Você conhece a metodologia e ferramenta LIFO (Life Orientations)? Versátil, ela pode ser aplicada em diferentes contextos, inclusive dentro de um ambiente corporativo.

Desenvolvida para avaliar detalhes a respeito de nossa personalidade, sua aplicação permite que vários pontos de convivência e trabalho possam melhorar. Além de trazer mais equilíbrio para a vida pessoal e profissional.

Realize sua pré-inscrição, conheça mais sobre nossos programas executivos no exterior e confira todos os detalhes sobre a LIFO a seguir.

O que é a ferramenta e metodologia LIFO?

A LIFO (Life Orientations) é uma ferramenta e metodologia que permite observar características comportamentais de quem realiza um teste. Cada pessoa tem uma forma diferente de executar uma tarefa, se comunicar e se portar em situações variadas, certo?

A metodologia LIFO serve justamente para que possamos entender nossas ações e repensar estratégias que melhorem a nossa produtividade, motivação, comunicação e colaboração. Seus principais objetivos são:

– Identificar seu estilo de comportamento e pontos fortes;

– Oferecer estratégias que aumentem sua influência e eficiência em relação a outras pessoas;

– Auxiliar equipes e indivíduos a atingir seus objetivos com menos esforços e sem possibilidade de atrito.

Ou seja, basicamente, ela permite que qualquer pessoa consiga desenvolver bem seus pontos fortes, mas sem forçá-los ou usá-los de maneira excessiva. O foco está no autoconhecimento, para que você entenda o que fazer em situações não favoráveis e favoráveis.

São 4 os perfis que a ferramenta LIFO identifica. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre eles para entender que tipo de resultados você pode ter.

Supporting Giving (SG)

É a pessoa que gosta de ser útil e ajudar o próximo. Procura fazer o que é certo, sempre com excelência e qualidade, mas que em excesso o transforma em um indivíduo perfeccionista.

Conserving Holding (CH)

Esse indivíduo é razoável e prefere se pautar em fatos e certezas. É analítico e pensa bastante antes de tomar decisões e agir. Com um uso em excesso, pode ser uma pessoa crítica.

Controlling Taking (CT)

Esse perfil busca sempre ver resultados naquilo que faz. Acredita que resultados satisfatórios estão ligados à competência e às oportunidades que encontra. Entretanto, quando excessivo se torna autoritário.

Adapting Dealling (AD)

Por fim, essa é uma pessoa que preza pelo bom relacionamento com o outro. É flexível e sensível, e faz questão de promover a harmonia. Mas quando em excesso, se transforma em alguém inconsistente e que muda de opinião constantemente para agradar a um grupo.

Como a LIFO é aplicada e quais são suas vantagens?

A metodologia LIFO é aplicada por meio de testes psicométricos, que mostram como resultado os perfis que você acabou de conhecer. As empresas costumam aplicá-la para encontrar pessoas que se encaixem dentro de seus universos.

Por exemplo, pessoas que tenham capacidade de liderança, que saibam como enfrentar determinados desafios, que tenham certas atitudes sob situações de estresse ou pressão, e assim por diante. Outra vantagem da ferramenta é que ela mostra o grau de consistência de cada perfil.

Ou seja, a intenção, o comportamento e o impacto das ações para diferentes pessoas. Essa é uma forma de criar um ambiente ou um estilo de trabalho que esteja alinhado não somente com a empresa, mas também com seus próprios objetivos profissionais.

E então, gostou de saber mais sobre a ferramenta e metodologia LIFO? Essa é uma tendência que veio para ficar, por isso, se você atua no mercado corporativo, pode ser interessante começar a usar o teste para entender melhor o perfil de sua equipe e buscar outros perfis que ajudem na melhoria de resultados.

E sabe o que mais pode ajudar a ter sucesso no dia a dia? Descobrir o que é um ciclo criativo de processos, para fugir de métodos rígidos e se adaptar melhor a essa heterogeneidade de pessoas!