Existem três etapas para conectar pessoas aos valores de uma organização: operacionalizar valores, viver valores e comunicar valores. Valores organizacionais representam tudo aquilo que é realmente importante em uma empresa: quem vive e entende cada um deles sabe tomar decisões mais rapidamente e se mostra mais comprometido com essa missão.

Contudo, grande parte das companhias se importa apenas com isso e se esquece de que os valores pessoais são igualmente importantes. Esse termo, inclusive, é motivo de muitas discussões arrastadas, pois cada perfil se comporta de uma maneira diferente. Com isso, os profissionais de RH por vezes não sabem exatamente o que fazer diante desse cenário.

E então, o que fazer com eles e como trabalhar para que se desenvolvam? É o que você vai descobrir com a leitura desse artigo. Vamos lá?

Qual é a definição de valor pessoal?

De maneira simples, pode-se dizer que a definição de valor é “o julgamento de alguém a respeito daquilo que é importante em sua vida”. Não há segredo! Para exemplificar, veja esse exercício realizado por três estudantes que fizeram sua própria lista de valores.

  • Estudante 1: criatividade, individualidade, curiosidade
  • Estudante 2: autoconfiança, sucesso, autonomia
  • Estudante 3: ensinamentos, aventura, excelência

Em uma conversa para compartilhar seus valores pessoais, todos ficaram impressionados ao perceber como as respostas eram divergentes e refletiam diferentes tipos de trabalho que estavam considerando.

Cada um estava procurando por oportunidades de emprego que fossem correspondentes a essas expectativas. Se elas são articuladas antes que a busca seja iniciada, de forma clara e intencional, as chances de encontrar o trabalho certo aumentam consideravelmente.

Como traçar seus próprios valores pessoais?

A tomada de decisões baseada em valores permite que você crie um futuro que representa profundamente quem você realmente é. Ela cria as condições que permitem que a autenticidade e a integridade daquilo que você quer floresçam. Se você estiver interessado em identificar seus valores pessoais e desenvolver essas condições, esse processo pode ajudar:

Passo um

Pense em um ou mais:

  • Memórias de infância favoritas
  • Ocasiões em que você tomou uma decisão difícil e agiu de acordo
  • Momentos em que você se sentiu orgulhoso
  • Empregos, experiências ou momentos de sua vida que você se sentiu frustrado
  • Experiências desafiadoras e como você conseguiu superá-las
  • Empregos, projetos ou equipes com as quais você esteve alinhado
  • Ocasiões em que você se sentiu bem consigo mesmo

Reflita sobre cada uma dessas experiências. Considere pedir a um amigo ou colega que ouça você contar as histórias delas para que elas possam ajudá-lo a identificar seus temas.

Passo dois

Depois de identificar os temas, procure de três a cinco palavras que reflitam esses temas. Dê a cada palavra uma definição que seja significativa para você.

Passo três

Operacionalize seus valores pessoais, completando esta declaração: Quando eu estiver vivendo esses valores, as pessoas vão me ver… de que maneira?

Passo quatro

Viva seus valores consistentemente, perguntando a si mesmo: “Essa decisão/ação/comportamento reflete meu valor… de que forma?”

Passo cinco

Comunique seus valores compartilhando as palavras que você escolheu, suas definições e como você vive cada uma com colegas, amigos e familiares. Quando você tomar uma decisão, seja transparente sobre como seus valores a influenciaram.

Bônus: Se você realmente quiser entrar nesse processo, peça às pessoas que o responsabilizem pelos valores que você escolheu, informando sempre que você deixar de agir de acordo com eles.

Qual é a sua real importância?

Determinar seus valores pessoais contribui para que você tenha um entendimento maior sobre como melhorar suas qualidades e aplicar suas forças do jeito certo. A partir disso, fica mais fácil alcançar seus principais objetivos e continuar seu caminho com mais segurança. Mas esses não são os únicos benefícios de investir nessas descobertas.

Reconhecer valores é ter mais motivação na rotina e a ter a mente mais clara diante de situações e ações mais delicadas. É também uma forma de obter mais autoconhecimento e entender melhor a sua personalidade. Quando se tem um valor bem definido, viver uma vida plena e satisfatória dentro e fora do trabalho é uma realidade totalmente possível de vivenciar.

Além disso, é uma ajuda a mais na habilidade de perceber de onde surgem nossos conflitos e identificar a melhor maneira de solucioná-los. De maneira geral, é um jeito de levar uma vida mais equilibrada e realizar suas atividades sempre do melhor jeito.

E a reputação profissional, como fica?

A definição de bons valores pessoais está diretamente ligada à sua reputação profissional. É através deles que você será reconhecido por seus colegas de trabalho, parceiros profissionais e até mesmo clientes. Eles são a base estrutural de sua imagem, pois transmitem seus princípios éticos e que atua de acordo com aquilo que realmente pensa.

Uma reputação positiva significa não só respeito e admiração, mas também resultados. Com você terá no que se apoiar, conseguirá impulsionar sua carreira a um novo nível, mais alto e mais satisfatório. E essa postura vale tanto para empreendedores quanto para profissionais já contratados em uma organização.

Tomar decisões éticas é estabelecer seu sucesso a longo prazo. Lembre-se de que não ser fiel a si mesmo pode não trazer prejuízos imediatos, mas fazem um grande estrago em um futuro próximo. Não pense apenas em fazer dinheiro fácil, mas em realmente transmitir sua essência para traçar seu caminho profissional.

Um profissional inteligente está sempre de olho naquilo que está por vir e entende que suas ações têm consequências. Por isso, é indispensável colocar esses valores em prática para que sua imagem não demore anos para se formar. Quanto mais esforço for aplicado nessa transformação, mais frutos serão colhidos por sua trajetória dentro de qualquer empresa.

Procure por companhias que valorizem aquilo a que você se propõe. Assim, você consegue trabalhar sempre conforme suas premissas, consegue ser bem-sucedido e dentro de um ambiente que respeite isso. Afinal, eles estarão bem alinhados com os valores organizacionais e tudo pode fluir muito melhor.

Você já tinha parado para pensar a respeito de valores pessoais? Considera que os seus estão bem definidos ou tentará colocar as etapas do processo de criação em prática? Compartilhe suas conclusões e experiências aqui embaixo, nos comentários!