O mercado tem enfrentado diversos desafios quando o assunto é marketing. Hoje, as empresas precisam se adaptar a internet, uma vez que o público em geral marca presença em peso por lá. Mas é preciso ir muito além de simplesmente manter uma página no Facebook ou um feed bonito e chamativo no Instagram. As pessoas pedem muito mais do que isso para permanecerem fiéis a uma empresa.

É fundamental cativar consumidores e clientes em potencial com o máximo de inovação possível. Afinal, este é o verdadeiro segredo ligado ao empreendedorismo. Para se dar bem em meio a tantas novidades, portanto, conhecer os novos formatos de mídia digital é o primeiro passo. Assim, será possível definir quais se encaixam melhor no perfil do seu negócio e utilizá-la de maneira eficiente.

Neste artigo, você confere uma lista com as principais abordagens sobre o tema que são tendência para os próximos anos. Leia com atenção e se mantenha bem informado para fazer bom uso de tudo o que está ao seu alcance!

Produção estratégica de conteúdo

Produzir conteúdo não é mais apenas postar imagens e legendas nas redes sociais. Agora, ela é volta para as estratégias e ganha forças como um dos novos formatos de mídia digital. Vídeos, lives, storytelling e interação fazem parte das alternativas que podem ser utilizadas para dar mais estrutura a uma campanha publicitária online.

Esse é um jeito importante de conversar com o público e tentar entendê-lo melhor, para oferecer realmente a ele o que ele quer e precisa. Vale a pena investir na orientação de agências especializadas para moldar linguagens e recursos que serão mais eficazes em relação aos clientes. Fique atento, pois esse formato muda constantemente e deve se manter atualizado.

Brand Entertainment

O conceito de brand entertainment usa a marca como forma de entretenimento. Ou seja, adapta uma história para televisão, rádio, impressos, internet ou eventos e espetáculos de modo a passar uma imagem impactante ao consumidor. Assim, além de prender a atenção do espectador e distraí-lo em seu tempo livre, também age como publicidade.

Nele, utiliza-se a ligação emocional com o público para gerar interesse pela marca. Ou seja, é um dos novos formatos de mídia digital menos intromissivos e mais suaves no momento. Apesar disso, traz um excelente retorno, pois o consumidor passa a se identificar com o que a marca passa e a consumi-la não só por sua utilidade, mas por sua imagem.

Assistente de voz

As pessoas estão mais inclinadas a receber publicidade através de recursos de assistente de voz. Por este motivo, este novo formato de mídia digital pode ser uma excelente oportunidade de ganhar um novo público e de se fazer presente com mais frequência na vida do consumidor. Contudo, existem alguns cuidados importantes para evitar rejeição.

Por exemplo, os usuários devem permitir e controlar quando querem interagir com as marcas. Dessa maneira, eles podem ter total autonomia para receber esse conteúdo e em qual quantidade desejam absorvê-lo. Com essa consciência, fica mais fácil fazer com que ele se adapte melhor a essa função.

Walled gardens

Já ouviu falar de walled gardens? Esse é um dos novos formatos de mídia digital mais populares e inovadores do momento. Ele consiste em um ambiente ou plataforma virtual que controla totalmente a movimentação de clientes e seus acessos a conteúdos e serviços da web.

Isso significa que fica mais fácil identificar targets específicos e garantir total validação de audiências. O trabalho dos anunciantes nessa questão é apenas influenciar e fomentar maiores discussões que firmem a transparência de entrega desses sistemas, de modo a não burlar a veracidade dos dados.

Inteligência Artificial (A.I.)

A inteligência artificial está cada vez mais presente no marketing, com o intuito de facilitar a vida dos consumidores e induzir práticas mais objetivas e ágeis. Com ela, o cliente consegue solucionar dificuldades por conta própria, realizar compras mais direcionadas conforme suas preferências e obter informações mais precisas para tirar dúvidas.

Em algum tempo, é provável que a A.I. esteja presente desde o planejamento até a execução de campanhas. Será possível depender menos de especialistas e mais de recursos virtuais para obter bons resultados. Sem contar que esse retorno será mais rápido e permitirá que outras ações mais pontuais entrem em cena.

Plataformas de streaming over the top (OTT)

As plataformas de streaming estão cada vez mais em alta, tanto para transmissão de vídeos quanto de áudios. Sendo assim, a proposta OTT visa gerar estratégias diferenciadas de marketing para aproximar a marca de seu público.

Em diferentes telas, as marcas têm a oportunidade de criar táticas e conteúdos que levem o consumidor a concluir ações de compra. O que torna esse serviço único é que ele é entregue somente a quem decide assiná-lo. Ou seja, é um serviço sob demanda, que pode ser visualizado em dispositivos móveis, televisão ou computador.

CrossMedia

O CrossMedia propõe que o digital não seja o único responsável pelo sucesso de uma campanha. Mas sim, um dos meios que se integram para que se chegue a esse resultado. Publicidade online e offline se complementam, e uma está ligada a outra.

Para que isso aconteça, é fundamental ter um bom planejamento que faça pontes sólidas entre os formatos. Assim, o consumo de todos eles é feito por igual e a mensagem chega ao público muito mais uniforme e consistente.

ROI de Mídia

Por fim, mas não menos importante, temos um dos novos formatos de mídia digital mais voltados para resultados. O ROI de Mídia comprova todo o impacto que uma ação interativa, que complementa conteúdo e publicidade, sobre a marca.

Não se trata apenas de vendas, mas do que isso representa para a marca. Seja em relação a sua imagem, ou que pode ser feito para que ela crie e inove mais e nos atrativos para atender as necessidades reais de seu consumidor.

Gostou de conhecer melhor os novos formatos de mídia digital que podem contribuir para que seu negócio cresça e ganhe muito espaço no mercado? Então curta a página do LAIOB no Facebook e fique por dentro de outras novidades sobre este e outros assuntos!