Gerenciar projetos é uma tarefa de peso dentro de uma empresa. Não é à toa que este é um setor em constante crescimento: hoje, o número de cursos, especializações e certificações na área aumenta a cada dia, inclusive com direcionamento específico para seus interesses profissionais. Portanto, se você busca aprimorar os conhecimentos sobre o assunto, terá um leque extenso de opções ao seu alcance.

Contudo, agregar verdadeiro diferencial ao seu currículo ganha ainda mais valor se seus estudos forem realizados no exterior. Estudantes graduados em qualquer formação superior e com pelo menos dois anos de atuação no mercado podem investir em oportunidades incríveis, que não só fornecem uma visão mais ampla como também desvendam as complexidades da função.

Ficou interessado? Você pode tirar esse planejamento do papel e fazer com que ele aconteça. Descubra, com a ajuda deste artigo, como estudar fora Projetos. Não há dúvidas de que a experiência será riquíssima e inesquecível. Confira!

Quais são as disciplinas estudadas?

Para estudar fora Projetos, é preciso escolher a instituição de ensino que oferece o curso com a abordagem mais próxima de sua experiência profissional e interesses. Porém, na maioria deles, são abordados os elementos essenciais necessários para iniciar, executar e concluir um projeto de sucessos. Sendo assim, ele tem acesso à algumas disciplinas que detalham cada uma dessas etapas.

Gestão de projetos, controle da equipe de trabalho, negociações com base em interesses, comunicação empresarial, planejamento e programação do projeto e previsão de riscos são algumas delas. Além disso, em alguns casos o aluno pode escolher também uma matéria a mais voltada exclusivamente para a sua área de atuação.

Quem preferir uma abordagem mais prática e técnica, não precisa se preocupar. Também existem cursos com essas características, que são ideias para os campos de marketing, construção civil e comércio exterior, por exemplo. Nesses casos, as disciplinas são voltadas para análise econômica de projetos, gestão e aquisição de materiais, monitoramento de projetos e elaboração de cronogramas.

Ou seja, assim com a atuação de um profissional de Projetos, as opções de estudos são variadas. Portanto, avalie bem em que você gostaria de se especializar e invista com muita dedicação e esforço.

Com tantas opções de cursos, qual é a melhor escolha?

Diversos cursos de Projetos exigem uma pequena experiência profissional prévia para que o aluno seja aceito. Isso acontece porque é uma forma de atestar que o estudante está apto a assumir a função e que tem um conhecimento prévio sobre a área.

Se você já é um gerente de projetos experiente, pode investir em MBA, especialização ou mestrado, por exemplo. Caso tenha tempo curto para se dedicar ao objetivo e não possa ficar tanto tempo no exterior, há opções de cursos de especialização de menor duração ou que acontecem apenas no período de férias.

Com uma experiência mais moderada, mas com graduação na área e uma boa base de conhecimentos, você pode experimentar uma pós-graduação ou um curso rápido de formação. Não se esqueça de que, seja qual for sua escolha, você deve ter domínio da língua inglesa. Do contrário, avalie a possibilidade de fazer um curso de inglês quando sair para estudar fora Projetos.

Assim, você terá muito mais facilidade de compreensão nas aulas e poderá aproveitar melhor a cultura e os costumes do país para onde decidir ir. E, é claro, será muito mais fácil se comunicar com outros profissionais e ter conversas mais específicas sobre a área.

É válido estudar fora Projetos?

Muitas pessoas ficam na dúvida se estudar fora Projetos vale mesmo a pena. Afinal, existem bons cursos disponíveis no Brasil também. Mas ir para o exterior traz mesmo um brilho diferenciado a qualquer currículo, e os motivos não são poucos.

Para começar, você terá a oportunidade de estudar em uma instituição respeitada mundialmente. Os professores responsáveis pelas aulas são altamente qualificados e possuem uma visão de mercado ainda mais detalhada, devido à sua experiência em grandes e reconhecidas empresas. E por último, mas não menos importante, você poderá fazer networking com outros profissionais da área, de diversas nacionalidades. Quem sabe uma oportunidade interessante de trabalho não surja através deste contato?

Se você ainda precisa de um incentivo a mais para fazer o investimento, basta tirar um minuto de seu dia para pesquisar a opinião de alguns profissionais conhecidos no setor de Projetos. Grande parte deles reitera que um dos principais pilares para quem quer construir carreira é mesmo a experiência internacional. E a pontuação não é válida somente para os estudos.

É interessante aproveitar a vivência em outro país e se candidatar como voluntário em organizações voltadas para gerenciamento de projetos. Como muitas vezes não é permitido que o estudante trabalhe e receba por isso, exercer uma atividade voluntária ajuda a agregar prática em situações reais e de maior significado.

Quais são os benefícios agregados à carreira do profissional?

O profissional que decide estudar fora Projetos conseguirá utilizar uma metodologia de gestão muito valorizada pelas empresas. Ele garantirá a padronização de projetos, fará sempre um acompanhamento detalhado de cada um deles, guiará a equipe envolvida com sucesso em suas atividades para que não corram riscos e conseguirá apresentar à liderança um relatório completo de monitoramento.

A experiência no exterior é fundamental para garantir mais assertividade em cada um desses itens. Com ela, o profissional terá mais facilidade para identificar pontos de falha e encontrar soluções inovadoras e surpreendentes diante de algum impasse. E é de colaboradores com essa visão de futuro que as organizações atuais esperam contar.

Como você pode ver, o caminho é longo e repleto de desafios. Porém, estudar fora Projetos pode ser o ponto de partida para alavancar o seu reconhecimento no mercado e transformar a sua atuação em uma referência dentro de um negócio. Se esses são alguns de seus objetivos, não perca tempo e comece agora mesmo a pesquisar valores, cursos e agências ou instituições de ensino no Brasil que tenham parceria com universidades no exterior.

E agora, depois de todas essas informações do post, você considera investir em uma vivência internacional na área de Projetos? Quais são seus planos a respeito desta jornada profissional? Comente e participe!