Inbound e Outbound Marketing são maneiras distintas de se trabalhar as ações de marketing de uma organização. Enquanto o Inbound Marketing visa atrair oconsumidor por meio de conteúdo relevante o Outbound Marketing é o oposto, a partir de um público alvo identificado a comunicação é realizada de maneira ativa e direta com ofertas ou exposição da marca em direção ao cliente.

O mercado atual passa por uma grande transformação, o que exige atualização constante e adequações das estratégias de marketing e comunicação para impulsionar cada vez mais os seus resultados.

Confira um pouco mais sobre o assunto o amplie seus conhecimentos na área.

O que é Inbound Marketing?

O principal intuito do Inbound Marketing é atrair interesse e promover a fidelização do cliente. A ideia original desta estratégia não é simplesmente ir até o consumidor, mas agir de uma forma elaborada para que ele seja atraído de maneira genuína até a sua marca. E, é claro, consuma o produto ou serviço que ele enxerga valor e seja uma solução para suas necessidades. Essa é uma atividade realizada com a ajuda de conteúdos de qualidade desenvolvidos especialmente para o cliente.

Uma estratégia de Inbound construída de maneira sólida, tem como objetivo fazer com que o público-alvo passe por toda a jornada de compra até a etapa em que ele realmente se torna um cliente da empresa. O início é a identificação e mapeamento de assuntos que tenham real valor e interesse para a prospecção de novos consumidores, em seguida, o ideal é desenvolver pontos de atração de contatos e construção de canais de relacionamento para nutrição de uma base de leads gerada com conteúdos relevantes e ricos, e na sequência a implementação de gatilhos que despertem o interesse e engajamento para conversão dos leads, criação de oportunidades e aquisição de serviços e produtos da marca.

O que é Outbound Marketing

O Outbound Marketing, por sua vez, é uma maneira mais tradicional de agir em relação ao público. O objetivo é realmente ir em direção de maneira ativa até o cliente. A meta pode ser vender mais, utilizando todo o esforço de comunicação e meios para expor a marca e atingir o tager, com ajuda propagandas em rádio, televisão, mídia empresa, patrocínio em eventos e outros meios de publicidade usuais.

Contudo, com o avanço da tecnologia, o Outbound também se aplica no universo digital. Sabe aquela propaganda que interrompe seu vídeo no YouTube? Ou aquele pop-up que surge durante a navegação? São estratégias presentes também dentro dessa estratégia, mas que precisam ser usadas com sabedoria para não afastar o consumidor ao invés de aproximá-lo.

Como mesclar Inbound e Outbound Marketing?

É normal adotar Inbound e Outbound Marketing ao mesmo tempo nas estratégias de uma empresa. O poder de uma não anula o de outra, então o melhor que se tem a fazer é realmente encontrar possibilidades de aplicação que alcancem seus objetivos e extraiam o melhor de cada alternativa.

É fundamental, porém, levar em consideração seu retorno sobre investimento e a comprovação disso. Assim, você conseguirá sempre manter um histórico comparativo sobre quais canais valem mais a pena para aplicar dinheiro e tempo. Quando se trata de intervenções digitais, é mais fácil mensurar seus resultados por meio de relatórios de cliques, conversões e vendas.

No caso do Oubound, essa missão é um pouco mais complicada, já que não é possível contar exatamente quantas pessoas viram seu outdoor, por exemplo. Mas isso não significa que o canal não funcione, então é preciso levar em conta o perfil de seu cliente e como funcionam as etapas de sua experiência de compra. Aqui estão algumas sugestões de como usar os dois métodos com sucesso.

Parcerias e indicações

Uma empresa pode fazer uma parceria com algum outro tipo de negócio que possa fornecer benefícios exclusivos para clientes. Academias e consultórios de nutrição ou lojas de cosméticos e salões de beleza são alguns exemplos básicos dessa questão. As indicações são feitas em mídias offline e podem ser trabalhadas online, com e-mails personalizados, vídeos de digital influencers e assim por diante.

Lojas físicas e lojas online

Se a sua empresa tem versões online e física, aproveite para misturar Inbound e Outbound Marketing. Se cadastrar no e-commerce pode gerar um desconto na compra física, assim como a compra física pode gerar alguma outra vantagem na compra online. Entrega de brindes e retiradas de produtos especiais depois de uma compra digital também são opções muito interessantes.

Eventos

Eventos são exemplos clássicos de como essa mescla dá certo. Um cadastro de participantes permite não apenas networking, mas também dá a oportunidade para que eles participem de ações exclusivas online, inclusive que aconteçam durante o próprio evento. Além disso, é possível saber mais sobre leads gerados e criar bons fluxos de automação posteriormente.

Pronto! Como você pode perceber, trabalhar com um tipo de marketing não exclui, de maneira alguma, a outra possibilidade. Ainda que a tendência mais forte no momento seja o Inbound, o Outbound já se posiciona como um clássico e fornece muitas possibilidades de um trabalho conjunto de sucesso. E este é o segredo de uma boa estratégia de marketing: saber exatamente como usar tudo o que você tem em mãos em prol do sucesso de seu negócio.

Agora, basta entender o seu público e colocar a mão na massa. Gostou de saber mais sobre este assunto? Inbound e Outbound Marketing, hoje, podem ser estudados mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos de aprimoramento profissional. Um ótimo exemplo disso é o programa executivo internacional de Strategic Marketing Management do LAIOB Experience na Ohio University.

Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira: