Empreendedores internacionais de sucesso geralmente vão para todos os cantos do mundo: Ásia, Europa, Estados Unidos e muito mais. Esta é uma das atividades mais interessantes que são atribuídas a um fundador de startup de projeção mundial, certo? Mas também é um empenho que traz cansaço, que visa testar mente, corpo e alma. Todos que vivem no mundo das startups ouvem os clichês sobre abraçar o fracasso, a dinâmica, a pressão implacável, as longas horas de trabalho e os altos e baixos que acompanham a construção de um negócio.

No mundo das startups internacionais, pegue esses mesmos clichês e acrescente a eles uma quantidade enorme de viagens, a necessidade de aprender línguas estrangeiras, a capacidade de se adaptar a novas culturas empresariais, a tentação de se automedicar para combater o jet lag, manter o foco e fechar negociações. E isso se torna muito menos sedutor do que parece.

Mas se você tem o que é necessário para evitar as tentações, viajar como um profissional e adotar as diferentes normas e valores culturais, todas essas questões poderão ser altamente recompensadoras. Isso serve tanto para quem já tem uma ideia empreendedora quanto para quem está estudando fora para depois abrir o seu negócio. Aqui estão algumas dicas de como fazer isso com sucesso:

1. Acostume-se a horas estranhas

Tomar banho pouco antes do almoço não significa necessariamente que você terá dormido até tarde e descansado. Há grandes chances de você ter acordado de madrugada para falar ao telefone com alguém do outro lado do mundo, antes que o escritório de lá fechasse, por estar em um fuso horário com 12 horas de diferença, por exemplo.

Portanto, se você quer ter sucesso como um empreendedor internacional, prepare-se para descartar totalmente o trabalho em horário comercial comum, se ainda não o fez. Você estará trabalhando quando necessário e terá que encontrar tempo para dormir e relaxar, mesmo em meio a tantos compromissos e afazeres.

2. Viaje como um profissional

Esta é uma obrigação para o empreendedor internacional. Embora o Skype, o Webex e outras ferramentas de videoconferência tenham facilitado a comunicação empresarial internacional, ainda não há nada melhor do que uma reunião face a face. Obter uma avaliação assertiva de como suas operações estrangeiras estão sendo gerenciadas é essencial. Com isso, acontecem muitas viagens, noites sem dormir, dias de zumbis. Acordar em lugares estranhos, sem lembrar em que país você está, será uma sensação comum.

Todo mundo reúne seus próprios métodos para combater o jet lag, e aqui está um deles: no avião, ouça seu corpo. Coma quando estiver com fome, beba quando estiver desidratado e durma quando estiver cansado. No chão, você sofrerá no primeiro dia, para ajustar o corpo ao novo horário o mais rapidamente possível. Quanto mais você esperar para fazer isso, mais difícil ficará e menos produtivo você será. Se for necessário, certifique-se de pousar em uma sexta-feira ou sábado à noite e ter o fim de semana para se recuperar antes de começar a trabalhar. Viajar é essencial se você quiser ter sucesso neste mundo, então encontre a maneira apropriada para lidar com as adaptações que tiver pela frente.

3. Quando o sono é excessivo, os problemas acontecem

Altos e baixos são inevitáveis ​​em qualquer startup, mas são mais evidentes quando se lida com jet lag e privação de sono. Não tente ser um herói e passar pelas noites sem dormir. Dias de viagens regulares de 20 horas e turnos de 12 horas somados aos fusos horários podem levar a sérios problemas.

Há uma razão pela qual a privação do sono é considerada como uma forma de tortura. Então, encontre uma maneira de dormir. Não dormir NÃO é uma opção e pode levar a alucinações e outros graves problemas de saúde.

“Cuide-se!” Essa frase é real, e é preciso aceitá-la. Faça yoga, entre na academia, corra, nade, pedale… Faça alguma coisa. Mas, se ainda assim você não conseguir encontrar uma maneira de dormir, consulte um médico e ouça os conselhos dele.

4. No chão, seja um camaleão

Você precisará mudar de acordo com seu destino. Não se adapte apenas à cultura de outro local, abrace-a. Aprenda as normas culturais e os valores do país em que você está operando, ajude seus colegas a entender a cultura de seu próprio país e encontre formas de superar a divisão cultural.

Não é suficiente apenas ter um ótimo produto, e só porque o seu plano de marketing e vendas funcionou em determinado país não significa que será um sucesso internacional. Colabore com a sua equipe local a fim de estimular seus planos de negócios e marketing ou se prepare para ver as falhas aparecerem.

5. Seja paciente, mas não seja fraco

Existe uma linha tênue entre demonstrar paciência e ter uma fraqueza perceptível. Trabalhar em escala internacional exige paciência para superar as barreiras culturais e linguísticas. Essas barreiras, no entanto, podem se tornar desculpas para não fazer as coisas internamente.

Elas também podem se transformar em táticas de negociação e abrir espaço para manipulação de preços. Quando um mal-entendido surgir e a culpa for sua, o problema deve ser resolvido. Converse com as pessoas da sua equipe para descobrir como abordar melhor o assunto.

6. Não superestime o conhecimento do seu país e cultura

Muitas vezes, o empreendedor internacional considera que exibe um conhecimento suficiente a respeito de seu país e de sua cultura. E que, desta maneira, pode comercializar e administrar facilmente em outros países. Mas essa concepção, ao longo do tempo, pode se mostrar muito errada.

Não superestime seu conhecimento de qualquer mercado, incluindo o seu próprio. Há pessoas boas e más em todos os países — e em todos os negócios. A chave é fugir dos maus o mais rapidamente possível. Se você não conhece a cultura, encontre alguém que faça isso e confie em sua orientação.

7. Estude muito

Se você pretende se manter como um empreendedor internacional, programe-se para estudar fora e ter uma nova experiência de mercado. Afinal, empreender vai muito além de uma boa ideia: ela só será colocada em prática com sucesso depois de ter muitos estudos, dedicação, conhecimento de mundo e pesquisa. Além do mais, o mercado está em constante mudança, e é impossível acompanhá-la de perto sem a devida orientação.

Hoje, os melhores cursos de empreendedorismo têm sido oferecidos em diversas áreas, com imersões, palestras e um verdadeiro mergulho no mundo dos negócios. A partir do momento em que o profissional se atualiza com esses conhecimentos, encarar desafios diferentes em outros países fica muito mais fácil.

Enfim, siga essas ideias e você se colocará em uma boa posição para o sucesso internacional. Como parte de cuidar de si mesmo, lembre-se não só de fazer amizades com expatriados, mas também com os moradores locais. Isto é essencial não só para o seu bem-estar, mas também para obter noções locais do país, seus costumes e a cultura de fora do seu cantinho do mundo dos negócios.

E você, se considera um empreendedor internacional? Tem colocado alguma dessas dicas em prática? Comente e participe!