Venture capital – Como funcionam e por que são importantes para startups?

Blog Português (Brasil) Inovação & Tecnologia Silicon Valley Startups Inovadoras

Conseguir capital é uma medida indispensável para qualquer modelo de negócio. Afinal, sem recursos suficientes, é impossível manter operações e ajudar a empresa a crescer.

Surge, a partir disso, a necessidade de contar com o famoso capital de risco. Ou, em inglês, Venture capital. Ele é aplicado em startups e empresas em fase inicial, com grande potencial de mercado, mesmo que apresentem risco.

Mas como isso funciona na prática? E quais são os tipos de Venture Capital? Continue a leitura para descobrir!

O que é Venture Capital?

Venture Capital é um fundo de capital para empresas, PMEs, Startups, ideias e/ou modelos de negócios em início, com expectativas de crescimento rápido e rentabilidade alta, porém de alto risco. Essa é uma ação financeira em que investidores destinam recursos para pesquisar e capitalizar projetos emergentes. O intermédio é realizado por meio de instituições especializadas.

Essa é uma estratégia que vai além de uma simples transação monetária, uma vez que os investidores têm participação nos lucros da empresa que recebeu Venture Capital. E, enquanto o investimento durar, é papel desse investidor agregar valor à marca, em um período de monitoramento.

Como funciona o capital de risco?

Para começar, o capital de risco é determinado e registrado em um contrato e em um estatuto operacional. Nesses documentos, também ficam registradas as porcentagens de investimento de cada participante que entrará com uma quantia.

Para escolher em qual startup ou empresa investir, é preciso analisar o mercado daquele projeto e o conceito do negócio. Milhares de projetos são avaliados anualmente, mas apenas alguns são selecionados pelos investidores.

Quando o negócio corre bem, as empresas que fazem o intermédio de Venture Capital devolvem o dinheiro aos investidores, somados aos lucros. Isso acontece sempre que a startup é adquirida por uma grande empresa ou entra para o mercado de ações, também conhecido como “exit”.

Quais são os tipos de Venture Capital?

Existem modalidades diferentes para os Venture Capital, e a principal diferença é que cada uma delas pode ser aplicada de acordo com a etapa ou grau de maturidade da empresa ou modelo de negócio: Aqui estão elas:

Pre-Seed Funding (Angel Investment)

O pre-seed funding é o pequeno investimento de que você precisa para iniciar seu negócio. Esse dinheiro pode vir de amigos, familiares ou investidores, também conhecido como “FFF” (Friends, Family and Fools). Às vezes, as pessoas que investem dinheiro obtêm em troca uma participação na sua empresa. Outra opção desta modalidade é o financiamento coletivo (crowdfunding).

Seed Funding

Seed funding, também chamado de “capital semente”, vem de investidores que querem ver a sua empresa crescer. Eles geralmente investem em várias empresas ao mesmo tempo, para garantirem mais possibilidades de investir no projeto certo.

Series A Funding

Aqui, os investidores não procuram apenas grandes ideias. Em vez disso, procuram também uma forte estratégia para transformar essa ideia em um negócio lucrativo de sucesso. Nesse estágio, eles têm uma participação maior na estruturação da empresa, para que essa estratégia ganhe forma.

Series B Funding

Este modelo trata de levar a empresa para um próximo nível, além do estágio de desenvolvimento. Os investidores ajudam as startups a expandir o alcance do mercado. As empresas que passaram pelas rodadas de investimentos anteriores já desenvolveram bases substanciais de usuários e provaram aos investidores que estão preparadas para o sucesso em uma escala maior. O Series B funding é usado para fazer a empresa crescer, de modo que ela possa atender a esses níveis de demanda.

Series C, D, E… Funding

Por fim, neste estágio, a empresa já está com relativo sucesso. O investimento é apenas para ajudar a desenvolver novos produtos, alcançar novos mercados e estabilizar de vez o negócio no mercado.

Lembre-se que, quando um investidor aplica Venture Capital em seu negócio, isso pode ser um choque para sua cultura organizacional. Todo empreendedor deseja liberdade para conduzir a empresa, então é bom avaliar vantagens e desvantagens nesse momento, para que o sucesso seja sempre garantido.

Tem interesse em se aprofundar ainda mais neste tipo de assunto? Descubra como é o perfil do empreendedor no Vale do Silício para se inspirar em sua jornada no universo da inovação.