Neuromarketing: estratégias para impulsionar os negócios

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Estudar Fora

Você já parou para analisar o que leva um consumidor a comprar determinado produto? Muitos motivos podem responder a essa pergunta: preço, qualidade, marca, apresentação, e assim por diante. Não há um consenso; a conclusão pode variar de acordo com cada empresa, público ou produto.

Ainda assim, é muito importante destinar um olhar crítico a cada uma dessas possibilidades. Mesmo que variadas, são elas que permitem desenvolver ações eficientes e positivas para envolver o consumidor de maneira verdadeira e constante.

E é para isto que serve a ciência chamada Neuromarketing. Que tal conhecer esse conceito e descobrir como ele impacta as vendas e a expansão, percepção e posicionamento de marca?

O que é Neuromarketing?

Neuromarketing é a união entre neurologia e marketing. A soma dos conhecimentos dessas áreas reflete estudos que visam compreender fatores que influenciam o público de um setor em sua decisão de compra. Com base nisso, fica mais fácil definir técnicas e estratégias para conduzir as atividades de uma empresa.

Esta ciência surgiu a partir das pesquisas de um pesquisador de Harvard, o doutor Gerald Zaltman. Ele decidiu utilizar a ressonância magnética para mapear o cérebro de voluntários ao receber estímulos de marketing. Ou seja, ele conseguiu avaliar exatamente o que fica no subconsciente humano e desperta interesse e desejo para fazer uma aquisição.

Essas atividades cerebrais demonstram o que, em meio a tantas opções, realmente causam um impacto positivo quando estamos em dúvida. Apesar de complexa, os resultados dessa aplicação são extremamente vantajosos e concretos.

O Neuromarketing, hoje, pode ser estudado mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos especializados. Um ótimo exemplo disso é o programa de Marketing Strategies & Innovation, oferecido pela The University of Akron. Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira:

Como aplicar o Neuromarketing nos negócios?

Não consegue visualizar a aplicação do Neuromarketing no negócio? Então é hora de conferir essa lista, que explica algumas das principais técnicas que esta ciência abrange.

Psicologia das Cores

Esta é, sem dúvidas, uma das aplicações mais famosas do Neuromarketing. Gigantes como McDonald’s, Facebook e Coca-Cola já adotaram o recurso em algum momento de suas campanhas.

Seu princípio é entender quais são os aspectos visuais da marca ou do produto que mais influenciam o comportamento do consumidor. Não é à toa que várias marcas mesclam cores e tonalidades para passar efeitos diferenciados ao público.

Storytelling

Humanizar marcas é uma tendência que veio para ficar. Todo mundo quer se identificar com alguma situação, se sentir acolhido, e perceber que existe uma solução para seu problema.

Por isso, muitas empresas investem no storytelling, ou seja, na contação de histórias para apresentar seus produtos. Muitas vezes, sem nem os envolver diretamente. Assim, o consumidor é induzido a comprar, porque cria um laço emocional com aquela campanha. E a marca, por sua vez, fortalece seu posicionamento de mercado.

Posicionamento de elementos

Posicionar elementos em uma imagem, seja uma postagem para redes sociais ou uma embalagem, por exemplo, pode influenciar na percepção de marca por um consumidor. Uma figura direcionada para a frente, que “encara” o comprador, pode manter sua atenção.

Enquanto o excesso de informações, a depender do público, pode afastar o interesse. Por instinto, o observador decide ou não comprar de acordo com o que vê. Essas conclusões foram obtidas com a ajuda da tecnologia de rastreamento ocular.

Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são essenciais para quem quer aumentar as vendas ou a expansão da marca. Isso porque, apesar desse nome tão forte, apresentam uma atuação extremamente sutil.

A ideia neste caso é passar ao consumidor uma informação, objetiva ou subjetiva, que influencie a sua necessidade de compra. Um ótimo exemplo disso é o “senso de urgência”. Ou seja, indicações de frases como “compre já”, “edição limitada” ou “produto exclusivo” geralmente fazem com que o consumidor priorize aquela aquisição, mesmo que não precise dela imediatamente.

Repetição de ideias

Já ouviu o ditado de que “a repetição é a mãe da retenção”? Acredite, nesta ciência, ele é essencial. Repetir ideias e conceitos estrategicamente faz com que sua mensagem fique mais poderosa e convincente.

Mesmo alguém que não goste de seu produto ou proposta pode ser persuadido com a repetição certa. O cérebro, naturalmente, faz essa manobra de entendimento quando precisa lidar com um conceito várias vezes, como uma forma de “aceitação”.

Qual é o impacto desta ciência nos negócios?

Depois de conhecer algumas técnicas importantes de Neuromarketing, vale entender como ele pode impactar vendas, expansão e percepção de marca na prática. Acompanhe!

Melhora da tomada de decisões

Esta ciência é ideal para quem quer potencializar os resultados de um negócio. Com base no que realmente influencia seu consumidor, é possível trabalhar em estratégias para aumentar as vendas e a expansão da marca.

Permite inovar

Se você conhece o que realmente atrai seu público, pode pensar em inovar. Elaborar novos produtos que exerçam certo apelo para o consumidor é importante, mas você terá ferramentas mais concretas para mexer com o subconsciente dele.

Desenvolve campanhas mais efetivas

Campanhas publicitárias são sempre um grande investimento para qualquer empresa. Mas quando se sabe as motivações específicas de seu público, você descobre por quais formatos e mídias são mais atrativos para ele e pode afunilar suas ações.

Aprimora a experiência do seu consumidor

Hoje, o consumidor dá muita importância à maneira como é tratado pelas empresas. Atendê-lo de forma personalizada é, então, primordial. Isso é o que afeta sua percepção de marca, e você pode gerar mais reações positivas quando faz a abordagem certa.

Transforma a percepção de marca

Por vezes, um consumidor que nunca comprou com você, decide experimentar. E por conta própria, sem a influência de um amigo ou uma indicação da internet.

Simplesmente porque viu o seu produto em uma campanha desenvolvida especialmente para atraí-lo. É assim que a sua percepção de marca se transforma, para melhor. Na prática do consumo, ele tem certeza de que o que ele viu ali realmente o agrada.

O Neuromarketing parece mágica, não é mesmo? Esta ciência continua em pleno desenvolvimento, com pesquisas sempre atualizadas e várias novidades. Portanto, é interessante acompanhar tudo de perto para otimizar suas aplicações e ter novos e satisfatórios resultados.