O que esperar ao ir estudar fora do país?

Blog English Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

Estudar fora do país é uma experiência presente na lista de desejos de muitos profissionais. Embora o processo seja um pouco burocrático e exija uma boa organização financeira, essa é uma oportunidade que realmente vale todo o investimento, seja em qual modalidade for. Mas o que esperar ao se dedicar a experiência no exterior?

Essa dúvida faz parte da vida de boa parte dos futuros intercambistas. Mudanças, surpresas e imprevistos são itens presentes na lista de respostas para esse questionamento. Afinal, a graça de viajar para adquirir mais conhecimento é justamente vivenciar o novo. Porém, é preciso ser mais objetivo quando o assunto é esse e focar também no que isso realmente agrega para a vida profissional e pessoal dos estudantes.

Então, aqui está uma série de itens que fazem parte da bagagem de um intercâmbio. Leia com atenção e descubra tudo o que ele pode trazer para você!

Fluência no idioma local

Sem dúvidas, aprender a falar bem uma nova língua é uma das maiores expectativas de que decide estudar fora do país. Além de uma boa conversação, conviver com nativos permite que você aprenda gírias, termos específicos, fale com coerência e se comunique muito melhor. Essa habilidade é muito importante para entender e participar das aulas e faz diferença em uma vaga de emprego.

Empresas de grande porte, em especial, prezam bastante por colaboradores que tenham fluência em um segundo idioma para ajudar na expansão de atividades e no contato internacional. Portanto, pode esperar por essa conquista assim que escolher seu destino, seu curso e sua universidade. Com muita dedicação, ela está garantida.

Vivência em diferentes culturas

Estudar fora do país também está na lista de desejos de quem espera vivenciar culturas diferentes. A convivência não é somente com quem já mora no local: considere que as universidades recebem centenas de intercambistas todos os anos, que chegam de diversos outros países. Portanto, você convive não só com os costumes locais, mas também tem oportunidade de conhecer novos hábitos.

A interação com os estudantes é intensa, tanto dentro da sala de aula, para realizar pesquisas e trabalhos acadêmicos, quanto fora dela, em momentos de lazer. Estes serão seus amigos durante as semanas, meses ou anos que decidir permanecer fora do Brasil. Então, aproveite ao máximo para extrair todas as informações possíveis a respeito de outras realidades e experiências. Nunca se sabe quando você poderá aplicá-las em sua rotina.

Maior conhecimento do mercado

Em alguns quesitos, o mercado internacional está anos à frente do nosso. Por isso, se você quiser estudar fora do país espere por uma aquisição ampla desse tipo de conhecimento. Muitas universidades oferecem visitas e até mesmo estágios em empresas e startups de sucesso, justamente para que seus estudantes pratiquem o que aprenderam inicialmente em conceito.

Com isso, você voltará ao Brasil totalmente preparado para o que está por vir e poderá até mesmo antecipar alguns passos da empresa em que iniciar ou continuar sua atuação. Esse é um diferencial e tanto, que proporciona chances de emprego variadas, não só por aqui, mas também em outros países que precisam desse tipo de auxílio. Vale mesmo a pena explorar esse tipo de experiência e ampliar sua visão sobre o mundo dos negócios.

Mais autoconhecimento

Quem embarca em um intercâmbio para estudar fora do país muda completamente. Nessa nova oportunidade, será preciso aprender muitas coisas diferentes, das quais boa parte não era realizada aqui no Brasil. Isso não diz respeito somente a tarefas de casa, como cuidar da louça ou lavar a roupa. Mas também em relação à toda disciplina exigida por quem assume essa responsabilidade nos estudos.

Tudo isso proporciona um autoconhecimento profundo. Você testa seus limites, descobre novas áreas de interesse e até mesmo outros talentos que nem sabia que tinha. Com isso, será possível até mesmo se matricular em mais disciplinas e ampliar seu aprendizado. Você amadurece como pessoa, como estudante e, é claro, como profissional. E essa é a magia da experiência: quem não deseja se sentir completo e se encontrar naquilo que mais gosta de fazer?

Novos contatos profissionais

Durante a rotina de seu intercâmbio, será extremamente fácil fazer contatos, principalmente profissionais. Muitas culturas são conhecidas pela receptividade e empolgação, e você deve se aproveitar disso para estabelecer vínculos e identificações. Sempre que possível, troque ideias, experiências e crie pontes que possam resultar em amizade.

A partir disso, você terá a chance até mesmo de conduzir projetos em dupla ou em grupo para muito além da universidade. Tenha em mente que muitas startups e empresas de sucesso surgiram de contatos feitos nesse tipo de ambiente de estudos. E, quem sabe, você ainda consegue uma oportunidade de aumentar sua estadia ou mesmo de se mudar para outro país e continuar seu trabalho ou aprendizado.

Upgrade no currículo

Estudar fora do país é uma das melhores maneiras de dar um upgrade no currículo. Além de se atualizar de acordo com as últimas tendências do momento, ainda é possível contar com uma universidade de renome em seu histórico. Esses dois fatores são muito apreciados por grandes empresas de todo o mundo, que buscam profissionais com esse tipo de experiência.

Espere por esse diferencial, mas não se esqueça de que ele depende totalmente de seu esforço e empenho. Frequente as aulas corretamente, tenha horário de estudos, converse com professores e se envolva no máximo de projetos interessantes que conseguir. Boas notas são significativas, mas no final das contas o que importa mesmo é o que você efetivamente fez em seu período de estudos. Não deixe de documentar e registrar tudo, para utilizar como portfólio e demonstrar todo seu potencial.

Viu só como dá para esperar muitas coisas boas ao ir estudar fora do país? Encare as dificuldades como desafios a serem superados e viva cada um dos itens dessa lista intensamente. Dessa forma, você terá um intercâmbio completo e muita história para contar ao retornar para o Brasil.

Espera mais alguma coisa dessa oportunidade? Qual é o seu objetivo para viajar e estudar em outro país? Deixe um comentário abaixo e conte um pouco sobre seus planos!