Lisboa: inovação e startups na capital portuguesa

Blog Português (Brasil) Empreendedorismo Inovação & Tecnologia Startups Inovadoras

Você já ouviu falar sobre o hub de inovação de Lisboa? Também conhecido como ecossistema de inovação, esse é um espaço próprio para abrigar negócios que ainda estão em fase inicial, sem qualquer maturidade de mercado.

Assim, é possível angariar investimentos e oportunidades para transformá-los em startups de sucesso. Além disso, o local também reúne instituições de ensino e profissionais especialistas dos mais diversos setores.

Ou seja, se trata de um ambiente para aprender na prática sobre economia e empreendedorismo, captar recursos e desenvolver soluções inovadoras para viabilizar seu negócio. Também se fazem presentes grandes empresas de tecnologia, que atraem jovens profissionais, principalmente na área de tecnologia, para trabalhar na capital portuguesa, além de investir nas startups. Quer saber por que a cidade leva esse título? Confira a seguir!

Faça parte da cultura de networking portuguesa

A cultura de networking é uma das principais características do hub de inovação de Lisboa. Por lá, a indústria prospera com um espírito competitivo em um ambiente amigável onde as melhores empresas reconhecem o valor de compartilhar conhecimento.

Em conjunto, empresas e startups organizam e participam de grandes eventos para trocar experiências e ideias, como é o exemplo do famoso Web Summit, que acontece na cidade há 10 anos. Recentemente, o governo português investiu mais de 10 milhões de euros para expandir o local de realização do evento e aumentar seu público.

Entenda sobre capital de risco no hub de inovação de Lisboa

O capital de risco tem tudo a ver com a construção de um portfólio equilibrado para as empresas, para ajudá-las a crescer e passar para o próximo estágio de desenvolvimento. O fundo de investimento europeu, formado por instituições e indivíduos por meio do centro de tecnologia de Lisboa, financia instituições de ensino e pesquisa e tem apoiado a maioria das empresas nos últimos anos em seus investimentos.

O número de aplicações é maior nos setores de tecnologia e desenvolvimento de softwares dentro do ecossistema de inovação português. Alguns projetos chegam a valer 75 milhões de dólares.

Conheça grandes polos de marcas famosas

Muitas grandes marcas, como a Mercedes, Google, Uber e Volkswagen abriram novos centros de inovação em Lisboa. Isso porque a cidade conta com várias políticas que permitem mais possibilidades de manter e expandir um negócio na Europa.

Com isso, essas empresas criam centenas de empregos em suas plataformas de inovações, além de atraírem talentos de outros lugares do mundo. O que contribui, inclusive, para que a cidade se torne um ambiente cada vez mais colaborativo e multicultural.

Quer conhecer as práticas de inovação das maiores empresas do segmento financeiro a nível mundial? O LAIOB Connect leva a sua empresa em imersões customizadas aos maiores hubs de inovação e tecnologia do mundo.

Aproveite para estudar e se desenvolver profissionalmente

Várias instituições de ensino, como a Universidade de Lisboa, O Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica de Lisboa, dentro outras, que se dedicam à formação de novos talentos no setor de tecnologia e negócio. São mais de 90 mil graduados nas universidades do país, em mais de 40 cursos voltado para essas áreas.

As empresas situadas em Lisboa mantêm um relacionamento estreito com essas instituições, para contratar e desenvolver talentos. Sendo assim, se organizar para estudar e participar de visitas técnicas e imersões na cidade é uma ótima maneira de ampliar seu desenvolvimento profissional e ainda abocanhar uma oportunidade de trabalho.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre o hub de inovação de Lisboa? Agora que você já sabe um pouco sobre o que acontece por lá, quem sabe não começa a pensar em estudar ou investir na cidade?

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais! Assim, mais pessoas descobrem sobre as oportunidades de negócio e empreendedorismo em Portugal!