Ponto de Partida: o evento que vai levar a sua startup para o Vale do Silício

Blog Português (Brasil)

Hoje é seu dia de sorte! Por quê? A gente explica.

Hoje é dia de fazer a sua inscrição no Ponto de Partida, um megaevento produzido especialmente para jovens empreendedores que querem tirar aquela superideia do papel.

Idealizado por estudantes das cinco melhores universidades do Estado de São Paulo (USP, Fundação Getúlio Vargas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UNICAMP e ITA) e com o objetivo de incentivar o empreendedorismo no meio universitário, o Ponto de Partida é composto por duas etapas: capacitação e competição.

Nas capacitações, que acontecem entre 25 de agosto e 7 de outubro, os participantes têm acesso a palestras, oficinas e workshops sobre design thinking, business model canvas, marketing digital e vendas, pitch, entre outros assuntos comuns no Vale do Silício. Depois de treinados, eles são convidados a participar da competição.

Para poder competir, os participantes precisam formar grupos (de 2 a 6 pessoas) e montar um projeto, que deverá ser explicado em um vídeo, de criação livre e com duração de até três minutos. É aí que começa a briga pelos prêmios. Não se preocupe caso você não tenha um grupo. O Ponto de Partida pensou em tudo e irá promover um encontro para formação de equipes.

No primeiro dia (21 de outubro), haverá uma seleção no espaço CDI da USP, composta de atividades de criação e pitch. Todas as startups inscritas participarão e a partir destas atividades serão selecionadas as finalistas. As equipes aprovadas avançam para as atividades do segundo dia (22 de outubro), que consistem em: elaboração dos modelos de negócios (com o auxílio de empreendedores de renome) e apresentação para a banca avaliadora, composta de mentores e investidores já consagrados.

Mais do que participar e colocar em prática grandes ideias, os participantes também concorrerão a prêmios incríveis: mentoria na StartupFarm, pré-aceleração na Baita Aceleradora e duas bolsas de estudo para realizar o Silicon Valley Intensive na Draper University, oferecidas pelo LAIOB.

O Silicon Valley Intensive (o prêmio mais desejado do Ponto de Partida!) é uma verdadeira imersão no que há de mais inovador no Vale, que é maior hub de tecnologia do mundo. Durante o programa na Draper University, os ganhadores terão contato com as últimas tendências de gestão e tecnologia, além da incrível oportunidade de conhecer os grandes nomes das empresas mais bem sucedidas do mundo, sem contar o networking com empreendedores, investidores e profissionais de diversas áreas.

Além de capacitação e competição, o Ponto de Partida ainda contará com uma grande feira de empreendedorismo, promovendo o contato dos participantes com os principais projetos de empreendedorismo do Brasil e a palestras e workshops com diversas empresas do mercado.

Gostou? Então fique de olho no calendário! As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de outubro. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.