Para que uma empresa seja bem-sucedida, ela precisa executar e gerenciar bons projetos. Por isso, essa é uma área que atrai cada vez mais olhares de vários setores do mercado interessados em ganhar mais espaço em um universo tão competitivo. E, se você tem interesse profissional pelo assunto, só tem a ganhar ao se preparar para estudar fora sobre esse tema. E, melhor ainda, fazer isso através de um programa de bolsa de estudo.

Sem dúvidas, trata-se de um processo concorrido, mas que valoriza ainda mais o seu histórico acadêmico. Quem consegue ser aprovado mostra que conseguiu um ótimo diferencial perante os estudantes de todos os lugares do mundo e que realmente tem disciplina para estudar e se comprometer com as exigências do curso. Esse é um perfil muito procurado por organizações em todo mundo e que faz diferença para quem quer lidar com vários desafios corporativos.

Quer se preparar para conseguir uma bolsa de estudo e estudar projetos no exterior? Então acompanhe esse artigo, anote as dicas e boa sorte!

Descubra a área em que deseja atuar

Para estudar projetos no exterior, você precisa ter pelo menos dois anos de experiência profissional, além de ter graduação concluída. Com base em suas atividades acadêmicas e profissionais, é preciso pesquisar por bolsas disponíveis para o curso em questão e averiguar quais opções se encaixam naquilo que pretende desenvolver.

A maioria das universidades oferece programas de bolsa de estudo em projetos bastante abrangentes, que abordam desde a gestão de projetos até a parte de negociações, seja com fornecedores ou com clientes. A princípio, você estuda de forma geral todas essas etapas, mas depois pode escolher aquela com a qual mais se identifica para receber aulas com conteúdo mais direcionado.

Se você tem uma graduação que exija mais prática, como marketing, engenharia e comércio exterior, por exemplo, também poderá se especializar em temas como análise econômica de projetos e monitoramento de projetos, que trazem disciplinas mais técnicas. Com tantas oportunidades disponíveis, é preciso ter a certeza de onde você quer atuar antes de se candidatar para a bolsa, para não se prejudicar e manter foco em seus interesses reais.

Encontre o melhor curso para tentar bolsa de estudo

A maioria dos cursos de projetos exige que o aluno já chegue com uma pequena experiência profissional no currículo, mas não se assuste com essa exigência. Isso é apenas para atestar que ele realmente tem aptidão para assumir a função e que tem certo conhecimento na área. Enxergue essa questão na verdade como um benefício: a sua vivência no mercado de trabalho ajudará a encontrar o melhor curso para você tentar bolsa de estudo.

Se você tem histórico como gerente de projetos e se considera experiente, o MBA ou o mestrado são ótimas opções. Mas caso você não tenha tanto tempo disponível para permanecer fora do Brasil, já tenha emprego fixo e deseja aproveitar apenas um período de férias para realizar esse intercâmbio, os cursos de curta duração também disponibilizam programas de bolsa e você pode apostar sem medo.

Caso você ainda seja iniciante na área, mas tenha uma base de conhecimentos interessante, experimente uma pós-graduação ou um curso rápido de especialização. Estudar projetos no exterior oferece um leque enorme de possibilidades, e você pode começar devagar antes de se arriscar a concorrer a uma vaga em um curso mais disputado.

Certifique-se de que você cumpre todos os pré-requisitos

Antes de aplicar para bolsa de estudo, é importante se certificar de que você se enquadra mesmo nos pré-requisitos que ela determina. Um dos mais importantes é o desempenho acadêmico, que pede boas médias em todas as matérias de seu curso de graduação. Lembre-se de que as notas realmente devem ser expressivas, pois são ainda convertidas de acordo com o sistema do país em que você vai estudar.

Em relação à experiência profissional exigida, leia corretamente as regras de inscrição para ver se, além do tempo adequado, você também teve atividades nas áreas determinadas pela universidade. Por exemplo, se sua formação é em engenharia, talvez você precisará ter atuado em alguns setores específicos desse ramo para poder garantir sua participação no processo seletivo.

Além disso, de acordo com cada universidade, pode ser que você tenha que preencher outros pré-requisitos específicos, inclusive no que diz respeito à comprovação de renda. Então, não se esqueça de repassar tudo nos mínimos detalhes, pois se você for recusado por um deslize em sua candidatura, só poderá aplicar novamente depois de um ano completo.

Prepare muito bem seu currículo para estudar projetos no exterior

Estudar projetos no exterior com bolsa de estudo, assim como qualquer outro assunto, pede que o estudante cumpra uma série de determinações. Para começar, é preciso ter em mãos boas notas no teste de proficiência da língua aceito pela universidade, além de toda a documentação formal em dia e devidamente traduzida. Cumprir prazos de envio é importante também, para que você não tenha que lidar com atrasos e corra o risco de ser eliminado do processo.

Porém, nesse caso, o que realmente é analisado a fundo será seu currículo. Por isso, prepare muito bem o documento. Escreva com clareza sua experiência profissional e detalhe seus projetos de forma explicativa, para mostrar exatamente qual foi a sua participação para que ele tomasse forma. Fique atento somente ao número de palavras permitido pela universidade, para não perder pontos de avaliação.

Caso algum deles tenha que ser deixado de fora pelo limite de palavras, prefira aqueles menos importantes ou de menor duração. Além disso, você terá que apresentar cartas de recomendação de profissionais que já trabalharam com você. Dê preferência a seus gestores e garanta que a experiência sobre a qual eles escreverão está devidamente relatada também em seu currículo.

Concorrer a um processo de bolsa de estudo não é fácil, mas não desista. Basta concentração, disciplina e dedicação ao trabalho para ampliar suas vantagens em meio à concorrência e conseguir realizar o sonho de estudar fora.

E você, pretende estudar projetos no exterior com uma bolsa de estudo? Qual é sua principal área de interesse? Está se preparando para enfrentar a disputa por uma das vagas? Deixe seu comentário abaixo, com seus relatos, expectativas e experiências.