Estudar fora, reforçar o currículo e, de quebra, conhecer uma nova cultura: não é a toa que passar um tempo no exterior é o grande sonho de muitos profissionais. Mas quando essa ideia surge, logo vem um questionamento importante. Fazer intercâmbio é caro? Bem, é claro que este é um investimento um pouco mais alto.

Mas dinheiro não deve ser motivo para desistir desse objetivo. Com um pouco de paciência e organização, é possível encontrar algumas alternativas que farão com que a sua experiência seja muito mais acessível. Existe um leque de possibilidades para que você aproveite bem sua viagem e retorne ao Brasil com mais conhecimento de mundo e novas habilidades em sua área de atuação.

Quer saber como fazer um intercâmbio de estudos ter um valor justo? Então acompanhe este artigo e esteja atento a todas essas dicas. Depois, é só embarcar para ter uma vivência inesquecível!

Trace suas metas

Para avaliar bem se fazer intercâmbio é caro, você precisa traçar suas metas. Defina que tipo de curso você deseja fazer, em quais países e cidades gostaria de viver e quanto você tem em caixa para aplicar nessa viagem. Com esses dados em mãos, você consegue começar a pesquisar opções que se encaixam em sua realidade e ainda encontra outros caminhos que nem mesmo imaginava.

Lembre-se de que existem diversas maneiras de viajar sem gastar muito, por isso é importante saber exatamente o que você pretende com essa experiência. Busque referência com amigos e conhecidos que já estudaram fora, mas também tenha em mente que o que foi interessante para eles, pode não ser pra você.

Fique de olho na alta e na baixa de moedas e faça uma lista com todas as universidades nas quais você gostaria de estudar. Dessa forma, você estipula possibilidades, escolhe a melhor época para investir e se organiza melhor para o que julgar mais acessível.

Tente uma bolsa de estudos

Se mesmo com todo planejamento você ainda achar que fazer intercâmbio é caro, é hora de tentar uma bolsa de estudos. Não existe forma mais econômica de estudar fora do que essa, pois muitas instituições cobrem até mesmo o valor total de determinados cursos.

Nesse caso, porém, é essencial se preparar. As vagas são concorridas e você disputará uma delas ao lado de estudantes de diversos lugares do mundo. É preciso cumprir datas de envio de documentação, realizar algumas provas e demonstrar total domínio da língua falada no país. Além disso, você terá sua situação financeira analisada a fundo e, em alguns casos, precisará de um contato residente no local como referência.

A bolsa de estudos pode não ser fácil, mas agrega ainda mais brilho ao seu histórico acadêmico e profissional. Por isso, pode valer bastante a pena lutar por ela, pois os frutos colhidos posteriormente serão significativos.

Escolha um local com baixo custo de vida

Pesquisar sobre o custo de vida do país ou cidade em que você pretende estudar é muito importante para reduzir gastos de viagem. Nas capitais, os preços são mais altos, em especial no que diz respeito a hospedagem. O interior pode ser uma boa alternativa, mas não deixe de saber mais sobre o local, seus hábitos e modos de vida para saber como será sua adaptação.

Escolher uma localidade em detrimento de outra não deve ser visto como uma perda e sim como uma chance de ampliar a sua visão de mundo e conhecer um lugar inesperado. Se naquele momento você não pode visitar exatamente o lugar que queria, aguarde uma próxima oportunidade. O peso que seu currículo terá pode abrir muitas portas para você e, quem sabe, em breve seus projetos e parcerias estarão andando por todo o mundo.

Considere realizar um curso de curta duração

Se um intercâmbio de um ano está longe de seu poder aquisitivo no momento, esse não é um sinal para abandonar o sonho. Hoje, existem diversos cursos de curta duração que são tão bons quanto os mais longos. Portanto, considere essa opção, que costuma ter um valor mais acessível e pode ser a oportunidade certa para sua experiência fora do Brasil.

Avalie a grade horária, os professores e a universidade que oferece esse tipo de estudo. Com as devidas referências, você consegue averiguar a qualidade das aulas e do conteúdo, e poderá se matricular sem medo. Em cursos menores, você também tem contato com pessoas de todo o mundo, vivencia o ambiente da instituição de ensino e tem oportunidade de passear e conhecer pontos turísticos. Quem sabe, ao final dos estudos, você não prolongue sua estadia?

Aprenda a economizar durante a viagem

Fazer intercâmbio é caro se você não souber economizar. Por isso, para garantir uma viagem agradável e tranquila em termos financeiros, aprenda a economizar e deixe gastos supérfluos de lado. Opte por hospedagens mais simples, aposte em passeios culturais e turísticos gratuitos e aproveite tudo o que a universidade disponibiliza aos seus alunos, inclusive refeições. Aos poucos, você consegue juntar dinheiro para permanecer mais tempo no país, fazer um a nova viagem ou mesmo guardar para depois.

Por fim, não se esqueça de contar com uma empresa confiável para ajudar em todas as suas decisões a respeito do assunto. Viajar por conta própria a princípio parece interessante, mas ter uma instituição que viabiliza seus estudos e faz todo o intermédio com a universidade estrangeira é muito mais seguro. Assim, você não deixa e nem esquece nenhuma documentação, cumpre todas as datas corretas e pode realizar um intercâmbio sem nenhuma preocupação.

Com todas essas dicas em prática, seu intercâmbio dificilmente sairá caro. Tenha em mente que o investimento dura muito e você continuará aproveitando todos os seus benefícios por muito tempo: falar uma nova língua, ter experiência com uma nova cultura e reter conhecimentos específicos em sua área de trabalho são apenas alguns pontos de valor inestimável que você terá como retorno a essa viagem.

Gostou dessas recomendações e dicas? Sabe de alguma outra maneira de fazer com que a viagem de intercâmbio fique mais em conta e seja igualmente satisfatória? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião!