desenvolver.

4. Desenvolvimento de novas habilidades

Investir nos estudos é uma maneira de abrir portas para novas habilidades. Fortalecer as competências técnicas e socioemocionais, conhecidas como hard skills e soft skills, é também um processo fundamental para quem visa construir bons caminhos na vida profissional.

Além de ampliar o seu repertório intelectual, as novas habilidades ajudam a elaborar um currículo mais atraente, que pode colocar você de frente a diversas oportunidades de trabalho e de empreendedorismo. Afinal, um profissional bem-sucedido sabe como conciliar diversas competências para a sua área de atuação.

Ao escolher o que estudar no exterior, é possível também ter um planejamento estratégico e buscar cursos e conteúdos que ajudam a desenvolver habilidades relevantes para o mercado do futuro. Dessa maneira, você concilia a experiência internacional na carreira com investimentos em competências que serão úteis nos próximos anos.

A soma de toda essa vivência é a formação de um conjunto de habilidades e conhecimentos que colocam o seu perfil profissional em destaque. Sem mencionar que a experiência pode ajudar a se desenvolver como uma pessoa bem-sucedida em diversas áreas da vida.

5. Destaque profissional

É preciso ter em mente que uma experiência internacional serve como um diferencial competitivo, independentemente do tempo de duração. Sendo assim, estudar fora, com cursos rápidos, graduação, pós-graduação e demais experiências, aumenta a sua competitividade no mercado.

Tudo isso devido ao destaque profissional que as pessoas recebem ao se apresentarem ao mercado com uma visão global e habilidades desenvolvidas em território internacional. Afinal, ajudam a compor equipes mais completas e contribuir com ideias inovadoras, eficientes e criativas no ambiente organizacional.

Por exemplo, o mindset financeiro de quem estudou no exterior pode ser completamente diferente da visão de organização financeira de uma pessoa que aprendeu as técnicas no Brasil. Ao unir esses conhecimentos, é possível implementar um modelo de gestão inovadora e que coloque um negócio em destaque.

Como estudar no exterior para alavancar a carreira

Atualmente, mais de 88 mil brasileiros estudam no exterior, segundo o estudo Diversify with Data: Insights for Higher Ed Institutions da UNESCO. Mas, afinal, o que fazer para entrar nesse grupo e conseguir um destaque na carreira? Essa é uma dúvida que muitas pessoas compartilham na hora de planejar os estudos em outro país.

A escolha de onde estudar faz toda a diferença na vivência pela possibilidade de decidir visitar um país em que investe mais na sua área de atuação e tem métodos diferentes do Brasil. Dessa forma, é possível ter contato com mais inovações e saber como se destacar no mercado brasileiro.

Para isso, é possível contar com programas executivos e ir em busca de conteúdos específicos no exterior. A partir dessa iniciativa, você tem contato com materiais e experiências que ajudam a se tornar especialista em uma determinada área de atuação, aumentando as chances de conseguir uma boa vaga de emprego ou de se tornar um empreendedor de sucesso.

É justamente isso que o LAIOB se propõe: oferecer experiências incríveis com programas executivos de curta duração e cursos em universidades e instituições de ensino de negócios. Com a proposta de conectar as pessoas certas nos lugares certos, o instituto visa contribuir com a desburocratização ao acesso à educação internacional.

Não é à toa que tem parcerias com instituições de ensino nos mais variados lugares do mundo e com cursos que têm de tudo para enriquecer o repertório intelectual dos profissionais brasileiros, com o adicional de Business English & Communication. Ao contar com o LAIOB, é possível estudar em:

  • Ohio University, nos Estados Unidos — com programas executivos de Strategic Marketing Management, Corporate Finance, Management e Project Management;
  • The University of Akron, nos EUA — com programas de Marketing Strategies & Innovation, Management, Sales Management & Negotiation e Innovative Project Management;
  • ISCTE Executive Education, em Portugal — com programas de Inovação e Liderança na Gestão de Projetos e Aceleração em Gestão e Negócios Internacionais.

O que não faltam são maneiras e vantagens de estudar no exterior. Por isso, investir na sua carreira com conhecimentos que fortalecem as suas habilidades e ajudam a obter novas competências faz toda a diferença. Conte com o LAIOB para investir nos seus estudos internacionais em instituições de ensino confiáveis e de sucesso.

Quer saber como desfrutar de todas essas vantagens? Conheça as soluções LAIOB e saiba como investir em uma experiência enriquecedora!