Pessoas de uma empresa discutindo as tendencias de mercado

Acompanhar as tendências de mercado é uma iniciativa muito importante para o planejamento profissional. Com uma boa análise do que está em alta, é possível identificar quais são as áreas mais promissoras para investir na carreira.

O processo de planejar a vida profissional envolve diversas etapas, e o estudo de mercado entra na lista. Ao conhecer melhor quais são as habilidades técnicas e socioemocionais esperadas para o futuro da sua área de interesse, é possível ir em busca dos principais requisitos para ter uma carreira de sucesso.

Neste artigo, confira 6 tendências profissionais do mercado para acompanhar no próximo ano!

A importância de acompanhar as tendências profissionais

Algumas pessoas apresentam resistência e receio de acompanhar tendências. No entanto, uma tecnologia, um método, um setor ou uma área do mercado só ficam em alta e têm maior demanda quando contam com vantagens e atrativos que combinam com o contexto.

Por conta disso, ao acompanhar as tendências de mercado, você está contribuindo para se atualizar e se tornar um profissional mais informado. Esse é um passo importante para saber como visualizar a carreira a curto, médio e longo prazo, para, enfim, tomar decisões estratégicas para alcançar os principais objetivos.

Em outras palavras, acompanhar as tendências profissionais do mercado é uma maneira de saber como desenvolver táticas para se destacar na área de seu interesse. Com esse recurso, é muito mais fácil encontrar boas oportunidades de emprego e de crescimento de carreira.

6 tendências profissionais globais que moldarão o mercado em 2024

Mas, afinal, o que é tendência de mercado atualmente? A seguir, confira 6 tópicos em alta para quem deseja ir em busca do desenvolvimento profissional!

1. Crescimento da procura por desenvolvimento profissional global

O foco na carreira global é uma realidade. Isso quer dizer que o desenvolvimento profissional em setores ou empresas restritas ao Brasil não é mais o único interesse do público, uma vez que projetar a carreira para o mercado internacional oferece diversas vantagens.

Investir em multiculturalidade e multidisciplinaridade é uma tendência, pois oferece mais oportunidades de atuar em diferentes países ou com empresas brasileiras que estabelecem relações internacionais. Para ter sucesso nessa investida, é fundamental trabalhar habilidades como:

  • proficiência em idiomas estrangeiros;
  • iniciativa para aprender;
  • resiliência e proatividade para aceitar novos desafios;
  • manter-se por dentro das novidades do mercado.

2. Integração de tecnologias no ambiente profissional

Em época de transformação digital, o uso de tecnologias na rotina organizacional se torna um padrão para a maioria das empresas. Por conta disso, saber como utilizar ou desenvolver essas ferramentas tecnológicas é uma vantagem para os profissionais.

Recursos como Inteligência Artificial (IA), Big Data, Realidade Aumentada, Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning são exemplos de tendências de mercado. Por isso, estudar essas tecnologias emergentes em diferentes aplicações se torna um diferencial competitivo.

3. Sustentabilidade e responsabilidade social nas carreiras profissionais

A carreira sustentável também é uma tendência do momento, principalmente devido às crescentes demandas por hábitos e práticas mais responsáveis do ponto de vista socioambiental. Portanto, priorizar a conscientização sobre essas questões na vida profissional é um processo importante para ter sucesso no mercado atual.

Compreender a importância do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, preservação ambiental e responsabilidade social ajuda na criação de projetos e de ideias mais conscientes. Com isso, é possível contribuir para um ambiente profissional com uma postura fundamental para esse período de mudanças climáticas, alta poluição e escassez de recursos naturais.

4. Colaborações internacionais e redefinição de redes profissionais

O networking é uma palavra-chave para o sucesso profissional. No entanto, para ter mais oportunidades no mercado atual, é interessante expandir essa rede para fora do país. Afinal, colaborações internacionais podem abrir portas para projetos de inovação e melhores opções na carreira.

O uso de redes sociais, como o LinkedIn, é uma vantagem para a redefinição de redes profissionais, com alcance internacional. Isso porque a internet auxilia na redução de barreiras e no contato remoto.

5. Desenvolvimento de competências para a liderança global

Ainda sobre a importância do desenvolvimento de uma carreira com contatos internacionais, investir na liderança global é mais uma tendência. Atualmente, quase 50% dos negócios valorizam o investimento em capacidades globais de seus líderes, conforme a American Management Association.

Com o ampliamento do alcance geográfico das decisões e iniciativas da liderança, é possível construir times e ambientes de trabalho preparados para enfrentar os desafios do futuro. Consequentemente, os líderes globais oferecem mais recursos para que um negócio cresça de maneira sustentável nos próximos anos.

6. Programas executivos internacionais

A participação de programas executivos internacionais é uma das tendências nos ambientes de trabalho, uma vez que oferece um suporte para o desenvolvimento de uma carreira global. Dessa forma, é possível se atualizar e descobrir, de primeira mão, quais são os principais tópicos em alta no exterior, favorecendo o pioneirismo no Brasil.

Desde modelos de negócios em alta no mercado internacional até tecnologias emergentes no exterior podem trazer um grande destaque para uma organização. Por conta disso, o investimento em profissionais com foco em globalização é uma tendência.

Como visto, conhecer as principais demandas da sua área de interesse é uma vantagem para a carreira. Por isso, acompanhar as tendências de mercado ajuda a entender a influência desses tópicos na sua vida profissional e ter ainda mais preparação para se destacar no mercado de trabalho.

Quer saber como se manter por dentro das tendências? Acompanhe o LAIOB no Instagram, LinkedIn, YouTube e Facebook!