Não há dúvidas de que realizar um mestrado no exterior agrega muito a qualquer currículo. Porém, muitos profissionais retornam ao Brasil após o curso e se perguntam: “e agora? meu diploma é reconhecido pelo MEC?” Normalmente, o mercado de trabalho não exige este tipo de determinação legal em nosso país, mas se você pretende seguir carreira pública ou acadêmica precisará ter paciência para enfrentar alguns processos burocráticos.

É isso mesmo: seu mestrado deve ser revalidado no Brasil, porém não cai diretamente no crivo do Ministério da Educação. Esta competência avaliativa deve ser efetivada por uma das 112 universidades públicas brasileiras que ministre o curso na mesma área de conhecimento que você estudou fora. E, para tanto, certas medidas devem ser executadas com muita atenção e cuidado para garantir a autenticidade de seus estudos.

Hoje, como meio facilitador, foram estabelecidas algumas leis que deixam todo o procedimento menos lento. Quer saber como ele pode ser feito? Então prossiga a leitura e fique por dentro dos detalhes importantes a respeito do assunto.

Como a revalidação do mestrado no exterior pode ser feita?

Em vista de cursos de graduação, a revalidação do mestrado no exterior é bastante tranquila. Ainda que seja burocrático, o processo é mais rápido porque o curso é específico. Ou seja, há apenas uma dissertação ou tese para ser avaliada, ao invés do desempenho em múltiplas disciplinas. Para começar, antes mesmo de viajar, é fundamental escolher um mestrado em que também exista no Brasil, ou em uma área afim.

Antes de retornar ao país, é necessário legalizar todos os documentos escolares no local onde você estiver: diplomas, históricos, notas e, é claro, o trabalho final, sua defesa e resultados. Depois, os documentos devem ser levados ao Consulado Geral do Brasil de onde você estiver, para que sejam conferidos e você receba autorização para dar continuidade ao processo.

Já no Brasil, procure a universidade pública que ofereça o mestrado que você escolheu. Além de apresentar toda a documentação retirada no exterior, é preciso fornecer uma cópia de sua dissertação ou tese. Atenção! Muitas vezes ela deve estar traduzida para o português. Então, tente obter esta informação o quanto antes para não perder tempo e nem ter que lidar com atrasos em sua revalidação. A tradução juramentada dos documentos, a princípio, não costuma ser pedida, mas é bom ficar atento caso ela se faça necessária, pois é uma atividade delicada e um pouco mais demorada.

Quais cuidados é preciso tomar no processo?

É importante revalidar o diploma do mestrado no exterior assim que estiver no Brasil, para que não haja nenhum empecilho burocrático caso ele fique antigo. Todas as universidades públicas do país cobram taxas e comissões sobre este processo, portanto esteja bem preparado financeiramente: alguns valores são um pouco mais altos.

Se julgar necessário, faça uma pesquisa detalhada a respeito desta questão, pois os preços costumam variar bastante de acordo com a instituição. Além disso, no site da universidade escolhida geralmente pode ser encontrada a lista de documentos para apresentar ao solicitara revalidação.

Confira todos os itens com muita atenção antes mesmo de chegar por aqui, para não ter que lidar com transtornos e novas cobranças junto à instituição em que você estudou. Lembre-se também de que assim que o processo é iniciado, prazos e datas são estabelecidos para que ele corra. Cumpra tudo corretamente, do contrário ele pode ser perdido e causar um problema ainda maior. A duração mediana de todas as etapas é de aproximadamente seis meses.

Por fim, lembre-se de que a revalidação pode não ser aceita na instituição de ensino brasileira. Isso pode ocorrer pela falta de pertinência entre os dois cursos ou por outras determinações de avaliação que cada universidade costuma ter. Se você não concordar com a resolução tomada, pode fazer uma nova tentativa em outra universidade, embora enfrente as mesmas questões com períodos e pagamentos.

E o que diz a lei a respeito disso?

O MEC possui algumas regras homologadas para a revalidação de diplomas de mestrado no exterior e outros níveis de graduação. A primeira delas é que nenhuma universidade brasileira pode ultrapassar o período de 180 dias para entregar uma resposta ao estudante. Caso desrespeite esta indicação, poderá sofrer punições. Há também a determinação de que o estudante deve ser atendido em qualquer data em que procurar a instituição, mas não pode abrir o processo em duas universidades ao mesmo tempo.

Para os casos de recusa na revalidação, é obrigatório que a universidade apresente a justificativa e informe se houve reaproveitamento parcial do curso. Um dado importante é que para mestrado e doutorado, somente instituições brasileiras credenciadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação podem realizar o processo. A determinação é feita pelo Capes, o órgão regulamentador da área.

Não é possível dar entrada no requerimento se algum documento estiver faltando. O histórico escolar é de apresentação indispensável, então verifique se a universidade estrangeira disponibiliza o documento sem maiores exigências. Para que o estudante não fique totalmente desinformado a respeito do andamento do processo, ele deve receber um número, que pode ser usado no site de consulta da universidade para acompanhar o estágio em que a solicitação se encontra.

A revalidação é obrigatória?

Todos os cursos no exterior, como pós-graduações e MBAs, e mesmo que tenham sido realizados através de bolsas de estudos, precisam de um tipo de revalidação como essa se o portador quiser assegurar a autenticidade de seus estudos. Vale a pena proceder legalmente e evitar que a falta da documentação se torne um problema para assumir cargos ou aceitar novas oportunidades de trabalho em nosso país.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre como proceder em relação à validação de seu mestrado no exterior aqui no Brasil. Como ele é demorado, não adie a providência! Senão, todos os seus planos de carreira podem ser atrasados e você ficará prejudicado, além de não poder fazer uso oficialmente de todos os conhecimentos que se dedicou tanto a obter.

E então, sente-se mais preparado para estudar fora do país e garantir o reconhecimento adequado de seus estudos? Já deu entrada no requerimento do processo ou teve experiência com esta questão? Deixe seu comentário abaixo e conte a respeito!