Quem nunca sentiu na pele aquela música: “Reconhece a queda, não desanima. Levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima.”? Cometer erros e precisar se reinventar para seguir em frente não é uma exclusividade das pessoas. Empresas, inclusive várias daquelas que nos inspiramos hoje, também já passaram por esta situação. E nem por isso desistiram! Muito pelo contrário, muitas estão aí ainda melhores servindo de exemplo para quem quer ter um negócio de sucesso. Separamos alguns cases de superação que vão servir de referência e evitar que você passe pelos mesmos “perrengues” que eles passaram. Olha aí:

Apple

Acredito que não deva existir um cidadão no mundo que não conheça essa marca! Ok, tirando o exagero, a Apple é uma das maiores empresas do mundo. Mas você sabia que eles já quase faliram? Bom, a empresa começou no quarto de Steve Jobs, onde ele e seu sócio Steve Wozniak criaram a Apple I, um dos primeiros computadores pessoais do mundo. Ao todo, venderam 200 aparelhos por 666,66 dólares. Aos poucos, novos produtos e mais vendas. O sucesso chegou de vez no lançamento do Macintosh, em 1983. A empresa cresceu e contratou muitos funcionários. No entanto, conflitos de ideias começaram a surgir na liderança, até que Jobs foi expulso da Apple, em 1985.

Sem a cabeça criativa e ousada, o fracasso estava começando a ser desenhado. Nenhum outro produto da empresa fez sucesso depois da saída de Jobs. Em 1997, ele aceitou o convite para reverter a situação crítica em que a companhia se encontrava. Aceitando a missão de comandar a reviravolta que a Apple iria sofrer, Jobs apontava o grande vilão: os produtos. No começo da década de 1990, vários lançamentos da maçãzinha se tornaram completos fiascos.

Talvez você nem saiba, mas a Apple lançou um console de videogame, o Pippin. O fracasso foi tão grande que, dos 100 mil produtos fabricados, apenas 42 mil foram vendidos.

E, mesmo em um período turbulento, a receita de Jobs foi ousar. Ano após ano, a maçã surpreendia o mercado da tecnologia com os lançamentos de iPod, iPhone e iPad. Em 2011, Jobs morreu, mas deixou um grande legado para o mundo da tecnologia – uma das marcas mais inovadoras e valiosas do mercado.

Disney Company

Aos 20 anos, o famoso criador de diversos personagens da nossa infância fundou a própria companhia cinematográfica, a Laugh-O-grams. Apesar do grande talento, Walt Disney era muito exigente na qualidade e não conseguia cumprir os prazos com os distribuidores, e suas produções davam prejuízo. Para encurtar a história, sua empresa faliu e ele estava devendo 15 mil dólares a 43 credores.

Sozinho em seu escritório, o desenhista só recebia a visita de alguns ratos. Um retrato fiel da sua situação à época. Mas do total fracasso e das companhias inesperadas surgiu seu grande personagem: o simpático Mickey Mouse.

O resto da história vocês já sabem. Da falência, Walt Disney se reergueu e chegou a acumular uma fortuna de 1,1 bilhão de dólares.

Com essas duas histórias que foram do fracasso ao grande sucesso, você pode ver que problemas vão existir para todo mundo. A chave está em conseguir usar esse momento de fragilidade a seu favor e fazer dos limões uma bela limonada. Aprenda com os seus erros e os dos outros. E o mais importante, estude, planeje, acredite! O final da sua história pode tão feliz como foi a desses dois e vários outros grandes nomes do mundo dos negócios.