Depois da graduação, muitos profissionais buscam novas alternativas para continuar a jornada acadêmica. Fazer MBA no exterior é uma opção popular, devido aos inúmeros benefícios que uma certificação internacional traz para o currículo e para a carreira. Mas neste momento também surge a dúvida: este curso vale como Mestrado?

De fato, cada diploma atua com um objetivo diferente em sua essência, e, por este motivo, é essencial que o estudante saiba mesmo o que ele deseja para seu histórico profissional. A princípio, as diferenças entre eles podem parecer estreitas, mas quando se coloca no papel tudo o que proporcionam, é possível visualizar melhor e prestar atenção em detalhes importantes.

Portanto, se esta dúvida fazia parte da sua vida, tire um tempo para ler este artigo. Aqui, você consegue esclarecer o assunto e pode até obter ajuda para decidir qual decisão é a mais assertiva para seu caso. Vamos lá?

Primeiro, uma informação importante: qual é a diferença entre lato sensu e strictu sensu?

Assim como acontece no Brasil, outros países ao redor do mundo oferecem duas categorias diferentes de pós-graduação. O MBA se encaixa na formação lato sensu, porque consiste em uma especialização que não assevera uma titulação acadêmica. O strictu sensu, por sua vez, é composto por cursos como o Mestrado e o Doutorado, ambos de cunho científico e pesquisa, e que preparam o profissional para uma vida de ensino.

Fazer MBA no exterior, então, é ideal para quem já está firme no mercado de trabalho e pretende evoluir ao adquirir novos conhecimentos e ampliar a visão sobre o negócio. Esta experiência é muito valorizada por empresas e organizações, pois mostram que o profissional tem treinamento prático e uma boa base para enfrentar desafios e mudanças.

O Mestrado no exterior, por sua vez, é mais direcionado para uma única área de estudos e exige habilidades maiores sobre o domínio de teorias. Ou seja, é indicado para aqueles que desejam seguir carreira como pesquisador, professor universitário e ainda subir mais um degrau com um diploma de doutorado. Embora essas diferenças tenham ficado claras nesse tópico, agora vem uma curiosidade importante que pode mudar todo o conceito.

Afinal, MBA no exterior é válido como Mestrado?

Na teoria, os cursos não são mesmo equivalentes. No Brasil, o MBA é como uma especialização e possuem um direcionamento mais amplo que engloba várias áreas de atuação. Ele fornece ao aluno uma certificação e não exatamente um diploma, como acontece no Mestrado, no doutorado e no pós-doutorado.

Porém, o programa de MBA no exterior, especialmente em locais como os Estados Unidos e a Europa, é considerado como um Mestrado quando realizado na área de administração ou negócios. Deste modo, ao final do curso, todos os estudantes recebem sim o título de mestre. Para que ele seja usado no Brasil, é importante verificar como funciona o diploma da universidade e se ele tem a aprovação e autorização necessárias pelo MEC.

Mas então, o que é melhor fazer: MBA no exterior ou outro Mestrado fora do país?

Com esse fator determinante, é comum que muitos profissionais tenham dificuldades em decidir se é melhor investir no MBA no exterior ou fazer mesmo um Mestrado na área de negócios. Antes de fazer essa escolha, é fundamental analisar a diferença tênue entre as opções, encontrada em dois fatores importantes: o método de ensino e a grade curricular.

Em geral, a grade do MBA é repleta de “estudos de caso”. Ela visa a análise aprofundada de exemplos reais encontrados no universo corporativo. Os alunos precisam explorá-los ao máximo e fomentar discussões específicas para o entendimento geral do contexto. Esse método aguça várias características, como a percepção de cenários, a adaptação a mudanças e a busca rápida por soluções. Todas elas são consideradas indispensáveis atualmente em um perfil profissional de qualidade.

O Mestrado, por sua vez, tem uma grade teórica, que proporciona uma aproximação com a realidade acadêmica e estimula técnicas de pesquisa e de ensino. Aqui, a internacionalização do currículo pode não ser considerada tão importante para o aluno, pois ele deseja estabelecer sua carreira como docente e seguir unicamente em um determinado campo de estudo. Seu tempo de duração costuma ser mais intenso, bem como as horas de imersão nos estudos. Em contrapartida, algumas universidades possuem MBAs com um período menor de duração e maior flexibilidade entre aulas, palestras e workshops.

Como ingressar em um desses cursos?

Conforme o tipo de pós-graduação escolhida, a universidade exige documentos, essays (redações) e cartas de recomendação provenientes de fontes específicas. Todos eles, porém, pedem proficiência no idioma e até mesmo testes de raciocínio lógico. Em alguns casos, o aluno pode ser chamado para uma entrevista presencial, para que a aprovação ou dispensa sejam determinadas.

É importante ficar atento aos prazos de inscrições, que são apertados. Até mesmo a pontualidade no envio pode fazer toda a diferença em relação à concorrência. Para não se perder em meio a tantos trâmites, procure por informações na internet e por instituições brasileiras que tenham parceria com as universidades internacionais. A orientação fornecida através desse contato ajuda até mesmo a determinar o curso e seu país de destino.

Contando com as provas de proficiência da língua, o recomendado é que o candidato se prepare com até oito meses de antecedência. Parece um tempo longo, mas a dedicação faz toda a diferença no resultado final, pois as escolas costumam escolher apenas os melhores alunos estrangeiros para compor seu time. E, é claro, você estará competindo por uma vaga com estudantes de todo o mundo, não só do Brasil.

Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre MBA no exterior, Mestrado, muito além de suas diferenças e semelhanças, está preparado para tomar essa importante decisão. E lembre-se: ao considerar todos os fatores, nunca deixe de lado seu real objetivo profissional. Jamais opte por um curso porque ele parece mais viável ou fácil. Seja firme em seu direcionamento de carreira e aposte tudo em seus objetivos para se tornar uma pessoa bem-sucedida.

Aproveite e comente abaixo: você tinha conhecimento dessas informações? Elas foram úteis para seu entendimento sobre o assunto? O que mais chamou sua atenção neste artigo? Participe!