menina sentada com laptop estudando e mostrando os benefícios de viver no exterior

A jornada de qualificação profissional é multifacetada e envolve diferentes iniciativas, sendo uma delas a escolha de estudar e viver no exterior.

A decisão atrai muitas pessoas, especialmente pela possibilidade de ampliar horizontes e desenvolver habilidades que possam impulsionar suas carreiras.

Contudo, embarcar nessa trajetória de estudos em um país estrangeiro vai além das aulas e do conteúdo ensinado. É um caminho que também envolve alguns desafios relacionados à adaptação da vida cotidiana em um ambiente totalmente diferente.

No entanto, os ganhos superam os obstáculos e existem muitos benefícios de investir em um intercâmbio profissional. Neste artigo, você conhecerá 8 dicas que ajudarão a superar dificuldades e aproveitar a sua jornada de capacitação ao máximo. Confira!

Os motivos para realizar um intercâmbio profissional

Realizar um intercâmbio profissional é uma oportunidade de desenvolvimento que abre muitas portas para aprendizados e vivências singulares.

Em primeiro lugar, ele permite viver no exterior, o que já aumenta a bagagem profissional com os conhecimentos adquiridos. Outro motivo é a oportunidade para o estudante aprimorar habilidades específicas relacionadas à sua área de atuação.

Por exemplo, muitos intercambistas já trabalham em empresas no seu país e, com isso, estão habituados à cultura corporativa local.

A situação é diferente quando se tem a chance de ter uma experiência internacional prática. Isso pode trazer conhecimentos valiosos sobre processos, novas perspectivas sobre negócios e diferenças culturais que podem impulsionar sua carreira.

Com essa experiência, o crescimento pessoal também é mobilizado. Viver no exterior desafia sua zona de conforto e estimula o despertar de habilidades como autonomia, resiliência, flexibilidade, proatividade e mais.

Como resultado, o profissional tem a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes partes do mundo e, assim, ampliar sua rede de networking. Essas conexões podem abrir portas para futuras vagas de emprego, colaborações ou parcerias.

O intercâmbio profissional pode lhe colocar em uma posição de destaque diante de várias empresas. Ter uma certificação internacional demonstra sua capacidade de adaptação, iniciativa e vontade de se expor a novos desafios, características altamente valorizadas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado.

8 dicas para viver no exterior

Viver no exterior pode ser uma experiência enriquecedora, apesar dos desafios que podem se apresentar no caminho. A seguir, veja 8 dicas para contornar dificuldades e impulsionar seu crescimento pessoal e profissional.

1. Aprenda o idioma local

Dominar o idioma local é fundamental para se comunicar bem com as pessoas ao seu redor. Viver no exterior também dá ao profissional a chance de estudar o idioma e praticá-lo diariamente com falantes nativos.

O estudo ou aperfeiçoamento de conhecimentos do idioma vão ajudar você a se sentir mais confiante ao longo do curso de capacitação e para se relacionar com as pessoas.

2. Procure se relacionar

Fazer networking é um grande benefício de viver no exterior durante um intercâmbio profissional. Nesse contexto, você lidará com profissionais de todo mundo, portanto, vale a pena ampliar sua rede de contatos para trocar ideias e aprender com essas pessoas.

Procure conhecer e interagir com os colegas e outras pessoas do seu entorno, participe de eventos, atividades coletivas e socialize. Formar laços e amizades é de grande ajuda para o processo de adaptação.

3. Fique por dentro da cultura do país

As trocas culturais são enriquecedoras para o crescimento pessoal e profissional. Não perca a chance de aprender mais sobre a cultura local, incluindo tradições, costumes, valores e normas sociais.

Quanto mais você entender e respeitar a cultura do país, mais fácil será para você se adaptar e se integrar.

4. Explore a região

Aproveite ao máximo sua experiência explorando a região onde você está morando. Explore não somente os pontos turísticos, mas desfrute também de passeios em áreas pouco conhecidas e prepare-se para descobertas.

Isso é ótimo para permitir que você relaxe, se divirta e, ao mesmo tempo, se sinta conectado com o lugar onde está no momento.

5. Tenha a mente aberta

Estar aberto a novas experiências, perspectivas e maneiras de pensar é a chave para ter uma experiência positiva e rica ao viver no exterior. Saia da sua zona de conforto, tente coisas novas e absorva as lições que um modo de vida diferente pode lhe proporcionar.

6. Entenda como funciona os serviços da região

Familiarize-se com os serviços locais disponíveis, como transporte público, sistema de saúde, bancos e supermercados. Quanto mais você souber sobre os serviços locais, mais fácil será para você se sentir confortável e independente em seu novo ambiente.

7. Converse com quem já teve essa experiência

Troque ideias com pessoas que já viveram no exterior e peça conselhos e dicas. As pessoas podem oferecer insights e orientações práticas que vão fazer toda a diferença, ajudando você a evitar armadilhas comuns, resolver problemas e tirar um proveito maior de sua estadia.

8. Busque por afinidades

Procure por pessoas ou forme grupos com base em seus interesses e preferências. Uma ideia é escolher atividades para participar, com os clubes de leitura ou visitas guiadas, o que pode lhe ajudar a se conectar com as pessoas certas.

Conhecer pessoas novas que vibram na mesma energia que a sua e fazer amizades pode ajudar você a se sentir mais confortável e acolhido em um ambiente desconhecido.

Viver no exterior enquanto estuda é uma jornada que inclui desafios, mas que não se comparam às oportunidades de crescimento e aprendizado. Por isso, ao investir nessa iniciativa, mantenha-se aberto para aproveitar cada momento e ter uma experiência transformadora que vai impulsionar sua carreira e ampliar sua visão de mundo. Quer dar esse passo e apostar em um intercâmbio profissional para ter uma experiência de capacitação única? Conheça os Programas Executivos do LAIOB em parceria com prestigiadas universidades estrangeiras. Nossos programas oferecem o melhor do conhecimento técnico e da prática, além de serem de curta duração, o que ajuda profissionais no processo de adaptação.