2017 já se despediu enquanto 2018 entrou com tudo! E, se por acaso, você sentiu um desanimo ao ler a primeira frase deste texto, atenção, este post é para você.

Chega de ficar cansado! Tenha como metas para o próximo ano: não ficar sonolento durante o dia, dormir mais horas por noite, ter energia para novas atividades e muita disposição durante os próximos 12 meses.

Para ajudar você, reunimos aqui algumas dicas essenciais que, podem até parecer clichê, mas vão elevar (e muito!) a qualidade do seu dia e, com certeza, farão de você uma pessoa ainda mais produtiva.

Estabeleça horários: nosso corpo é regido pelo ciclo circadiano, o famoso relógio biológico, que é programado para organizar as funções corporais sempre em 24 horas. Daí a importância da rotina. Dormir tarde, por exemplo, atrapalha a frequência do corpo e resulta em falta de disposição para acordar cedo.

Faça pausas durante o dia: e alongue os braços, pernas, ombros e costas. Se conseguir, pare no meio do dia e cochile por 15 minutos. Segundo especialistas, a prática pode favorecer na disposição e também na criatividade.

Mantenha a postura: ao sentar, apoie os pés no chão e deixe a coluna reta.

Respire corretamente: e também respire fundo. Isso ajuda a controlar a ansiedade, além de afastar medos e pensamentos negativos.

Antes de dormir, faça uma pausa e relaxe: médicos argumentam que trabalhar, assistir televisão, navegar na internet e utilizar smartphones, por exemplo, excitam a mente e fazem com que o cérebro não relaxe adequadamente. Para a hora de dormir, a dica é relaxar ao som de uma música tranquila ou com a leitura de um livro.

Use a cama apenas para dormir: seu organismo precisa reconhecer a cama como um lugar de descanso. Do contrário, você pode dificultar a chegada do sono no horário correto, o que pode ocasionar insônia.

Por falar em insônia, uma dica para quando não conseguir dormir: se você estiver há mais de 15 minutos tentando dormir e não conseguir, saia da cama e encontre uma atividade relaxante para fazer até o sono voltar.

Diga não ao botão soneca: sono fracionado é sono sem qualidade. Por isso, o ideal é programar o despertador para o horário certo e acordar assim que ele tocar.

Faça exercícios: de preferência pela manhã. A atividade física eleva a temperatura do corpo, o que ajuda a despertar (o corpo relaciona o frio ao sono). Então, fica aqui uma dica para acordar bem e ainda manter a forma.

Nunca pule o café da manhã: é essa a refeição mais importante e também a que garante energia para o resto do dia.

Beba muita água e beba também algo gelado: mais do que se manter hidratado, a baixa temperatura ajuda a despertar.

Nada de álcool antes de dormir: aquela velha história de beber para relaxar antes de dormir pode ser uma grande cilada. Ao ingerir bebidas alcoólicas e, na sequência, ir para a cama, você aumenta a probabilidade do seu corpo acordar quando terminar de digerir o álcool, o que provavelmente acontecerá no meio da noite. Além disso, sob o efeito do álcool, seu corpo não diminui a atividade do sistema nervoso, o que resulta em cansaço no dia seguinte.

Vale também deixar aqui um aviso sobre os energéticos: não se engane! Seu corpo precisa de descanso diário.

Expresse os sentimentos negativos: pode ser conversando com um psicólogo, amigo, parente, ou até mesmo escrevendo. O que vale é liberar a ansiedade e a negatividade do corpo.

Faça coisas diferentes: novas atividades estimulam o cérebro e ajudam sair da zona de conforto. Então, que tal botar em prática aqueles planos que em 2017 não saíram do papel? Para fechar com chave-de-ouro, a dica é embarcar para um país diferente e carimbar o currículo com as melhores universidades dos Estados Unidos. E aí, que tal embarcar nessa em 2018? Clique aqui e conheça todos os cursos oferecidos pelo LAIOB.