Quando o assunto é intercâmbio, é fácil associar a experiência a jovens que frequentam o colegial ou a universidade. Mas ao contrário do que se imagina, essa experiência não tem idade certa: ela também está disponível para pessoas com mais de 30 anosou mesmo para aqueles que possuem esse exato período em experiência profissional.

As agências de viagens e instituições de ensino estão cada vez mais abrangentes em seus programas. Afinal, elas sabem que o público interessado é grande e que os objetivos e metas para fazer um intercâmbiovariam bastante conforme o perfil do candidato. Por isso, não tenha medo de procurar por opções, pois com certeza uma delas se encaixará em suas pretensões.

Contudo, existem algumas recomendações que podem ajudar bastante no planejamento e na decisão de realmente concretizar este investimento. Para saber mais a respeito delas e se preparar melhor, continue a leitura deste artigo!

Como identificar o momento ideal para fazer um intercâmbio?

Bem, não há fórmula mágica para esta pergunta. Contudo, é interessante ressaltar que fazer um intercâmbio tem um peso grande especialmente no histórico profissional de um estudante. Ou seja, ele pode ser melhor aproveitado por quem deseja construir ou incrementar a carreira com um grande diferencial no currículo, logo após finalizar a faculdade ou mesmo durante o curso.

Desde o processo seletivo para vagas em empresas, quem possui uma universidade estrangeira em pauta com certeza se destaca dos concorrentes. Além disso, o mercado está cada vez mais exigente em relação a cargos gerenciais e de liderança, funções que possuem uma variedade imensa de oportunidades de estudos no exterior. Pós graduação e MBA, por exemplo, são dois dos cursos mais procurados atualmente.

É importante, porém, avaliar em que momento da vida você se encontra. Afinal, cada contexto é determinante para realizações diferentes. Assim como tem gente que prefere viajar após os 40 para entender e absorver as mudanças de mercado, também existem pessoas com oportunidade de ir durante o ensino médio ou colegial. O importante, no fim das contas, é desenvolver habilidades e conhecimentos que serão utilizados para o resto da vida.

Quais são as melhores opções de intercâmbio para cada idade?

Cada idade vem com uma necessidade diferente de fazer um intercâmbio. Os programas para cursos de idiomas são os mais genéricos: atraem adolescentes e pessoas mais velhas igualmente. Enquanto alguns querem aperfeiçoar a língua para uma experiência posterior, outros precisam desse conhecimento para assistir aulas e realizar testes para ingressar em universidades.

Esses cursos geralmente são feitos para quem tem pouco tempo disponível para ficar fora do Brasil. Existem também outros cursos de curta duração com foco profissional, direcionados especialmente para quem não pode se afastar por muito tempo da empresa, mas precisa se atualizar com mais profundidade em seu setor de atuação.

MBAs, mestrados e especializações, por sua vez, são cursos que atingem uma faixa etária muito maior, que nem mesmo possui limite máximo. Também existem imersões, programas executivos e cursos semi-intensivos que abordam os mais diferentes tipos de assunto. Portanto, para definir a melhor opção para seu momento, basta avaliar suas metas e objetivos e sua disponibilidade de viagem.

Que providências é preciso tomar para a viagem?

Se você ainda não completou 18 anos de idade, o processo para fazer um intercâmbioé mais burocrático. É preciso ir atrás de uma série de autorizações de responsáveis e comprovações financeiras para realizar o processo de forma legal. Do contrário, a inscrição em um curso tende a ser mais rápida. Caso você se proponha a disputar vagas, porém, é fundamental estar de olho em prazos para envio de documentos e formulários.

É recomendado também procurar ajuda junto a uma agência de viagens ou uma instituição brasileira que tenha parceria com escolhas e universidades no exterior. Assim, fica mais fácil encontrar um curso que se encaixe melhor em seu perfil ou uma turma com colegas de idade aproximada à sua. Nem sempre alguém com 40 anos deseja cursar inglês com alunos de 17, então é sempre bom assegurar a matrícula na turma certa para evitar transtornos.

Seja qual for a idade, é importante deixar todos os compromissos e responsabilidades no Brasil muito bem organizados. Converse na empresa a respeito de uma licença, verifique se é mesmo viável passar todo esse tempo fora e deixe tudo em dia com a família e os amigos. Nunca se sabe quando uma nova porta se abrirá para uma nova oportunidade para aumentar sua estadia, certo?

E qual é a melhor época para viajar?

Para responder essa questão, tudo depende do destino e do curso escolhidos para fazer um intercâmbio. Há quem tenha disponibilidade para passar todo um ano, ou mais, fora e também quem prefira aproveitar a época de férias para não se afastar do trabalho e permanecer durante um tempo menor. Em geral, programas de idiomas são mais flexíveis do que cursos acadêmicos, pois esses precisam respeitar um calendário letivo.

Caso você tenha maleabilidade para escolher a época, avalie se existe algo que você deseja fazer antes de começar os estudos no país, como conhecer pontos turísticos ou saber como é a neve. Se houver possibilidade, é interessante ir até mesmo algumas semanas antes para conhecer melhor as redondezas da universidade ou escolha e começar a se adaptar aos novos hábitos do local.

E não se esqueça: escolha um local que tenha um custo de vida acessível, mas que também corresponda ao que você procura em sua idade. Pode ser um lugar mais tranquilo, uma cidade badalada ou um estado predominantemente universitário, apenas verifique antes se ele oferece programas de seu interesse e a rotina que você gostaria de levar.

Viu só como nunca é tarde demais para obter um novo diploma? Comece a se planejar, conte com auxílio profissional e prepare-se para ingressar em uma nova experiência que proporcionará benefícios durante um bom tempo de sua jornada. Não se esqueça de que conhecimento nunca é demais, especialmente para quem deseja estabilidade e prosperidade ao longo da vida.

E você, pretende fazer um intercâmbioneste momento de sua vida? Qual é o seu principal objetivo com este investimento? Deixe