Estudar fora do Brasil e ainda conciliar emprego e família não é tarefa fácil. Porém, para quem não deseja deixar nenhum desses pilares em segundo plano, existem os cursos de curta duração. Com o período de estudos em torno de 1 a 7 semanas, eles possuem um ensino intensivo e que permite total imersão no conteúdo abordado sem que outros compromissos fiquem atrasados.

Estes cursos são ministrados em algumas das melhores instituições do mundo, que colocam o estudante em contato direto com profissionais e professores de renome. Para completar a lista de vantagens, a oportunidade ainda fomenta a convivência com uma nova cultura, a chance de conhecer pessoas de vários outros lugares do mundo e a absorção de costumes e hábitos muito diferentes dos que já temos.

Financeiramente acessíveis, inclusive com bolsas de estudos disponíveis, não faltam opções de escolha para transformar esta vivência em um item muito especial e válido no currículo. Mas, para que seja feita uma escolha assertiva, é preciso conhecer os melhores cursos de curta duração no exterior. Para isso, acompanhe a nossa lista agora mesmo!

Cursos de inglês

Um dos melhores cursos de curta duração no exterior é o de inglês. Esta é, afinal, uma língua usada globalmente para se comunicar. Para completar, é incontável a quantidade de termos técnicos no idioma usados nas mais diversas profissões. A proficiência em inglês também é extremamente necessária para realizar outros cursos fora do país, especialmente os que exigem provas e redações como métodos avaliativos.

Existem dois tipos de cursos de inglês nesta modalidade. O primeiro deles é o ESL, conhecido como “English as a Second Language”. Seu propósito é realmente o ensino comum da língua, com direito a teoria e prática, para que os alunos incrementem seu vocabulário, aprendam expressões importantes e consigam estabelecer uma conversa fluida e dinâmica.

O segundo é o ESP, também chamado de “English for Specific Purpose”. Eles são direcionados para profissionais que já possuem um conhecimento bom da língua, mas desejam se aprofundar em termos de uma área específica. Neste caso, os interessados têm normalmente um objetivo profissional ou acadêmico bem definido: se o desejo for um MBA ou um novo emprego, existem preparatórios com este único foco, para que o estudo seja bem afunilado.

Cursos na área de Negócios

A área de Negócios é extremamente ampla. Por este motivo, oferece muitos dos melhores cursos de curta duração no exterior. Se você tem afinidade com esta parte do mundo corporativo, analise bem em que setor gostaria de se especializar e descubra qual dessas opções se encaixa melhor em seus planos profissionais.

Cursos de Liderança

Estudar fora Liderança é ideal para quem ocupa cargos importantes de gerência e coordenação de equipes. Além de proporcionar uma visão mais estratégica a respeito da estrutura empresarial, também estimula a criatividade e repassa um quesito muito importante: os principais modelos de gestão exercidos em países de primeiro mundo.

Cursos de Marketing

Sem dúvida alguma, o setor de Marketing se destaca em crescimento constante. O mercado mundial está a todo vapor, já que novas tecnologias estão sendo desenvolvidas para atender à exigente demanda dos consumidores atuais. Nesta experiência, são abordadas metodologias de análise do mercado e do consumidor, técnicas globais para criar ações eficazes e práticas baseadas em desafios que fazem parte da profissão.

Cursos de Gestão de Projetos

Recursos humanos, gerenciamento de custos e administração de processos são apenas alguns dos temas abordados em cursos de Gestão de Projetos. Aqui é possível aprender mais sobre a relação entre empreendedorismo e inovação, além de conhecer as principais tendências de mercado com visitas à grandes empresas de renome mundial.

Imersões em Israel ou no Vale do Silício

Israel e o Vale do Silício são considerados como berços das startups e são reconhecidos hoje como potências mundiais quando o assunto é tecnologia e inovação. Fazer uma imersão em qualquer um desses locais é uma fonte rica de conteúdo, já que o programa envolve visitas guiadas a empresas, palestras com nomes importantes do ramo e noções precisas a respeito deste modelo de negócio.

Summer Programs

Universidades como Harvard e Stanford (EUA) disponibilizam também alguns dos melhores cursos de curta duração no exterior. Eles possuem formatos diferenciados e opções muito variadas: em Harvard, por exemplo, existem cerca de 40 cursos somente na área de administração. Os Summer Programs levam este nome porque acontecem durante o verão americano. Aqui no Brasil, a época costuma ser de férias, o que facilita a negociação com a empresa para que um profissional se ausente do trabalho.

Muito além da teoria, estes cursos contam com workshops e seminários para que os alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido. Para o processo seletivo, é fundamental ter certificado de proficiência na língua e, na maioria dos casos, enviar cartas de recomendação e histórico escolar. Somente após a análise destes quesitos é que o futuro estudante é autorizado a prestar uma prova dissertativa para confirmar seu ingresso na instituição.

MBA

Fazer MBA fora do Brasil também é outra opção entre os melhores cursos de curta duração no exterior. Por vezes, como no Miami Executive MBA for the Americas, as aulas presenciais são complementadas com alguns módulos à distância. O método ajuda a otimizar o processo de aprendizado e o tempo, que é curto e precisa dar conta de uma boa quantidade de assuntos e conteúdos.

Somadas às aulas normais, os alunos participam de rodas de discussão, estudos de caso e criam simulações de situações profissionais reais. Os projetos em grupo também são estimulados para uma convivência mais aprofundada com os colegas e os exercícios para comprovar o entendimento das disciplinas são constantes.

Estes são apenas algumas das centenas de opções que vale bastante o seu investimento. O retorno não vem apenas em forma de sucesso profissional, pois a experiência pessoal também é rica e ensina que conquistar objetivos requer muita disciplina e concentração.

Você se interessa por alguns dos melhores cursos de curta duração no exterior? Qual deles está em seus planos para ser realizado muito em breve? Conhece outro curso interessante que ficou fora desta lista? Deixe seu comentário e participe!