MBA no exterior barato – Existe?

Blog Português (Brasil)

Fazer MBA no exterior é o objetivo de muitos profissionais. Afinal, ter diferencial internacional no currículo abre diversas portas no mercado de trabalho, sem contar com toda a bagagem cultural e pessoal arrecadada com a experiência. Contudo, o valor do curso costuma ser um empecilho para que a meta seja concluída. De fato, estudar fora do país é dispendioso, mas hoje existem diversas alternativas que podem tornar a questão mais acessível.

O ideal é que, ao ter certeza de que este é mesmo o caminho certo para ser seguido, o estudante comece já a fazer algumas economias durante um tempo. Assim, o impacto financeiro não é tão grande e é possível preservar a organização e controlar os gastos sem sair da realidade. Para completar, é bom pesquisar por descontos e facilidades que as universidades oferecem periodicamente a seus novos candidatos estrangeiros.

Mas se ainda precisar de alguma ajuda para tornar esse curto mais barato, este artigo pode ajudar. Continue a leitura, descubra outras maneiras de viabilizar este sonho e não perca mais tempo para turbinar seu histórico acadêmico e profissional.

Encontre um trabalho remunerado

Existem muitas empresas que realmente disponibilizam vagas para quem cursa MBA no exterior. As vagas são especificamente destinadas a estudantes que se destacam como talentos dentro da sala de aula. Por vezes, a própria universidade indica seus melhores alunos para empresas parceiras. Caso a grade curricular do curso escolhido seja muito pesada, ainda há opções de estágios, cursos de verão e outros trabalhos de menor duração.

Em alguns casos o aluno pode ter seu curso financiado inteiramente pelo empregador. Contudo, o curso realizado deve ter relação estreita com a função desempenhada dentro da organização. Além disso, a empresa pode exigir que o estudante adie o retorno ao Brasil ao final do curso e permaneça ainda por alguns meses fora para concluir o programa de trabalho conforme o que estiver estabelecido em contrato.

As instituições de ensino também oferecem posições como monitor ou pesquisador dentro do campo estudado pelo aluno. A princípio, a vaga pode não ser remunerada, mas a situação muda na medida em que o estudante evolui, se esforça e atinge o mérito necessário para receber o auxílio financeiro. O processo para conseguir esse tipo de emprego não é muito burocrático, mas também depende da influência entre professores, colegas e do talento demonstrado ao longo dos estudos.

Aposte em diferentes recursos

Fazer um MBA no exterior pode ficar mais barato se você apostar em diferentes fontes de recursos financeiros para manter os estudos e a vida de modo geral. Por exemplo, se suas economias são suficientes para pagar apenas metade do valor total necessário, você pode aplicar para bolsas de estudos parciais que completem a quantia necessária. Conseguir uma bolsa integral também é possível, se houver muita dedicação e foco.

Outra opção é tentar um financiamento. Bancos brasileiros e fundos monetários da própria instituição oferecem opções aos alunos com condições facilitadas para prazos, pagamentos de mensalidade e juros. O aluno consegue quitar o preço total em períodos de 15 a 25 anos, mas, é claro, isso pode acontecer em muito menos tempo se o valor solicitado não for integral. Pesquise de acordo com suas necessidades financeiras, pois para que essa negociação seja fechada, uma comprovação de que o aluno realmente se compromete em quitar será exigida com base em históricos e movimentações financeiras.

Minimize os gastos

O que você pode fazer para tornar sua estadia mais barata? Esta é uma pergunta importante na hora de estruturar o planejamento para um MBA no exterior. E, para respondê-la corretamente, é preciso ir a fundo para compreender tudo o que a universidade em que você vai estudar oferece. Além do valor total e mensal do curso, confira se existe a possibilidade de fazer um número mínimo de matérias por semestre e veja como fica melhor se organizar.

Depois, confira qual é a infraestrutura da instituição de ensino: se ela disponibiliza alojamento para estudantes internacionais, se existe um refeitório com alimentação gratuita ou mais barata e se as palestras, workshops e visitas tão importantes para os estudos de caso do MBA são gratuitas ou tem algum tipo de taxa. Esses pequenos auxílios fazem uma diferença e tanto no valor gasto durante o intercâmbio, então vale a pena se dedicar a uma pesquisa bem detalhada para saber que tipo de despesa você poderá diminuir ou eliminar.

Escolha bem o país para fazer um MBA no exterior

Escolher corretamente a cidade e o país em que você estudará faz toda a diferença para que o MBA no exterior fique mais em conta. Em primeiro lugar, suas ambições profissionais devem ser respeitadas: não abra mão de seus reais objetivos de carreira apenas para economizar. Foque naquilo que realmente deseja e, depois, comece a pesquisar quais cidades e países possuem universidades com o curso em questão.

Em seguida, faça um apanhado geral a respeito de todos os detalhes do local. Custo de vida, necessidade de transporte, preço do curso e alimentação diária, por exemplo, são alguns dos itens primordiais que precisam ser listados para que um cálculo aproximado seja feito. A partir desses resultados, você pode começar a comparar o que é mais viável diante de suas condições, sem deixar de avaliar como a universidade também pode ajudar.

Lembre-se de que a duração de um MBA em outro país demora cerca de 2 anos para ser finalizado. Então, todos os números devem ser referentes a esse período, e até a um pouco mais, para evitar passar aperto diante de imprevistos ou mesmo poder ter um pouco mais de conforto em alguns momentos.

Viu só como é possível tornar o MBA no exterior mais barato? Não se esqueça de que, para que todo o processo seja mais confiável e seguro, procurar por uma agência de intercâmbio ou instituição de ensino que tenha parceria com universidades estrangeiras é sempre a melhor escolha. Depois disso, é só carimbar o passaporte e mergulhar nos estudos.

Essas informações foram úteis para você? Realizar este curso está em seus planos? Como você lida com questões financeiras? Comente e contribua com este conteúdo!