Livro aberto e caderno com anotações de estudos no exterior

Decidiu fazer o seu intercâmbio? Ótimo! Então agora é a hora escolher: qual programa ideal para mim? Sabemos que as opções de curso no exterior são muitas, como os Programas Executivos Internacionais. Mas o que importa aqui é entender qual deles será melhor para você! E isso depende muito do seu momento de vida, grau de escolaridade, pretensões para futuro, disponibilidade de tempo para estudo, entre vários outros fatores. Reunimos aqui algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor para você. Confira:

1. Se conheça

Os programas de estudo no exterior não devem ser escolhidos aleatoriamente! Você precisa se conhecer bem para definir seus gostos e objetivos, incluindo os planos de estudos ou carreira. 

A partir disso, você poderá pesquisar as opções disponíveis que se encaixem nos padrões já estabelecidos.

2. Escolha o Idioma

O idioma escolhido possui muita relevância ao considerar programas de estudo no exterior, afinal, todas as suas aulas e seu cotidiano acontecerão em volta dele. São inúmeras as línguas possíveis para aprender, então pense na qual tem mais interesse em se aprofundar.

Atualmente, a mais procurada é o inglês por ser considerado o idioma universal, seguido por espanhol, francês e alemão. 

3. Pesquise as instituições de ensino

Uma vez que você decidiu o que quer estudar e em qual idioma, chegou a hora de pesquisar as instituições que oferecem os programas de estudo no exterior. 

Para tanto, fique atento aos diferenciais que a escola ou universidade oferece. Caso escolha uma universidade, considere as oportunidades acadêmicas, ambiente da universidade, vida no campus e bolsas de estudo disponíveis. 

O LAIOB oferece um processo seletivo para bolsas na Ohio University. Aproveite a oportunidade para ver como se candidatar!

4. Entenda o que cada curso oferece

Para chegar ao destino com as expectativas corretas, é fundamental conhecer bem o curso que cogita escolher. Portanto, verifique as disciplinas e certificações oferecidas, além de visitar o campo e laboratórios.

Entenda a fundo todos os benefícios que você terá com o programa. Dessa maneira, será mais fácil escolher um curso que se encaixe em tudo que você deseja, sem erro!

5. Considere os custos e período de duração

Existem programas de estudos no exterior para todos os bolsos e disponibilidades. Por isso, defina quanto tempo você poderá se dedicar ao curso — se vai fazer nas férias ou cogita dedicar mais tempo. 

O próximo passo é fazer o orçamento. Caso o curso ultrapasse esse valor, procure as opções de bolsas de estudo.

6. Prepare os documentos

Não se esqueça de verificar os documentos necessários para fazer os programas de estudo no exterior. Afinal, cada país possui exigências específicas. 

Se o destino escolhido for América do Sul, você precisará apenas do RG com emissão igual ou inferior a 5 anos. Caso escolha os Estados Unidos, por exemplo, você precisará de um visto que depende da quantidade de horas estudadas por semana. 

Após entender alguns pontos para escolher o programa que combine com você, tenha certeza que o LAIOB estará presente a todo momento e te ajudará em cada passo para viver da melhor maneira esta experiência. Qualquer dúvida é só chamar!