Perfil de Investidor. Identifique o seu!

Blog Português (Brasil)

Qualquer pessoa pode investir! Inclusive, como já falamos aqui, várias são as maneiras disponíveis hoje para fazer um investimento. Basta identificar a que melhor se identifica com o seu perfil. Mas como saber que tipo investidor você é? Algumas características naturalmente suas e claro, do mercado e do momento financeiro que você está vivendo, serão determinantes para identificar o seu estilo como investidor. Essa avaliação costuma levar em conta a sua situação financeira (renda e patrimônio), idade, formação acadêmica, a necessidade financeira futura, o nível de conhecimento do mercado, o objetivo do investimento e o prazo desejado. Analise com sinceridade os tópicos abaixo e encontre o seu perfil:

Conservador

Prioriza a preservação dos seus recursos acima de tudo. Utiliza a segurança como ponto decisivo para as suas aplicações e não costuma assumir riscos que possam comprometer seu patrimônio, ainda que a rentabilidade seja abaixo da média. É o que menos tolera perdas e falta de liquidez. O conservador evita investimentos arriscados e costuma poupar grande parte de seu dinheiro. Em geral, este tipo de investidor não faz grandes diversificações em seus negócios.

 

Sugestões Investimento: fundos de renda fixa conservadora, como os fundos DI, Tesouro Direto, Certificados de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

 

Moderado

Assume riscos um pouco maiores em busca de rentabilidade superior à média do mercado. Dá importância à segurança, mas também aceita investir em produtos com maior risco que podem proporcionar ganhos melhores no longo prazo. Por isso, busca investir de forma equilibrada em diversas classes de ativos, mas ao sentirem-se inseguros rapidamente se dispõe a voltar para suas respectivas zonas de conforto. Esta cautela faz com que eles costumem fazer boas escolhas e,consequentemente, alcançam bons resultados. Diversificar é a estratégia indicada para os investimentos de clientes com esse perfil.

 

Sugestões Investimento: além dos investimentos conservadores, fundos multimercados, debêntures, ações, fundos de ações, aluguel de ações, fundos imobiliários e Letras Financeiras.

 

Arrojado ou agressivo

Assume riscos mais altos, em busca da maior rentabilidade possível. Entende que a oscilação diária dos mercados é suavizada no médio e no longo prazos, quando o mercado apresenta maior estabilidade. Inclusive, busca possibilidade de maiores ganhos no longo prazo, para isso aceita correr mais riscos. Tem bom conhecimento do mercado e procuram investimentos que requerem muita técnica e disponibilidade. Para proteger seu patrimônio, o indicado é aplicar parte de seus investimentos em produtos de baixo risco.

Sugestões Investimento: além dos investimentos conservadores e moderados, podem estar presentes operações de bolsa com derivativos ou no mercado a termo, por exemplo.

 

Encontrou o seu perfil? Para ter certeza do que você quer e o que mais combina com o seu estilo procure profissionais especializados na área e bom investimento!