Empreendedores e profissionais da área de marketing têm acesso a um vasto conteúdo sobre esse assunto na internet. De fato, sites e blogs voltados para o setor abrigam inúmeras informações importantes, mas às vezes isso pode ficar um pouco cansativo. Ler e escrever sempre a mesma coisa faz com que a inspiração fique de lado e o interesse seja quase nulo.

No entanto, é indispensável estar sempre atualizado e na ativa quando se trabalha no ramo. Afinal, o pensamento do consumidor muda a todo momento e a empresa precisa segui-lo, além de acompanhar tendências e se preocupar com inovação. Então, onde mais é possível encontrar mensagens e experiências que sirvam como aprendizado e fonte de conhecimento?

A resposta está nos famosos TED Talks. E aqui está uma lista completa com algumas dessas palestras em vídeo altamente recomendadas para você.

Malcolm Gladwell – “Choice, Happiness, and Spaghetti Sauce”

Neste TED, o escritor Malcom Gladwell, responsável por inúmeras obras sobre empreendedorismo e negócios, faz uma analogia entre marketing e molho de spaghetti para explicar a história de Howard Moskowitz. Esse pesquisador foi o grande responsável por demonstrar a importância de se colocar a opinião do consumidor em evidência, como forma de explicar por que fazer escolhas é tão importante. Principalmente, é claro, na área dos negócios, onde é fundamental convencer o cliente de que seu produto ou serviço é mesmo o melhor para ele.

Seu conceito surgiu quando ele trabalhou com a empresa Prego, uma marca de molhos para massas da famosa Campbell Soup Company, aquela, das sopas de tomate enlatadas. Gladwell, então, aproveita também essa narrativa para inserir algumas concepções que ligam a questão da escolha e da opinião com a felicidade, tanto do cliente quanto do empreendedor, já que ambos estão indiretamente relacionados.

Renny Gleeson – “404, The Story of a Page Not Found”

Todo mundo, ao buscar por algum termo na internet, já se deparou com a famosa página erro 404. Ou seja, um sinal de beco sem saída. Esse também se transformou na sigla utilizada por algumas empresas para alertar seus usuários de que eles tentaram encontrar algo inalcançável. Por outro lado, apesar de drástico, as coisas não precisam ser exatamente dessa forma, e é isso que Renny Gleeson comenta em seu TED sobre marketing.

Sua proposta é frisar que um erro, neste caso, uma página de erro, também pode se transformar em uma oportunidade. Ele ilustra sua afirmação com alguns momentos essenciais vividos por marcas famosas e mostra como elas construíram sua imagem com base nessas vivências específicas. Os exemplos dados e a explicação do palestrante são realmente inspiradores para quem se encontra em uma situação complicada nos negócios e precisa dar a volta por cima.

Sheena Iyengar: “How to Make Choosing Easier”

Sem dúvidas, um dos maiores dilemas de um consumidor está em realizar uma escolha diante de vários produtos de marcas diferentes em uma prateleira. Você, com certeza, já passou por isso, porque mesmo que seja um profissional de marketing, é também cliente de empresas. E talvez saber que isso realmente acontece torne ainda mais desafiador o processo de se inserir na mente de quem tem esse tipo de dúvida.

Neste TED, Sheena Iyengar fala a respeito de uma pesquisa sobre a consequência de dar muitas opções a alguém. Ela explica que variedade é interessante, mas não quando fica excessiva e que uma sobrecarga de modalidades pode simplesmente ser um fracasso. Para evitar que isso aconteça, expõe quatro técnicas importantes para serem usadas e facilitar o momento da escolha e ensina a adaptá-las à realidade da sua empresa, de modo a conseguir mais assertividade nas ações propostas logo de primeira.

Joseph Pine – “What Consumers Want”

Em cada momento da história da economia, os consumidores pediram por coisas diferentes. No período econômico industrial, com a produção em massa em alta, a meta era sempre garantir preços mais baixos e assim atingir o maior número de pessoas possível com os produtos. Em sequência a esses acontecimentos, a economia mudou bastante e agora as empresas se preocupam muito com a qualidade do que oferecem.

E mais. Joseph Pine explica, neste TED, o conceito de economia de experiência, muito comum hoje em dia. Tudo precisa ser inovador, único e autêntico, porque somente dessa maneira é possível alcançar o sucesso perante tanta competitividade. E é isso que este empreendedor ensina a fazer, em uma palestra objetiva, mas pautada em conhecimentos práticos que você pode colocar em ação assim que finalizar o vídeo.

Seth Godin – “How to Get Your Ideas to Spread”

Lembra do velho ditado “se você quer agradar a todos, acaba por não agradar ninguém”? É sobre isso que Seth Godin fala em seu TED, para ajudar empreendedores a desenvolverem ideias que passe mensagens claras e objetivas a seu público. Do contrário, é provável que elas jamais alavanquem ou se mantenham vivas no mercado por muito mais tempo, o que não é difícil, já que as tendências e novidades de vários setores se transformam em curtos períodos.

Ele também explica sobre métodos tradicionais de transmissão de ideias e porque seu apelo não tem tanta relevância hoje em dia. Por outro lado, o marketing de nicho ganha espaço e é considerado uma excelente estratégia para se investir. Vale a pena se dedicar a essa palestra se você precisa de um direcionamento como este para segurar de vez a sua empresa.

É fácil perceber que trabalhar com marketing representa enfrentar uma série de desafios mercadológicos e derrubar todos os obstáculos que surgem na mente ágil e repleta de informações de um consumidor. É normal se sentir desanimado diante de toda essa movimentação e por isso todos esses TEDs sobre o assunto não devem sair da sua lista de reprodução. Em algum momento, eles serão a luz que você precisava para iluminar um caminho que a princípio parecia complicado para se percorrer. Então, aproveite!

Esse conteúdo foi interessante para você? Então curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros artigos e informações também interessantes para auxiliar em sua jornada profissional.