A realização profissional é muito importante na vida de qualquer pessoa. Pois é no trabalho que passamos grande parte do nosso dia, e fazer com que este seja agradável é um dos segredos para ter uma vida feliz!

Por isso, a escolha da carreira profissional é fundamental! Considerar o seu dom, sua paixão e também as tendências do mercado de trabalho serão essenciais para se tornar um profissional satisfeito e realizado.

Para ajudar neste processo de decisão que pode ser intuitivo para uns, mas muito difícil para outros, reunimos aqui dicas com as profissões mais promissoras para os próximos anos. Veja só:

Gerente/Coordenador de Plataformas Web ou Mobile

Lidera equipe de desenvolvedores de aplicativos, ferramentas web, visa aproximar o usuário da marca ou empresa.

Perfil para o cargo: Para web, conhecimento no desenvolvimento em Java, Groovy, entre outras tecnologias. Para mobile, conhecimentos IOS e Android, principalmente.

Por que estará em alta: Existe uma tendência na maioria dos setores da economia (incluindo financeiro, varejo, bens consumo, entre outros) da migração do ponto de venda e do relacionamento com clientes para plataformas on-line e de e-commerce.

Gerente Tributário

Garante que a sua empresa está em dia com as obrigações fiscais, dá suporte a áreas internas em consultoria tributária e mantém foco no estudo de incentivos, regimes especiais e novas legislações com o objetivo de reduzir a carga tributária e aumentar a eficiência do negócio.

Perfil para o cargo: Formação em Ciências Contábeis ou Direito, com especializações em direito tributário e bom domínio do inglês. Passagem por consultorias big four (grupo das quatro maiores empresas contábeis especializadas em consultoria: EY, PwC, Deloitte e KPMG) é um diferencial.

Por que estará em alta: Com o atual governo mirando aumentar a arrecadação dos impostos, somado as frequentes alterações na legislação brasileira e novos projetos em fase de implementação (como o e-Social), a expectativa da Michael Page é que esta área continue em alta no radar das empresas.

Controller

Acompanha toda a operação da empresa sob o ponto de vista financeiro, cria relatórios e indicadores, além de liderar os relatórios dos números para a matriz e/ou acionistas.

Perfil para o cargo: Graduado em Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia (para estas duas últimas formações, é fundamental desenvolver base contábil técnica ao longo da carreira).

Por que estará em alta: O cenário incerto da economia brasileira demandará maior precisão de informações e fará com que as matrizes (ou acionistas) fiquem mais próximas às operações em nosso país.

Advogado Especializado em Arbitragem

Usa um método e um ambiente alternativos ao Poder Judiciário, que oferecem decisões mais ágeis e técnicas para a solução de controvérsias entre empresas, por exemplo.

Perfil para o cargo: formação em direito, pós-graduação na área de arbitragem. Um grande diferencial é a formação em escolas no exterior, segundo Fabio Salomon e Bianca Azzi.

Por que está em alta: em meio a tantas divergências que surgem a partir do descumprimento de obrigações e compromissos por parte de empresas, soluções mais rápidas como as que ocorrem na opção pela arbitragem são interessantes.

Tenha mente também que nada precisa ser para sempre! Quando achar que não está no caminho, dê meia volta e comece de novo! Nunca é tarde para fazer o que se ama!