Qual é o conceito do Vale do Silício?

Blog Português (Brasil) Empreendedorismo Inovação & Tecnologia Silicon Valley

Vale do Silício: está cada vez mais difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido o nome dessa região. Afinal, falar do Vale do Silício é uma atividade bem cotidiana em várias empresas e universidades. Porém, o que ela realmente significa e representa nem sempre fica assim tão claro. Para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas em relação a uma das regiões mais tecnológicas e importantes do mundo, a gente preparou esse post especial. Prepare-se para descobrir tudo o que o Vale do Silício é, representa e também o que este lugar tem para oferecer a você!

Para começar

Vale do Silício é o apelido dado a região da baía de São Francisco, na Califórnia, que abriga diversas cidades como Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Milpitas, Mountain View, Newark, Palo Alto, San José, Santa Clara, Saratoga, Sunnyvale, Redwood City e Union City. Seu nome vem da quantidade de empresas no segmento hardware localizadas na região. Vale registrar também que o silício, encontrado na areia, na argila, no granito e no quartzo, é um dos elementos mais abundantes da terra.

 

Geograficamente

O Vale do Silício ocupa cerca de 3 mil quilômetros quadrados e, segundo o Index of Silicon Valley 2011, tem uma população de aproximadamente 3 milhões de pessoas.

 

Endereço de gigantes

Por lá, estão situadas várias empresas de alta tecnologia. Google, Facebook, Apple, Ebay, Tesla e GoPro são algumas das gigantes que marcam presença na região. Além de algumas filiais de renome, como Amazon, Asus, Dell, Fujitsu, Hitachi, McAfee, Microsoft, Mozilla, Sanyo, Siemens, Sony Erickson, Sun Microsystem, entre outras. O Vale também abriga diversos centros de pesquisa do governo estadunidense e laboratórios de pesquisas, além de uma grande concentração de universidades de peso, como a Universidade de Stanford (parceira LAIOB). Por falar em universidades, três das melhores do mundo estão na Califórnia (Universidade de Stanford, Instituto de Tecnologia da Califórnia e Universidade da Califórnia).

 

É a escola dos empreendedores

Por lá, dá para estudar, aprender, empreender e crescer. A dica para quem está procurando um curso no Vale é o Silicon Valley Immersion, programa realizado em parceria com a Draper University, instituição localizada no coração do Vale e que possui três diferentes tipos de cursos: SV CORP & CUSTOMIZADO (a partir de dois dias e com aulas que também podem ser realizadas no Brasil), SV DRAPER HERO (de cinco a sete semanas) e o SVI DRAPER (com 11 dias). Todos eles têm como objetivo apresentar as últimas tendências de gestão e tecnologia, mostrar os maiores cases de sucesso do Vale do Silício, oferecer workshops, seminários e networking com especialistas de diversas áreas. Além disso, os alunos também vão até algumas das principais empresas sediadas na região. Para mais informações sobre todas as modalidades do programa, envie um e-mail para atendimento@www.laiob.com.

 

 

Destino de férias

Passar as férias no universo do empreendedorismo, fazendo fotos e poses em frente às placas das gigantes da tecnologia também é um atrativo e tanto da região. Na hora de preparar as malas, não esqueça de colocar um par de tênis bem confortável. Além disso, chegue com a cara e a coragem para fazer muito networking. Acredite: o Vale do Silício pode mudar a sua vida e a sua carreira.