Em sites e blogs, existem diferentes tipos de audiência que são atraídas por diferentes espaços destinados a publicidade. Em princípio, isso parece algo positivo. Mas acredite: a quantidade desses espaços também criou alguns empecilhos para quem quer divulgar bem seus produtos e serviços. Por isso, quem pensa em iniciar um novo negócio e anunciá-lo na internet precisa encontrar meios de inovar e investir em alternativas diferenciadas.

Neste caso, enquanto os anúncios não chegavam até as pessoas certas, os anunciantes não sabiam qual era o melhor local postá-los. E, para resolver essa questão, a mídia programática entrou em ação e trouxe consigo inúmeras vantagens, tanto para o negócio divulgado, quanto o trabalho minucioso das agências de publicidade, que se tornou muito mais aprimorado e objetivo, com excelentes resultados.

Já ouviu falar sobre isso? O que ela realmente faz e por que é uma ferramenta tão interessante neste momento? É o que você descobre nesse artigo. Continue a leitura!

O que é mídia programática?

A mídia programática é uma alternativa automatizada para que a empresa encontre o melhor espaço para anunciar e faça sua aquisição. Ou seja, não há qualquer interação entre o anunciante e o vendedor. Tudo acontece exclusivamente através de uma plataforma online, com um sistema bastante seguro.

Embora o conceito soe um pouco estranho de imediato, não há motivo para reunir grandes preocupações. Assim como você compra um livro pela internet e utiliza ferramentas de busca para encontrar melhores ofertas e condições de frete, sem interagir com um atendente, você também compra seu espaço de publicidade. A logística é a mesma: você consegue encontrar a melhor solução de mídia para sua necessidade com a ajuda simples de um software.

Como a ferramenta funciona?

Em compras de espaços tradicionais de mídia, o preço é geralmente definido de acordo com o canal de circulação. Para a televisão, há um valor diferente de uma página de revista, por exemplo. Tudo dependia apenas da segmentação de seu público. No caso da mídia programática, essa lógica é invertida. Você já compra diretamente o perfil que deseja abordar, e não um público que espera atingir por hipótese.

Essa é considerada uma verdadeira revolução no mercado, uma vez que só foi criada porque foi possível, através da internet, coletar um número maior e mais preciso de dados, algo inviável por meios mais simplificados. O inventário de audiência da ferramenta é muito mais direcionado, pois apresenta com precisão quanto tempo um indivíduo permanece em um site, que tipo de pesquisas ele geralmente faz em um site de busca e o que geralmente costuma comprar. Assim, o anunciante tem a certeza de que está fazendo um investimento que com certeza dará retorno.

Quais são suas principais vantagens?

A mídia programática tem uma série de vantagens para anunciante e empreendedor. E elas se aplicam tanto para negócios que acabam de começar quanto naqueles que já apresentam certa solidez no mercado. Aqui estão as principais:

Mais assertividade

Como os anúncios aparecem para as pessoas certas, na hora certa, você atinge com taxa mínima de erros seu público em potencial. Isso porque a plataforma analisa dados como idade, sexo e preferências de compra para afunilar o perfil do consumidor.

Menor preço e mais velocidade

A negociação de uma mídia tradicional é demorada. Além de exigir contato com um vendedor, é preciso que ambas as partes cheguem a um acordo. Sem contar que o valor é muito mais alto do que aquele aplicado na mídia programática. Você também não se preocupa em pesquisar a reputação do veículo para verificar se o anúncio pode gerar resultados efetivos, pois isso já é apresentado de forma automática.

Monitoramento aprimorado

A plataforma da mídia programática também permite que você acompanhe de perto os resultados de seu investimento. É possível verificar seu alcance, número de visualizações, números de cliques que levam ao site do negócio e outros detalhes como esse.

Melhoria na gestão de recursos

Como a mídia programática é adquirida em um processo em estilo leilão, você só aplica investimento que realmente condiz com a realidade do seu negócio. Nada de gastos excessivos ou desperdícios, pois o empreendedor consegue manter o foco naquilo que tem para gastar.

Quando investir nesse tipo de mídia?

O conceito de mídia programática é atual, portanto vale a pena aproveitar e investir nele agora mesmo. Embora sua abordagem seja estudada desde 2014, apenas agora tem se consolidado verdadeiramente com resultados expressivos. Na América Latina, demonstra crescimento expressivo e atrai interesse de muitas empresas. Comece a observar na medida em que navega pela internet.

Mas não é apenas uma questão de modismo. As empresas estão se dedicando cada vez mais a uma coleta de dados ampla, para tornar suas vendas e divulgações mais confiáveis e com resultados mais rápidos. Afinal, a palavra-chave de nosso mercado é mesmo agilidade.

Em breve, há grandes chances de canais tradicionais também adotarem o sistema da mídia programática. Em alguns canais de televisão, como a MTV, isso já começa a acontecer. Portanto, é interessante não perder tempo e já começar a se familiarizar com a plataforma desde já.

Quais cuidados é preciso ter com ela?

Esse ainda é um modelo novo e alguns anunciantes ainda têm certo preconceito com esse tipo de negócio. A internet, por ainda ter que lidar com a má fé de fraudadores, também faz com que a mídia programática seja motivo de insegurança para quem não conhece bem o terreno. No entanto, é importante se lembra de que existem empresas especializadas na área e que oferecem todo respaldo e segurança para um processo de qualidade.

A mídia programática é uma tendência que veio para ficar e uma realidade já imposta para quem está inserido no contexto das mídias digitais. E, como já está avançando timidamente para as mídias tradicionais, não pode ser ignorada para quem quer trazer mais visibilidade para produtos e serviços. Vale mesmo a pena inseri-la em seu plano de marketing.

Você já sabia de todos esses detalhes sobre a mídia programática? Se interessa por assuntos do gênero? Curta a nossa página do Facebook para ficar por dentro de outros temas como este e aproveite para acompanhar também as últimas novidades do LAIOB!