O que está por trás da história de sucesso do PayPal

Blog Português (Brasil) Carreira Empreendedorismo Silicon Valley

Durante um bom tempo, as pessoas pensavam que as transferências de dinheiro nunca poderiam ir além de suas contas bancárias. Mas o PayPal estabeleceu uma nova tendência. A empresa é hoje uma das maiores empresas de pagamentos via internet do mundo e provou que um pouco de imaginação poderia transformar de vez esse conceito. Antes de seu surgimento, parecia que jamais haveria outro método de transferir dinheiro na internet, pelo menos não de forma totalmente segura e confiável.

Agora, essa organização serviu como o ponto de partida para uma revolução nesse cenário. Ela ainda é a maior, melhor e preferida entre todas as opções que surgiram até então, por sempre ter apostado em alguns valores específicos em seus serviços. Ética e transparência são os principais, embora a princípio isso pareça o básico em toda grande companhia.

Porém, quando se trata de serviços financeiros, isso ainda é mais importante, porque os usuários tendem a ficar mais atentos quando precisam mexer em seus bolsos. E além disso, o que está por trás da história de sucesso do PayPal? Descubra agora, neste artigo.

Início da história de sucesso: 1998 e 1999

É claro que a história de sucesso do PayPal começa no berço do empreendedorismo. A empresa surgiu em Palo Alto, região do Vale do Silício, quando Max Levchin, Peter Thiel, Luke Nosek e Ken Howery decidiram abrir um negócio pautado no conceito “sem fronteiras”. Ou seja, queriam algo que não fosse controlado pelo governo, e a partir daí surgiu a Confinity. Ela atendia clientes que precisam pagar via Palm Pilot, recurso que inspirou o futuro nome da organização.

O produto consistia em um software que, através de criptografia, permitia transferências financeiras entre dispositivos móveis. Em 1999, a Confinity começou a angariar investimentos e a chamar a atenção de empresários do ramo, até que finalmente se fundiu com a empresa do notório empreendedor Elon Musk, a X.com. Nesse momento, o PayPal finalmente ganhou seu nome de verdade e tomou forma própria para atuar na internet, inovando de vez o segmento de pagamentos online.

Fraudes e fiscalizações: 2000

Embora tenha sido seu maior desejo, o PayPal não escapou do governo em sua história de sucesso. No ano de 2000, a fiscalização estava bastante pesada em cima do serviço, devido a acusações de fraudes e processos legais. Ainda assim, essa época controversa atraiu olhares do eBay, um dos maiores sites de comércio online de todo o mundo. Inicialmente, a empresa utilizava o Billpoint para sair na frente da concorrência, mas a plataforma tinha pouco usuários.

Eram somente 4.000, em vista dos 200.000 que sempre optavam pelo PayPal. O Billpoint caiu em descrédito com o passar do tempo, mesmo fazendo testes e mais testes para se igualar ao PayPal, que por sua vez conquistava uma fatia ainda maior do mercado e se implementava no eBay em definitivo. Sem dúvidas, essa foi uma das maiores competições por conquista de concorrência já vista nesta década, o que deixou ainda mais o nome do PayPal em evidência.

Ascensão pelo mundo: 2002 a 2010

Finalmente chega o ano de 2002 e com ele a compra do PayPal pelo eBay. Na época, a quantia foi de 1,5 bilhões de dólares e permitiu que o Billpoint e sua tecnologia também fossem incorporadas pelo PayPal. Antes, o serviço aceitava somente pagamento em dólares, mas neste ano, pagamentos em euros e libras esterlinas passaram a acontecer também. Por este motivo, o PayPal se popularizou ao redor do mundo, chegando ao Brasil somente em 2010.

Neste meio tempo, teve que implementar uma novidade: o pagamento em parcelas. Ao conhecer uma nova realidade de compra comum em nosso país e em boa parte da América Latina, essa opção foi finalmente disponibilizada para dar um gás nas vendas pelo sistema e na melhoria dos serviços. O Brasil foi um ponto-chave nessa ascensão, sem dúvida alguma, e hoje o PayPal é bastante utilizado por aqui.

Concorrência e glória: 2012 a 2018

O PayPal inspirou vários serviços financeiros similares e por isso a concorrência cresceu. A empresa trabalhou com as mesmas opções por muito tempo, mas a hora de inovar mais uma vez chegou em 2012. O lançamento mundial do PayPal Here aconteceu neste ano, um aparelho leitor de cartões que, ao ser plugado em um dispositivo móvel, efetuava o pagamento automaticamente pelo PayPal. Essa foi a primeira solução móvel em todo o mundo que ajudava pequenas empresas e lojas a aceitarem outras formas de pagamento, implementando uma verdadeira transformação no comércio mundial.

Neste período, surgiu também o PayPal Paymentes, com produtos e serviços voltados para negócios. Ou seja, a empresa entrou de vez também no universo corporativo e se estabeleceu de vez uma das maiores no setor. Hoje, é praticamente impossível não realizar uma compra em uma loja independente na internet sem conferir a opção de pagamento via PayPal, que mudou de verdade o conceito de como utilizar bem seu dinheiro em vários países.

A história de sucesso do PayPal é longa e repleta de obstáculos, todos vencidos pela capacidade de enxergar a necessidade dos usuários e se adaptar a elas. Provavelmente, se nunca tivesse conhecido a realidade do parcelamento e se aberto a ela, a empresa não teria chegado tão longe em outros territórios. Durante esse tempo, é importante mencionar também que a imagem da marca PayPal passou por várias mudanças, até chegar naquela que conhecemos hoje.

O slogan “simples, conveniente, seguro” é simplesmente um excelente resumo de tudo o que o PayPal representa no contexto financeiro hoje em dia. São 193 países atendidos e mais de 26 moedas correntes, e representação de 41% do faturamento do eBay hoje em dia, além de 10% do comércio global e 15% do comércio americano. Ou seja, é indiscutível a maneira firme com a qual o PaylPal domina seu nicho. Uma verdadeira inspiração para qualquer empreendedor, concorda?

Gostou de acompanhar mais essa jornada de sucesso? Já utilizou algum dos serviços do PayPal e teve uma experiência satisfatória? O que mais chama a sua atenção nos pontos abordados neste artigo? Deixe um comentário abaixo, com a sua opinião!