A produtividade é um dos aspectos desejados por qualquer empreendedor. Conseguir atuar com eficiência significa ter mais resultados e, em última análise, até se destacar da concorrência. Ao mesmo tempo, é preciso vencer elementos como a procrastinação e a perda de ritmo.

Para isso, os profissionais recorrem a todo tipo de recurso: listas de tarefas, aplicativos especiais e fluxos de trabalho. Um fator que ainda é pouco explorado, entretanto, é a definição de características do ambiente de atuação. O visual do escritório ou do home office tem influência e deve ser selecionado corretamente.

Quer conhecer uma das mais incríveis possibilidades recentes para produzir mais? Entenda o papel das luzes coloridas para que empreendedores permaneçam produtivos.

A influência psicológica das cores

As nuances têm mais do que apenas um senso estético. De acordo com a psicologia das cores, cada tom é capaz de despertar uma sensação diferente nas pessoas.

É por isso que, no processo de branding e de identidade visual, é tão importante fazer as escolhas certas. Selecionar o tom adequado para a marca pode fazê-la decolar e ter maior presença no mercado.

Para garantir a produtividade, elas também têm impactos. Ao serem aplicadas no ambiente de trabalho, alteram o nível produtivo.

Tons frios de verde e azul e de cores naturais, como bege, aumentam o foco e a eficiência. Ao mesmo tempo, são capazes de estimular uma abordagem de bem-estar. Já nuances quentes, como o vermelho, indicam aspectos que exigem paixão ou atenção. O amarelo, por sua vez, está ligado a uma sensação refrescante e de inovação.

O papel do projeto de iluminação

Na hora de incluir as cores no ambiente de trabalho, é possível recorrer a várias possibilidades. Comumente, pensa-se em pintar ou decorar as paredes com os tons desejados.

O problema é que isso diminui a versatilidade e o dinamismo de acordo com as necessidades do negócio. Afinal, qualquer troca exigirá investimentos volumosos de tempo e de dinheiro.

Para lidar com tal questão, o melhor é recorrer a um sistema de iluminação. É possível utilizar, por exemplo, as lâmpadas LED com uma iluminação azulada intensa ou as incandescentes com iluminação amarelada. Cada uma tem o seu lugar e pode ser aplicada em busca de resultados melhores.

Porém, os impactos são otimizados de verdade ao adotar a lâmpadas inteligentes. Agora, é possível utilizar bulbos que mudam de cor de acordo com as necessidades e preferências de cada empreendedor.

A importância da automação no projeto de iluminação

Mais do que apenas recorrer a lâmpadas que trazem diversas alternativas, vale a pena considerar a possibilidade de automatização. O uso de sistemas inteligentes é uma ótima alternativa para unir conforto, inovação e personalização.

Há, por exemplo, as lâmpadas que são programáveis e/ou controláveis à distância. Por meio de apps, de controles remotos, da internet ou do Bluetooth, o empreendedor pode definir qual é a configuração exata que ele deseja para o seu sistema de iluminação.

Além de variar nos tons, é viável modificar a intensidade ou até a forma como a luz é apresentada. É um ótimo jeito para garantir um escritório sempre diferente, sem ter a necessidade de fazer reformas ou de ter gastos extras.

Também existe a questão da conveniência. Apenas alguns toques são suficientes para dar outra cara para o ambiente. Assim, os resultados são bem melhores, sem que haja, justamente, a perda de produtividade.

As soluções personalizadas

Além dos demais benefícios, o uso de uma solução inteligente de luzes coloridas oferece total personalização. São milhões de combinações entre cor e intensidade, o que faz com que cada empreendedor encontre a configuração ideal para o trabalho.

Isso não apenas traz individualidade e personalidade, mas permite trabalhar as próprias preferências. Cada um, então, escolhe o que faz sentido para o próprio corpo e para a sua realidade.

Com um investimento inicial, já é possível colher os primeiros resultados. Com a adaptação de acordo com cada exigência, há a otimização dos números.

Os reais impactos das luzes coloridas

Deu para notar que as cores mudam a performance no ambiente de trabalho. Para muitos empreendedores, isso permite atingir um desempenho melhor sobre a produtividade.

Porém, convém entender que o aumento não é automático e nem tão intenso. Fazer esse investimento não significa que, com as luzes coloridas certas, um profissional nunca mais vai procrastinar ou errar. O processo produtivo ainda está ligado aos ciclos do corpo, como o circadiano (ou relógio biológico) e o ultradiano.

Esse último, inclusive, é responsável por criar períodos de máxima atenção. Uma vez que o tempo é ultrapassado, há uma natural queda de performance. As luzes coloridas não são capazes de mudar isso de forma definitiva, mas servem como um elemento extra para conquistar um desempenho melhor.

Elas podem, inclusive, ser conjugadas a soluções complementares. Há aplicativos que ajudam a diminuir a intensidade da luz do computador conforme a noite surge. Para quem trabalha em home office, é a chance de ir se desligando aos poucos, o que ajuda o sono.

O fato é que o aumento de produtividade depende de cada empreendedor. O recomendado é fazer testes para compreender o que funciona para cada pessoa. Como ainda é necessário realizar muitos estudos biológicos e psicológicos, é possível que as orientações quanto às cores mudem com o tempo.

A decisão sobre a viabilidade do investimento

Apostar em luzes coloridas é, certamente, uma alternativa muito mais barata do que investir em reformas completas no ambiente de trabalho. Práticas, as cores podem ser mudadas quando é selecionado um sistema inteligente e personalizável.

No entanto, é preciso decidir se isso vale a pena para a sua atuação. Se quiser testar novos meios de incrementar a produtividade ou se desejar se divertir com a possibilidade, o investimento é uma boa alternativa.

Apenas não se esqueça de que esse é somente um complemento — e não uma solução definitiva. Então, é fundamental conjugar essa escolha a outros métodos para garantir a produtividade.

As luzes coloridas são uma novidade bem-vinda no mundo dos negócios, já que têm ajudado a produtividade dos empreendedores. Para obter os melhores impactos, vale investir em uma possibilidade personalizável e automatizada.