Há muito tempo, estudar fora deixou de ser um desejo apenas de adolescentes. Agora, pessoas de todas as idades buscam por esta oportunidade, especialmente com o desejo de aprender uma nova língua ou de tornar o currículo profissional mais atrativo. A mudança de vida proporcionada pela ocasião é uma excelente forma de conhecer novas pessoas, aprender a viver sozinho e absorver uma nova cultura.

Diante disso, surgem também alguns impasses. Algumas pessoas possuem empregos, outras não querem ficar distantes da família e outras ainda têm um período curto de férias, que consideram não ser suficientes para o investimento. Contudo, basta um pouco de planejamento, incluindo o financeiro, para conseguir conciliar tudo isso e conseguir ter uma vivência inesquecível no exterior.

Mas se você ainda se pergunta se vale mesmo a pena realizar um intercâmbio, este artigo é para você. A resposta é sim, mas para entender melhor os motivos que dão o sinal verde para essa experiência, continue a leitura!

Qual o melhor momento para fazer intercâmbio?

A grande vantagem de se preparar para mudar de país e estudar no exterior é que não existe uma hora certa para fazer isso. Você pode decidir qual é o melhor momento de acordo com sua disponibilidade, sua condição financeira ou situação profissional. E é por isso que a experiência é tão válida: você faz o intercâmbio quando está preparado para isso, e nunca é tarde demais.

Por seis meses ou um ano, é possível fazer um curso profissional ou técnico, se aproximar de novos hábitos e viver em um lugar totalmente diferente do que está acostumado. Por menos tempo, cerca de 2 ou 4 semanas, por exemplo, conclui um curso de idiomas para melhorar suas habilidades na língua do país que escolheu conhecer. Se tiver 30 anos ou mais, também há espaço para que você frequente cursos exclusivos com profissionais da mesma faixa etária e torne seu networking maior.

Quem perdeu ou deixou o emprego e tem algumas economias guardadas, também pode fazer excelente proveito do intercâmbio. Investir em si mesmo aumenta a confiança em seus talentos e faz com que você abra novos caminhos para uma recolocação no mercado de trabalho assim que voltar para o Brasil. Então, como você pode ver, ter esta experiência vale a pena em qualquer idade, sem restrições.

Quais são as vantagens desta experiência?

Mesmo que o maior objetivo de um intercâmbio seja os estudos e o crescimento profissional, existem muitas outras vantagens que ele proporciona. Aqui estão as principais!

Desenvolve seu autoconhecimento

Para começar, esta é a oportunidade perfeita para que você explore seu autoconhecimento. Além de ser um contexto bastante reflexivo, você aprenderá a lidar com inúmeras situações e sentimentos, como a saudade de familiares e amigos e a maturidade exigida por alguns imprevistos e acontecimentos.

Testa suas habilidades

Testar suas habilidades é outro grande benefício que você obterá. Em experiências acadêmicas, de estágio ou de trabalho temporário, descobrir pontos de facilidade e de falha é um fator constante. Quem já teve um emprego ou frequentou uma universidade no Brasil perceberá muitas diferenças no cenário e poderá aprender bastante como buscar novas soluções e alternativas ao resolver alguma questão importante.

Fornece uma visão ampla a respeito da ética profissional estrangeira

Em alguns pontos, a ética profissional estrangeira se difere muito da nossa. Ou seja, será possível perceber outras maneiras de valorização de serviços prestados e até mesmo do cumprimento de horários para atividades. Ter este tipo de visão contribuirá diretamente para a sua atuação dentro de uma empresa e se tornará um diferencial e tanto em seu currículo.

Fornece reconhecimento internacional

Em um intercâmbio, buscar programas acadêmicos profissionalizantes, de graduação ou de especialização é um investimento enorme para seu futuro. Seu diploma diferenciado deixará diversos concorrentes para traz em processos seletivos e você poderá até mesmo ir atrás de vagas internacionais, pois além de fluência na língua já conhece a experiência de morar fora e se adaptar a uma nova cultura. E se não quiser voltar para o Brasil, será muito mais fácil tentar trabalhar ou continuar estudando no país que escolher.

Amplia a visão de mundo

As diferenças culturais ajudam a ampliar a visão de mundo e deixar a mente mais aberta. Você aprende a respeitar mais, a ouvir melhor e a valorizar costumes e hábitos locais. O aprendizado cultural em um intercâmbio é indescritível, principalmente quando você consegue também conviver com pessoas de outras nacionalidades que viajaram com o mesmo objetivo de imergir totalmente nessa nova vida.

Como se planejar para realizar um intercâmbio?

Se depois de todas essas vantagens você realmente percebeu que realizar um intercâmbio vale a pena, é hora de iniciar o planejamento para a viagem acontecer. Primeiro, é necessária extrema disciplina para juntar a quantia necessária para pagar passagens, o valor do programa acadêmico, e as demais despesas de alimentação, hospedagem e transporte. Para ter uma ideia real do valor, procure por uma agência de viagens ou por uma instituição de ensino que faça o intermédio com a universidade estrangeira.

Quem tem uma noção mais aprofundada, pode investir o dinheiro que ganhar. Assim, ele não fica parado e continua rendendo. Se você quer estudar fora, mas tem um emprego, converse com seu gestor ou líder antes de tomar qualquer decisão, para negociar corretamente os prazos e ver decidir com ficará a sua situação dentro da empresa após essa profissionalização. Caso o dinheiro esteja curto, você pode pensar em se candidatar para uma bolsa de estudos e ter parte dos custos totalmente pagos.

Mas, principalmente, pesquise bastante! Lembre-se de que você não pode dedicar atenção exclusiva ao curso que decidirá fazer no intercâmbio. É necessário decidir também qual o país de sua escolha, como será sua forma de hospedagem (se na casa de nativos ou no alojamento da universidade, por exemplo), e qual é o custo de vida do local.

Ainda que existam programas de estudo que ofereçam cobertura de vários desses itens, é importante ter em mente que você precisa de economias extras para enfrentar algum transtorno e também para se divertir. Por fim, aproveite! Viva com intensidade essa experiência e absorva ao máximo os conhecimentos que adquirir.

E então, conseguiu perceber com a ajuda do post o quanto vale a pena fazer um intercâmbio? O que você acha de começar a se planejar e ir atrás dessa vivência? Conhece alguém que realizou o investimento e teve um bom retorno? Comente e participe!