Uma viagem de intercâmbio é muito mais do que uma viagem para um outro país. É dar um passo à frente e mudar de vida, nem que seja por um curto período. É muito mais do que arrumar as malas e conhecer um novo destino. É abrir mão de algumas coisas para alcançar outras. É um verdadeiro investimento. E, como tudo o que envolve nosso destino, carreira e dinheiro, exige planejamento, principalmente o financeiro.

Por este motivo, listamos 15 dicas para você não estourar o orçamento durante, nem depois, da viagem de intercâmbio.

✓ Escolha o tipo de curso que mais se encaixa com a sua disponibilidade e condição financeira: leve em consideração, além dos gastos escolares, despesas com alimentação, moradia e custos pessoais.

✓ Vire amigo fiel da calculadora: faça um cálculo médio de quanto pretende gastar por dia com refeições, transporte e hospedagem, assim você não é pego de surpresa.

✓ Estude o mapa da cidade: o valor de deslocamento até a escola deve ser considerado no seu planejamento. Procure saber também sobre o bairro que pretende morar e leve em consideração o custo de vida no local (valor de aluguel, alimentação e transporte). Optar por residências estudantis também pode ser uma boa escolha. Além de serem, em sua maioria, localizadas nas regiões centrais, possibilitam a convivência com estudantes de todas as partes do mundo.

✓ Economize: anote todos os seus gastos em uma planilha. Assim, você consegue analisar visualmente suas contas e evita compras por impulso. Para ter mais controle sobre seu dinheiro, monte uma poupança dedicada exclusivamente ao intercâmbio. Desta forma, você evita de gastar o investimento separado para a viagem em outras coisas.

✓ Matricule-se com antecedência: você pode conseguir maior prazo para parcelamento do valor do curso.

✓ Antecipe-se: se possível, planeje seu intercâmbio alguns meses antes do início das aulas, assim, você consegue garantir passagens mais baratas. E por falar em bilhetes aéreos, use a internet a seu favor e lance mão nos buscadores de passagens. Estes sites e aplicativos costumam fazer um comparativo ente diversas companhias aéreas, apresentando as melhores tarifas para o dia ou período escolhido.

✓ Use a internet a seu favor: descubra os meses que são alta temporada no destino (vale ter em mente que nem sempre é o verão), férias ou feriados prolongados. São nestas datas que os voos, hotéis e outros serviços de viagens costumam ter valores elevados.

✓ Seja rigoroso: anote todos os seus gastos básicos (supermercado, alimentação e transporte) na primeira semana de intercâmbio, desta maneira, você terá uma ideia mais real de quanto gastará nas demais semanas de viagem.

✓ Evite comer fora todos os dias: prepare a sua própria comida na casa em que você estiver morando ou mesmo na cozinha de um hotel. Além de garantir uma alimentação balanceada, você ainda economiza.

✓ Carregue uma garrafa de água e abasteça sempre que sentir sede. Acredite, ficará extremamente mais caro comprar uma nova garrafinha cada vez que você sentir sede.

✓ Não vá de táxi: informe-se sobre os horários de funcionamento dos ônibus e metrôs e fique atento para não perder as últimas viagens. Muitas cidades disponibilizam passes semanais ou mensais que, quando usados com frequência, oferecem tarifas menores.

✓ Faça amizade com nativos: além de treinar o novo idioma, você também conhecerá lugares peculiares que somente quem vive na cidade pode apresentar.

✓ Seja cauteloso: use o cartão de crédito internacional apenas em casos de emergências. Planeje seus saques em caixas eletrônicos e evite pagar taxas.

✓ Não deixe de se divertir: fique atento à agenda de eventos e atrações gratuitas do destino, como museus, shows, festivais e outros programas culturais.

✓ Por último, e não menos importante: faça cursos que valorizem o seu perfil profissional e tragam, além de conhecimento, retorno financeiro. Existem intercâmbios para diversos estilos e perfis. São programas focados em empreendedorismo, como o Silicon Valley Intensive, realizado na Draper University, uma das referências em ensino inovador, localizada Vale do Silício, ou em corporate finance, management, marketing e gestão, como os cursos ministrados na Ohio University, uma das mais tradicionais universidades do Estados Unidos e internacionalmente conhecida por suas produções acadêmicas e expertise em pesquisas.