Israel não é um país grande, mas hoje é uma das nações mais empreendedoras e inovadoras em todo o mundo. A região é palco para o desenvolvimento de startups globais, como o Waze, e mesmo com cerca de 60% de seu território coberto pelo deserto, se mostra uma prova do que se pode construir com poucos recursos.

Hoje, esse polo tecnológico não para de crescer e está repleto de boas perspectivas para o futuro. Diante de um cenário hostil e descrente a respeito de sua capacidade, Israel surpreende ao derrubar concorrentes e ao trabalhar sem margem para errar. Tudo isso contribuiu para que o perfil do empreendedor por lá conservasse características bastante expressivas e diferente de qualquer outro local.

Quer conhecê-las? Então acompanhe o artigo para descobrir também como elas são colocadas em prática e se inspire para mudar sua maneira de enxergar o universo do empreendedorismo.

Ter bastante determinação

Um dos valores empreendedores mais disseminados em Israel é a determinação. Ou seja, é garantir que a missão estabelecida será cumprida ao final de um prazo, independentemente de meios utilizados para essa conclusão. A região, que enfrenta períodos de guerra e exige de seus jovens treinamento militar extenso, faz com que essa premissa esteja intrínseca no perfil do empreendedor israelense.

Manter essa característica em pleno desenvolvimento é o que permite que esses empreendedores consigam permanecer preparados para os desafios de um mercado cada vez mais competitivo. Sua visão de mundo é muito mais ampla e permite um pensamento realmente voltado para a necessidade de inovação. Ser determinado, ali, não significa somente chegar ao fim de um caminho, mas encontrá-lo e percorrê-lo de maneira satisfatória.

Demonstrar capacidade para fazer mais do que o planejado

Sim, cumprir aquilo que foi prometido é indispensável para o perfil do empreendedor em Israel. Mas o que o torna ainda mais especial é a capacidade de ir além daquilo que foi planejado. Isso significa saber lidar com impasses, imprevistos e mudanças súbitas, sem encarar qualquer uma dessas coisas de forma negativa.

Em uma região tão atribulada por guerras e conflitos, quem vive por lá aprende desde cedo a enxergar qualquer obstáculo como uma verdadeira oportunidade. Outra questão dentro deste importante ponto é o fato de estar sempre disposto a ir além. Se algo já é bom o suficiente, por que não o deixar cada vez melhor? Nasce aí o dom único da inovação nesse país, que hoje é pioneiro no desenvolvimento de diversas tecnologias e propostas.

Questionar, sempre

A religião predominante em Israel é o judaísmo, conhecida por incentivar que seus devotos questionem. Essa cultura é aplicada também na realidade do empreendedorismo, onde os profissionais têm total liberdade para questionar qualquer modelo de trabalho existente. E a preocupação em perguntar e ter curiosidade sempre em alerta é que cria um ambiente próprio para inovação.

O perfil do empreendedor aqui também inclui ter um pensamento a nível global, para solucionar problemas de toda a humanidade. Em Israel, as pessoas estão reunidas em um propósito maior, que visa todo o futuro de um planeta e que envolva a todas as nações, com o máximo de igualdade possível. Com toda a dificuldade em sua história, esse país tem uma meta bastante clara de transformar o mundo.

Continuar a estudar e a se desenvolver

Os maiores destaques da tecnologia israelense estão em energia limpa, biotecnologia e segurança. Essas são áreas extremamente complexas e que demandam muita pesquisa. Por este motivo, o perfil do empreendedor em Israel inclui uma dedicação permanente aos estudos e ao desenvolvimento de seus conhecimentos e capacidades. Os governantes do país já perceberam que a formação educacional influencia nesse âmbito e não poupam investimentos em universidades e instituições de ensino.

Para se ter uma ideia, quatro universidades da região estão listadas entre as 150 melhores do mundo todo. Seis prêmios Nobel já foram conquistados por israelenses. Estudar é uma ação muito valorizada entre quem deseja empreender. Portanto, se você pretende realmente conquistar um espaço por lá, saiba que será preciso manter estudos em dia e permanecer sempre atualizado através de cursos, workshops, imersões e outras experiências que agreguem mais conhecimento.

Manter a disciplina em qualquer situação

Em Israel, os jovens são obrigados a enfrentar o serviço militar. Muitos deles, quando saem, decidem empreender e levam consigo uma característica indispensável para o perfil empreendedor de Israel: a disciplina. Eles estão acostumados a lidar com a pressão, pois enfrentam situações de combate e de sobrevivência, então sabem lidar com imprevistos e desafios muito bem.

Boa parte deles também opta por fazer um mochilão por outras partes do mundo, para ampliar seu leque de experiências. Então, imagine o quanto o empreendedor israelense demonstra maturidade diante das mais diversas oportunidades que aparecem em seu caminho. Esse é um traço de personalidade que muitos de nós já demonstramos, mas que, em comparação a esses empreendedores, ainda precisamos desenvolver e aperfeiçoar muito mais.

Ser otimista e confiante

Mesmo com uma história árdua, o povo de Israel é bastante otimista. No cenário empreendedor, se manter positivo é um incentivo e tanto para tomar decisões certas, nos momentos certos, sem medo de arriscar. Afinal, o que poderia dar tão errado assim que não pode ser consertado, refeito, recomeçado? É assim que essas pessoas pensam, de forma valorosa, para evidenciar seu instinto de sobrevivência válido também para o mercado.

Fracassar ao empreender não é nada além de mais uma etapa a ser enfrentada e solucionada. Os israelenses são corajosos, conhecedores do território competitivo de seu mercado e confiantes nos recursos que têm em mãos para corrigir qualquer falha que porventura surgir.

Israel demonstra ser uma nação próspera e que tem tudo para crescer ainda mais nos próximos anos. Vale a pena acompanhar seus movimentos para ter uma ideia do que está para acontecer e também para ficar de olho em tendências aplicadas pelos empreendedores do país. Com inspiração no trabalho do que eles fazem, podemos tirar inúmeras lições para aplicar também em nosso cotidiano de trabalho e em nossas próprias empresas.

E você, tem alguma das características e qualidades do perfil do empreendedor em Israel? Qual delas você julga como a mais importante? Comente e participe do vlog.

Quer saber mais sobre ISRAEL e seu ambiente de inovação? Assista o episódio no LAIOB TV POCKET e veja!