Se você já abandonou algum programa de pós-graduação ou mestrado, não se preocupe: muitas pessoas fazem ou já fizeram o mesmo. De acordo com o Ph.D. Completion Project, apenas 22% dos estudantes norte-americanos completa o doutorado, mesmo após cinco anos de dedicação. Na marca dos dez anos de estudos, a taxa de conclusão se mostra um pouco melhor, mas ainda assim atinge somente o número de 56% das pessoas.
Mesmo com porcentagens muito abaixo do esperado, há vários fatores que influenciam neste resultado. As pessoas que enfrentam aqueles estudos e passam por um intervalo tão grande de empenho não necessariamente desistem de seus objetivos. O que ocorre é que geralmente precisam focar em outras coisas antes de atingir um novo nível profissional, mesmo que ele já esteja bem encaminhado.
E você, está enfrentando uma situação parecida com esta? Então é hora de manter a calma e ler este artigo. Você vai descobrir que nunca é tarde demais para obter o seu diploma de pós-graduação!
Como tudo começa
Conforme o ciclo estudantil normal, a maioria das pessoas se forma no Ensino Médio com no máximo 18 anos de idade. Depois disso, é hora de pensar no futuro e se decidir a respeito da carreira que deseja seguir. Nesta época, é comum que dúvidas surjam e que a escolha não seja tão assertiva. Por exemplo, há pessoas que optam por uma graduação em Matemática quando na verdade desejavam uma formação mais específica na área de negócios.
Isso não significa que a escolha tenha sido incorreta. Pelo contrário, ela pode se transformar em um caminho diferente e valorizar bastante as habilidades que o estudante nem sabia que tinha. Depois disso, é a vez das experiências de estágio e do envolvimento em programas de experiências profissionais. Quando elas são finalizadas, uma opção para continuar a jornada na carreira é a pós-graduação.
Seja em formato de especialização, mestrado ou doutorado, é preciso ter muito foco e garantir a produtividade para seguir no universo das teses e dos estudos aprofundados. Porém, é neste momento da vida que também podem aparecer novas experiências, como casamento, filhos e aquelas oportunidades de trabalho que sejam bem interessantes. E o objetivo de um diploma de pós-graduação acaba sendo deixado de lado, ao menos por um tempo.
Quando a percepção é dolorosa
Ao iniciar uma “vida real” com sua família e cheio de responsabilidades, é frequente perceber que muitas coisas não saem exatamente como planejadas. É normal que desentendimentos e desgastes surjam em sua casa, e que a carreira enfrente obstáculos e desande quando menos se espera. Nesses casos, o sentimento de fracasso pode ser duradouro e muito incômodo.
Mas, por incrível que lhe pareça, esta pode ser a oportunidade perfeita para voltar a investir em algum projeto que estava engavetado ou parado no tempo. Lembra-se daquele diploma de pós-graduação que ficou para trás? É isso aí! Talvez ele possa ser retomado exatamente neste ponto, além de ser levado adiante em paralelo com outros objetivos pessoais de sua rotina.
“O que este diploma pode realmente fazer por mim agora”? Essa é uma pergunta que poderá induzir qualquer pessoa a adiar os estudos novamente. Sem contar que os familiares, amigos e professores começarão a questionar os motivos de seu afastamento e o que levou à retomada de seu propósito com os estudos. Mas essas situações precisam ser encaradas com paciência. Lembre-se de que nunca é tarde para fazer o que você realmente quer, e essa constatação é válida também quando se trata do seu futuro acadêmico.
Nunca é tarde para se reinventar
Obter um diploma de pós-graduação é um acréscimo incrível ao seu êxito profissional. Afinal, qualquer que seja a sua carreira, ela ficará ainda mais em evidência ao contar com mais essa conquista. Sendo assim, não tenha medo de fazer mais uma tentativa. Não considere o tempo que passou mais do que o necessário: se foi preciso abandonar a corrida pelos estudos por um período, é porque houve motivos suficientes para tanto.
Talvez o nível profissional alcançado seja mesmo o principal ponto de orgulho. Contudo, mais do que isso, procure aceitar que a sua nova conquista também tem um valor muito alto. Não fique desconfortável ao contar sua história, e nem envergonhado por ter tido que reorganizar os planos. Todos passam por alguns contratempos na vida, e conseguir retomar algo depois de muito tempo é sinal de muita determinação!
Se você ainda não conseguiu o grau de pós-graduação que tanto deseja, mantenha a calma. Continue se esforçando e, no tempo certo, a missão será concluída. Ao final de tudo, você e a empresa em que trabalha sairão ganhando bastante com essa qualificação. Nunca é tarde para se reinventar e apostar de novo naqueles estudos que foram postergados ou adiados.
O significado dessa retomada e experiência, com certeza, será muito valioso.
Como conseguir um diploma de pós-graduação
Hoje, não há desculpas para quem realmente quer retomar os estudos. Alunos com mais de 30 anos, parados há muito tempo ou que possuem uma rotina muito atarefada, podem investir em cursos a distância ou semipresenciais.
E uma opção que ganha cada vez mais atenção são os intercâmbios para realizar, fora do país, excelentes cursos de especialização, mestrado e doutorado.
A experiência de viver no exterior e conhecer uma cultura diferente é incrivelmente atrativa e animadora para quem precisa de motivação a mais nesse processo de retomada. Em cerca de dois a cinco anos é possível conseguir seu diploma e projetar ainda mais valor ao seu currículo. Se a questão financeira interferir nesta escolha, não se esqueça de que existem possibilidades de bolsas de estudos que ajudam bastante a economizar e a se planejar melhor.
As pessoas que trabalham há muitos anos e apresentam carreira sólida em uma organização não precisam aposentar seus sonhos de ter um diploma de pós-graduação. As empresas não podem colocar limites nos conhecimentos de seus colaboradores — e, com uma boa conversa, com certeza haverá margem para incentivos e negociações a respeito dessa decisão, ainda que você precise passar um tempo distante do trabalho.
Enfim, depois de tantas sugestões e explicações, você já deve ter percebido que nunca é tarde para obter seu diploma de pós-graduação. Pode até não ser um projeto assim tão fácil, mas você é, sem sombra de dúvidas, capaz de alcançar o seu objetivo.
Se você já teve essa experiência ou está se planejando para ela, deixe um comentário abaixo! Seu relato poderá ajudar muitas outras pessoas que carecem de um simples estímulo, para ver que isso é possível e finalmente acertar nessa decisão.
Criado em 2014, o Grupo LAIOB – Latin America Institute of Business oferece programas customizados em universidades americanas e promove imersão de executivos latino-americanos nos ambientes mais inovadores do mundo. Tudo isso graças a um processo facilitado e desburocratizado onde cada cliente é atendido em suas expectativas e necessidades particulares.