Muita gente tem o sonho de estudar fora do Brasil, mas não pode interromper a rotina por muito tempo para viajar. Se este é o seu caso, nada de desistir: a sua solução está em fazer um curso de curta duração no exterior. Por um período de tempo menor, você tem acesso a um ensino intensivo e retorna ao nosso país com o currículo turbinado e muitos conhecimentos para aplicar e compartilhar.

São diversas opções nesta modalidade de estudos: especializações, programas de extensão e imersões, como em Israel e no Vale do Silício, são apenas algumas delas. O processo seletivo para a matrícula costuma também ser mais simples do que em cursos mais longos, e prioriza a fluência em língua estrangeira. Mas, mesmo que todo o processo para ingresso seja acessível, algumas dúvidas ainda podem permanecer.

Entre elas está a seguinte: quais são as vantagens e desvantagens de um curso mais curto? Se você depende desta análise para tomar a decisão de fazer este investimento, é hora de ler este artigo com atenção. Vamos lá?

As vantagens de fazer um curso de curta duração no exterior

As vantagens de fazer um curso de curta duração no exterior são muitas. Mas, com tantas informações recebidas ao aplicar por um intercâmbio, algumas delas podem passar batido e serem deixadas de lado na hora de fazer as devidas considerações.

Não deixe que isto aconteça com você. Leia com atenção cada item abaixo e veja quais são os mais importantes em sua opinião, para encontrar um equilíbrio ao realizar essa viagem.

Imersão intensa no conteúdo

Os cursos de curta duração mais populares levam de 1 ou 2 semanas. Em alguns casos, pode durar até 7 semanas, mas ainda assim este é um período bastante curto. E, por este motivo, a imersão no conteúdo passado nas aulas é intensa.

É comum que os estudantes participem de atividades em tempo integral, pois elas incluem visitas a empresas, repasse de teoria e simulações de prática. A metodologia ensinada é própria para que haja total absorção e entendimento das disciplinas, de modo que o estudante retorne afiado ao mercado de trabalho.

Estímulo ao domínio de idioma

Normalmente, todas as aulas de cursos curtos fora do Brasil são ministradas em inglês. Então, mesmo que você já tenha fluência significativa no idioma, será possível aumentar ainda mais o seu nível de conhecimento, pois é fundamental ter atenção para compreender tudo o que é falado durante as aulas.

Em cursos próprios para aprender a língua, você conseguirá manter conversas com mais naturalidade e aprender o uso correto de expressões bastante usadas formal e informalmente. Já em cursos de cunho profissional ou acadêmico, o foco é direcionado para o vocabulário técnico de sua área de atuação.

Desenvolvimento de disciplina

Você iniciará este modelo de curso ciente de que tem pouco tempo para aprender muito. Ou seja, já estará condicionado a manter a disciplina em dia para não atrasar os estudos ou se perder durante as aulas.

Essa disciplina refletirá de forma extremamente positiva em sua vida, mesmo após a conclusão das aulas: sua atuação no trabalho apresentará muitos resultados positivos, e mesmo na vida pessoal você terá muito mais determinação para realizar projetos e cumprir metas.

Compromissos no Brasil podem ser mantidos

Um intercâmbio de longo prazo pede que você abra mão de diversas coisas. Alguns compromissos deverão ser adiados, o afastamento do trabalho é inevitável e muitos planos precisam ser reestruturados. Um curso de curta duração no exterior é muito menos exigente quanto a essa questão. Você pode, por exemplo, usar suas semanas de férias para realizá-lo.

Se não for possível, renegociar um prazo com seu chefe será muito mais fácil, já que o tempo de ausência não é grande. O que tiver que ser remarcado não precisará esperar tanto tempo para acontecer e a saudade da família e dos amigos é mais fácil de ser administrada.

As desvantagens desse tipo de programa

Tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo. E embora fazer um curso de curta duração no exterior tenha muito mais vantagens e desvantagens, é também importante pensar a respeito dos fatores que não são tão interessantes assim. Um deles pode até mesmo ser determinante para que sua rota seja traçada ou ganhe um rumo diferenciado.

Portanto, acompanhe os próximos tópicos para ajustar seu planejamento de viagem.

Gastos e finanças

É preciso realizar uma pesquisa muito bem-feita junto às agências de viagem e instituições de ensino. Por vezes, o preço de um curso curto acaba saindo mais caro do que um intercâmbio longo porque as finanças ficarão concentradas em um período menor e terão uma saída muito mais rápida. Os tipos de atividades ofertados também agregam um pouco mais de valor no pacote, pois exigem uma estruturação mais específica para que funcione bem.

Contudo, não se esqueça de ver a possibilidade de bolsas de estudos. Mesmo em um curso mais rápido, a opção é ofertada por algumas universidades e podem resolver de vez o seu problema. E, é claro, lembre-se que mesmo com o investimento maior, o retorno futuro será extremamente gratificante.

Menos tempo para passeios e lazer

De fato, o foco de estudar fora é mesmo o aprendizado. Mas não há sentido em viajar para outro país e não conhecer seus pontos turísticos, costumes e comidas típicas. É claro que em um curso de curta duração no exterior você terá tempo para isso: a única desvantagem é que ele será menor. Você passará a maior parte de seu dia na escola e talvez esteja muito cansado para se divertir em alguns momentos livres.

Mas não deixe que isto impeça o aproveitamento de sua viagem! Quem sabe você não se programa para retornar em breve ou mesmo aumenta o seu período de estadia para estudar mais e ainda passear?

Contato mais rápido com costumes e colegas

Se você pretende se aprofundar nos costumes do país de destino, lembre-se de que talvez não dê tempo de ir tão além neste quesito. E, apesar das possibilidades de estabelecer networking com seus colegas, os laços de amizade e proximidade podem não ser tão estreitos assim.

É claro que, hoje em dia, este último fator não é exatamente um problema. Com as redes sociais, tudo pode ser resolvido facilmente e, quem sabe, propostas mais elaboradas para trabalho acabem surgindo.

Estas são as principais vantagens e desvantagens de um curso de duração no exterior. Alguma delas chama mais sua atenção? Acha que falta alguma dica importante nesta lista? Tem algo a acrescentar por experiência própria? Não deixe de comentar abaixo e ajudar nosso conteúdo a ficar ainda mais interessante!