Morar por algum tempo em outro país é um desejo muito comum entre os estudantes. A experiência, além de enriquecedora para o currículo profissional, também agrega diversas experiências de vida e é uma incrível oportunidade para aprender a viver sozinho e respeitar costumes diferentes. Contudo, se preparar para viver no exterior depende de vários fatores importantes.

Um deles é o tipo de intercâmbio que você deseja fazer. Hoje, com a grande procura pela oportunidade, o mercado está cada vez mais recheado de opções que atendem às mais diversas necessidades. Portanto, é preciso uma boa pesquisa para encontrar aquela que mais combina com seus objetivos, expectativas e condições financeiras.

Para ajudar na escolha, preparamos uma lista com os tipos de intercâmbio mais importantes, para que você possa se informar e começar a fazer um planejamento. Confira!

Intercâmbio de idiomas

Os cursos de idioma são um dos tipos de intercâmbio mais procurados por estudantes de todo o mundo. Eles atendem bem a pessoas de qualquer faixa etária e podem ter durações curtas, de até quatro semanas, ou mais longas, de cerca de um ano. Para quem tem pouco tempo disponível, como um período de férias ou recesso do trabalho, esta é uma das melhores opções para ganhar experiência ao estudar fora.

Investir deste tipo de programa de estudos é ainda um ponto forte para aperfeiçoar o currículo. Ainda que muitos profissionais aleguem conhecimento em alguma língua estrangeira, o verdadeiro domínio de conversação, escrita e reconhecimento oral do idioma faz toda a diferença na hora de concorrer a uma vaga de emprego. Você pode até mesmo buscar por um trabalho no país em que foi estudar ou em uma empresa multinacional.

Além disso, o contato com estudantes de outras partes do mundo é bastante intenso. Portanto, você conhece não só a cultura do país onde foi estudar, como também tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre outros lugares do mundo e ter contato com pessoas de hábitos e conhecimentos bastante diversificados.

Intercâmbio com foco profissional

Um dos tipos de intercâmbio mais requisitados por adultos a partir dos 30 anos de idade, este modelo visa principalmente o crescimento profissional. É interessante investir nele se você já tiver domínio da língua, pois assistirá a aulas com idioma fluente e repletas de termos técnicos e específicos de sua área de atuação. Normalmente, o programa tem a duração a partir de duas semanas quando são profissionalizantes, e de até dois anos para pós-graduação, mestrado e outras especializações.

Esta opção de intercâmbio oferece alguns diferenciais, como imersões, visitações a empresas e eventos acadêmicos como palestras e debates. Ao buscar pelo programa junto a agências de viagens ou instituições de ensino, é importante verificar detalhes a respeito da hospedagem. Assim como nos cursos de idioma, o estudante pode passar a viver no alojamento da universidade ou na casa de famílias nativas do país, o que garante um envolvimento ainda maior na cultura local.

Os custos para estudar fora desta maneira são um pouco mais altos e, na maioria das vezes, vale a pena buscar por uma bolsa de estudos. Se você tem interesse em fazer estágio ou trabalhar simultaneamente às atividades acadêmicas, verifique as permissões e autorizações necessárias para não correr o risco de cometer ações ilegais e passar por algum transtorno longe de casa.

Intercâmbio de idiomas com atividades extras

Se você deseja se dedicar aos estudos de língua estrangeira, mas também pretende ter experiências de lazer e cursos mais leves, pode incluir atividades extras em seu intercâmbio de idiomas. As mais procuradas são aulas de artes, fotografia, empreendedorismo, gastronomia e esportes, e podem ser realizadas mesmo se o seu curso de idiomas for de curta duração.

Você também pode optar por programas que incluam passeios turísticos e visitações a locais históricos, para misturar aprendizado e diversão. Sendo assim, se você tem o sonho de conhecer algum local ou outra paixão, é hora de tirá-los do papel e aproveitar o intercâmbio para começar a colocá-los em prática. Quem sabe eles não se tornam também uma fonte de renda para você?

Neste programa, também é possível escolher a opção de se hospedar com uma host family (ou seja, na casa de uma família anfitriã). Assim, você será capaz de passar mais tempo falando outra língua e construindo vivências. Avalie, porém, o investimento que você está disposto a fazer, pois o valor da experiência inclui todas as atividades extras que você decidir fazer.

Intercâmbio Au Pair

Para quem não quer descartar a oportunidade de estudar fora, mas precisa de auxílio financeiro, um dos tipos de intercâmbio mais aconselhados é o au pair. O termo em francês significa “babá”, e neste programa será possível conciliar estudos à atividade empregatícia.

A função é regulamentada pelo governo de alguns países da Europa e dos Estados Unidos. Normalmente, a opção era disponível apenas para mulheres, no entanto a visão das agências tem mudado e elas estão aceitando a candidatura de homens hoje em dia.

A rotina máxima de trabalho do estudante é de 45 horas, e além de supervisionar crianças, é preciso levá-las e buscá-las na escola, cuidar da alimentação e da higiene e acompanhá-las em passeios e brincadeiras. A hospedagem geralmente é na casa da família e durante o tempo livro você pode se dedicar a estudos, cursos ou turismo.

O período de duração neste modelo de intercâmbio é de até um ano, e pode ser prorrogado por mais um ano. Refeições, plano de saúde internacional e férias remuneradas estão inclusas nos valores e, além de ser essencial gostar de crianças, o estudante deve ter carteira de motorista, ser solteiro e não ter filhos.

Outros tipos de intercâmbio

Além dos tipos de intercâmbio de mais sucesso, existem alguns outros que talvez possam se encaixar na experiência que você busca. Algumas pessoas realizam intercâmbios voltados para o trabalho voluntário, por exemplo. Em parceria com organizações não governamentais ou com certos institutos de voluntariado, é possível passar de duas semanas até três meses em países carentes e auxiliar em atividades como preleções e aulas de inglês, esportes, artesanato e programas de conscientização.

Se a intenção ainda for entrar em uma universidade, você precisa fazer um curso preparatório para obter certificação internacional. Para isso, é necessária fluência intermediária no idioma, e geralmente é preciso ver sobre acomodações e alimentação a parte.

E então, você conhecia todos estes tipos de intercâmbio? Acha que faltou algum importante em nossa lista? Já trava experiência com algum deles? Deixe seu comentário e contribua para enriquecer nosso conteúdo ainda mais!