Realizar um curso no exterior é um sonho para a maioria dos estudantes! Quem nunca pensou em juntar os amigos e mudar para outro país por um tempo, estudar e se divertir? Claro que essa é uma boa ideia, mas temos vários motivos para te convencer a ir viver essa experiência sozinho. Claro que não estamos falando de ficar isolado num intercâmbio, mas sim de iniciar essa jornada de maneira independente. Pode ter certeza que será ainda melhor para o seu crescimento.

Quer saber por que? Vamos lá:

Hora de ser independente

Sabe quando você viaja com aquele amigo organizado e deixa tudo por conta dele? Aqui não vai rolar! Quando você decide sair sozinho em uma jornada acaba passando por situações que terá que lidar por conta própria. E pode ter certeza que se sairá muito bem delas.

Além disso, em uma viagem sozinho você terá autonomia para fazer suas escolhas sem precisar daquele grande debate para convencer todo mundo. Aqui, sua opinião é a que mais importa. É usar com sabedoria que você vai conseguir ao máximo o intercâmbio que sempre sonhou!

Já pensou em quantas pessoas novas vai conhecer?

Quando a gente sai com um grupo já formado de amigos é difícil olhar para o lado né? Isso é normal! Mas partir para um intercâmbio sozinho te deixa aberto a novas amizades e isso é maravilhoso. Conhecer gente de todo o Brasil e também do mundo vai te dar um olhar diferente das coisas. Acredite, é possível que em menos de uma semana você já tenha feito amigos de infância!

Praticar um novo idioma fica mais fácil

Nos primeiros momentos você já sentirá isso. Quando estiver no aeroporto internacional e precisar tirar uma dúvida ou até comprar um lanche, você vai precisar falar o idioma local ou pelo menos o inglês. Então você já começa seu intercâmbio treinando. Isso sem falar dos amigos de outros países e da vivência diária no seu novo bairro. Para se comunicar, você obrigatoriamente vai ter que praticar um novo idioma. E acredite, será muito divertido!

Até você vai se conhecer melhor

Muitas vezes tomamos decisões pensando no que outros vão preferir, seus gostos e vontades. Quando você está sozinho começa a pensar mais no que você quer e acaba percebendo melhor como você realmente é. Pequenas escolhas do dia-a-dia em um intercâmbio como o que comer no café-da-manhã ou o que vai fazer no final de semana acabam sendo um bom processo de autoconhecimento.

Ganhe uma boa dose de confiança

Quando começar a perceber que está se virando sozinho, vai ficar ainda mais confiante. Cada decisão acertada ou perrengue que conseguir sair só vai mostrar o quando você é capaz! Isso não significa que você não precisa mais de ninguém, mas apenas se valorizar mais e entender que você consegue ir muito mais longe do que pensava!

Está convencido agora? Então pode começar a organizar o seu intercâmbio e se prepare para grandes experiências! Você vai voltar diferente depois de tudo isso, e pode ter certeza que para melhor. Vá fundo! E no que precisar, conte com o LAIOB!