A última semana foi muito especial para o LAIOB e seus alunos – aqueles que já tiveram a oportunidade de realizar algum dos cursos da escola e os que estão com a data de embarque marcada. É que na terça-feira, dia 28 de março, aconteceu a primeira edição da Happy Hour LAIOB, que levou como tema “Os desafios de intraempreender”. O evento teve a participação de Rafael Vasconcelos, ex-CEO Grupo Castor, e Thais Medina, alumni do LAIOB e Gerente Geral de Marketing do Grupo Trend.

Em um clima descontraído e com a presença de mais de 30 pessoas, os convidados contaram sobre suas experiências de empreendedorismo e também dos desafios de ocupar cargos de grande visibilidade em empresas de renome. Thais aproveitou, ainda, para falar um pouquinho, ilustrando com muitas fotos, do seu curso de Management na Ohio University. As apresentações também deram espaço para um bate-papo no estilo perguntas e respostas, intermediado por Luciano Bueno, gerente de expansão LAIOB.

 

Mas afinal, o que é empreendedorismo e intraempreendedorismo?

 

“Todos os seres humanos são empreendedores. Não porque deveriam abrir uma empresa, mas porque a vontade de criar está codificada no DNA humano.” A partir desta citação de Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn, podemos começar a definir que é empreendedorismo. Em poucas palavras, é aquela vontade de crescer, aliando sucesso a uma atividade prazerosa que esteja em sintonia com os desejos profissionais. É dai que nasce o empreendedor. Aquele profissional que decide tomar para si o controle da sua carreira e investir em um negócio que seja criado e gerenciado por ele e que, acima de tudo, leve o jeito dele.

Nelson Meredith define o perfil do empreendedor como: “pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.

 

Não seria novidade a gente dizer aqui que as grandes empresas, principalmente aquelas com foco em inovação, ficaram de olho neste perfil profissional, e é dai que nasceu o intraempreendedor. A diferença entre um e outro é pequena: enquanto o empreendedor sai das empresas em busca das suas próprias escolhas, o intraempreendedor carrega os mesmos objetivos de inovação e avanço de mercado, mas dentro de uma companhia.

 

Como saber se sou empreendedor ou intraempreendedor?

 

É bastante simples: se seu foco está em fazer parte de uma empresa que já existe, você é um intraempreendedor. Se o seu foco está em criar um negócio seu, você é um empreendedor.

 

Independente da sua escolha, o caminho, que exige muito estudo e esforço, levará a um destino de sucesso garantido.

 

O que posso fazer para empreender e intraempreender melhor?

 

O LAIOB tem um curso exclusivo para profissionais com espírito empreendedor, aquelas pessoas ambiciosas e que possuem grandes objetivos em suas carreiras. É o Silicon Valley Intensive, realizado na Draper University. Com duração de 11 dias e dividido em cinco módulos (visão e futuro, desenvolvimento pessoal e liderança, “evangelização” de mercado, imersão empreendedora e sobrevivência), o programa oferece atividades de empreendedorismo, marketing digital e vendas, pretotyping, programação neurolinguística e liderança, metodologia Lean e muito mais. Tudo isso em um ambiente inovador e com a oportunidade de aprofundar ainda mais os conhecimentos na língua inglesa, levando em consideração que o curso é ministrado 100% em inglês, com direito a palestras e interações com alguns dos principais nomes do Vale do Silício. Além disso, os alunos também têm a oportunidade de visitar grandes empresas e instituições de ensino. Nossas últimas turmas visitaram empresas como Google, Facebook, Tesla, SolarCity e GoPro.

Animou? Então não perca tempo! A próxima turma está com embarque marcado para o dia 1 de agosto.

 

Para mais informações, clique aqui, e participe da próxima happy hour LAIOB, que será no dia 25 de abril, com o tema Empreendedorismo: desafios, falhas e sucessos