Quanto custa um Mestrado no exterior?

Blog Português (Brasil)

Concluir mestrado fora do Brasil é um plano que faz parte do sonho de muitos profissionais, recém-graduados ou não. Afinal, estudar em universidades renomadas, aperfeiçoar o conhecimento em uma língua estrangeira e se formar como pesquisador são excelentes acréscimos para o currículo.

Contudo, é preciso muito planejamento para que a experiência se transforme em realidade. E ter um bom controle financeiro é um dos itens mais importantes da lista.

Mesmo que o assunto pareça assustador, ele pode ser resolvido com bastante foco e determinação. O investimento é mesmo um pouco alto, porém é fundamental levar em consideração todo o retorno positivo que ele trará e não desistir do plano. O dinheiro é apenas uma parte de todo esse desafio tão especial e não deve ser visto como empecilho.

Se você quer saber quanto custa um mestrado no exterior e o que fazer para administrar seus gastos, leia este post agora mesmo. Você não só aprenderá muito, como ficará muito mais tranquilo em relação a este fator. Confira!

Como funciona o pagamento de um mestrado no exterior?

Em alguns países, como por exemplo nos Estados Unidos, as disciplinas do mestrado possuem um preço individual. Por isso, é essencial verificar não só o valor bruto do curso, mas também conhecer bem quanto você pagará por matéria estudada. Cada disciplina equivale também a alguns créditos, então seu custo deverá ser multiplicado por este número. Em um exemplo simples, se uma disciplina custa U$ 300 e equivale a 3 créditos, a conta a ser feita é 3 x U$ 300.

Em média, o mestrado no exterior oferece cerca de 14 disciplinas ao longo de sua duração. O aluno geralmente consegue cursar 4 disciplinas por semestre, então programe suas finanças com base em dados aproximados a esse. Se já estiver em contato com uma instituição de ensino, peça a tabela de valores de toda a grade curricular e faça um planejamento mais assertivo e a longo prazo. Contudo, lembre-se de que alguns preços podem sofrer reajustes e ter uma quantia reservada para esse tipo de emergência é muito importante.

Antes da admissão ser efetivada, aplicar para o mestrado também pode angariar alguns custos. Grande parte da documentação exigida para aprovação e matrícula precisa ser oficialmente traduzida e, embora muitos detalhes possam ser agilizados pela internet, muitos outros devem ser enviados pelo correio de forma física. Os valores não são tão altos nesses quesitos, mas têm presença obrigatória em qualquer planejamento de intercâmbio: qualquer quantia a mais ou  a menos pode acabar fazendo uma grande diferença.

O que é preciso avaliar além do preço do próprio mestrado?

O curso de mestrado no exterior dura 2 ou 3 anos. Este é um tempo considerável a ser passado fora do Brasil, então além do valor do próprio mestrado, outros pontos devem ser observados com atenção. O custo de vida no país escolhido para seus estudos é o principal deles. A escolha da cidade e da universidade deve ser muito bem feita, pois envolve toda a noção do custo de vida que você terá.

Confira, por exemplo, se você terá acomodações dentro da própria universidade ou se será preciso alugar um quarto ou alojamento fora. Se este for o caso, é importante calcular o transporte necessário e quanto ele custa. Avalie também se as refeições podem ser feitas dentro da instituição e quais delas são oferecidas. Caso tenha que se alimentar fora, há gastos com mercado e restaurantes.

Ainda que seu principal objetivo nesta experiência seja mesmo estudar, é claro que você fará passeios e conhecerá pontos turísticos. Quem sabe, terá a oportunidade de ir para outras cidades, participar de cursos extracurriculares e visitar estabelecimentos famosos. Todas essas possibilidades podem ser pagas, e você tem que lidar com elas. Sendo assim, seja precavido, use a internet para pesquisar muito e verifique cada item que o seu programa de estudos disponibiliza dentro de seu valor total.

Com quanto tempo de antecedência é melhor se programar?

É aquele velho ditado: quanto antes você começar a se programar, mais fácil será cursar o mestrado no exterior. Alguns especialistas inclusive recomendam: é melhor gastar o que sobrar do que juntar o que sobrar. Além dessas recomendações, é interessante determinar uma data para realizar seu projeto. Assim, será mais simples descobrir quanto deverá ser guardado mensalmente e se planejar para viver com o restante.

Se sentir que o tempo está acirrado, reconsidere prazos e datas. Estender o planejamento pode ser favorável para não prejudicar sua renda. Ela, inclusive, precisará ser devidamente comprovada perante a instituição de ensino, que sempre checa se seus alunos internacionais possuem meios de sobrevivência fora de seu país de origem. Este detalhe também é válido para quem consegue bolsa de estudos, pois ela cobra somente o valor do programa de mestrado.

Não se esqueça de ter cuidado com o câmbio. Todo seu planejamento deve ser feito conforme a moeda do país estrangeiro. O dólar, por exemplo, sofre alterações constantes e se ele estiver com um valor exorbitante, seu planejamento pode ser inviabilizado. Uma solução vantajosa e segura é contar com a ajuda de agências de viagens e instituições de ensino que promovem o intermédio para intercâmbio com as universidades estrangeiras. Dessa forma, você não desperdiça dinheiro e não deixa que nenhum processo seja ignorado.

Existe diferença entre universidades públicas e privadas?

Você pode cursar mestrado no exterior em universidades públicas ou privadas. Mas nos Estados Unidos, por exemplo, ambas são pagas. A diferença é apenas no valor. As instituições públicas são, obviamente, mais baratas. Contudo, seja qual for a escolha, existem formas de diminuir os gastos e torná-los mais acessíveis à sua realidade.

Se inscrever para bolsas de estudo é a principal delas, mas você pode pesquisar a respeito de financiamentos, bolsas parciais e descontos especiais para alunos internacionais. Verifique também a carga horária determinada por sua grade curricular e se informe sobre seus direitos e sobre as leis do país em que você estudará para saber se você pode trabalhar.

Caso isso seja permitido, esta é uma forma de conseguir se manter ou até mesmo guardar dinheiro para o retorno ao Brasil. Não faça nada por conta própria e não burle questões legais ou regras da própria instituição de ensino. Do contrário, as consequências são sérias e todo o plano de estudo pode ser perdido.

Com base em todos esses dados, você consegue descobrir aproximadamente quanto custa um mestrado no exterior. Agora, é só colocar as contas na ponta do lápis e se organizar para viver uma experiência incrível e renovadora.

Essas informações foram úteis para você? Qual delas foi determinante para iniciar seu planejamento financeiro? Comente abaixo e participe!