Você sabe o que são soft skills? Elas são consideradas habilidades essenciais a qualquer profissional que queira ter uma boa colocação no mercado de trabalho.
Além disso, são importantes para o desenvolvimento contínuo e a evolução dentro de qualquer área de atuação. Esse é um conceito que veio para ficar e que você precisa aprimorar inclusive para atingir seus objetivos de carreira.
Aspectos de Liderança e soft skills, técnicas de pensamento crítico, inteligência emocional e storytelling, hoje, podem ser estudados mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos de aprimoramento profissional. Um ótimo exemplo disso é o programa executivo internacional do LAIOB Experience, em Portugal, no ISCTE Executive Education. Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira:
O que são soft skills?
Primeiro, o que são soft skills? Nada mais do que a competências relacionadas ao comportamento humano. Ou seja, as características necessárias para que você construa uma carreira sólida.
Por exemplo, a empatia, storytelling, a liderança e a inteligência emocional são soft skills atualmente muito valorizadas no mercado de trabalho. Afinal, são aplicadas em várias situações rotineiras em um ambiente corporativo.
E beneficiam não somente o profissional que as tem, mas todos os outros que estão ao seu redor. Mesmo se você não tem uma soft skill, você pode desenvolvê-la, porque o comportamento do ser humano é mutável.
Qual é a importância de desenvolver soft skills?
Mas afinal, porque as soft skills são tão importantes para as empresas? Aqui estão alguns motivos para que você entenda essa questão e veja como elas podem beneficiar o próprio colaborador ao mesmo tempo.
Agiliza a tomada de decisões
Não é incomum ter que trabalhar sob pressão no mundo corporativo. Quando você tem habilidades que permitam avaliar com calma e ponderação cada situação, a tendência é que tome decisões mais rápidas e assertivas.
Permite maior controle do tempo
Saber administrar o comportamento permite que você faça escolhas mais inteligentes sobre como controlar seu tempo e incentivar a produtividade. Você passa a ter um olhar mais direcionado para o que realmente importa e é uma prioridade para seu dia a dia.
Ajuda a contornar problemas
Se você tem paciência e sabe ouvir, dois outros exemplos de soft skills, consegue contornar problemas com sucesso. Isso não significa ignorá-los, mas administrá-los de maneira justa, garantindo a união de toda a equipe.
Como desenvolver soft skills?
Se você quer desenvolver soft skills, ou mesmo aprimorar as que já demonstra ter, é muito importante refletir sobre seu comportamento. Pense em como você se posiciona em sua rotina, o que faz bem e o que pode melhorar.
Esse aprimoramento depende primeiramente de seu autoconhecimento e uma avaliação criteriosa a respeito de suas atitudes. Além disso, cursos executivos e de especialização podem acrescentar com técnicas de pensamento crítico, tomadas de decisão, liderança, comunicação assertiva, gestão de equipe e solução ágil de problemas.
E, por fim, investir em algumas atividades que ampliem sua experiência de mundo e habilidades profissionais. Como, por exemplo, o LAIOB Experience, um programa executivo para estudar no exterior que é totalmente voltado para a evolução profissional e pessoal.
Deu para perceber a importância de se ter soft skills no mercado de trabalho? Elas permitem que você impulsione sua carreira, conquiste objetivos profissionais e ainda tenha mais competitividade em um cenário tão concorrido com o atual.
Criado em 2014, o Grupo LAIOB – Latin America Institute of Business oferece programas customizados em universidades americanas e promove imersão de executivos latino-americanos nos ambientes mais inovadores do mundo. Tudo isso graças a um processo facilitado e desburocratizado onde cada cliente é atendido em suas expectativas e necessidades particulares.