Estudante em intercâmbio nos Estados Unidos

Sonha em fazer intercâmbio nos Estados Unidos? Essa experiência incrível pode abrir portas para uma carreira internacional e proporcionar aprendizados únicos para você. Ao optar por essa experiência, estudantes e profissionais se lançam em um universo de aprendizado, descobertas e encontros culturais que moldarão seus caminhos pessoais e profissionais de maneira inesquecível.

Por isso, neste artigo, exploraremos as vantagens de fazer um intercâmbio nos EUA, os requisitos essenciais para realizar esse sonho e os aspectos financeiros a serem considerados ao planejar essa jornada transformadora. Se você está pronto para dar o próximo passo em direção a uma experiência enriquecedora no exterior, acompanhe-nos nesta viagem!

Quais as vantagens de fazer intercâmbio nos Estados Unidos?

Fazer um intercâmbio nos Estados Unidos oferece uma variedade de vantagens significativas para estudantes e profissionais em busca de crescimento pessoal e profissional. A seguir, separamos algumas das principais vantages, confira:

Aprimorar o inglês

Ao viver em um país onde o idioma nativo é o inglês, você tem a oportunidade de praticar diariamente, seja em situações cotidianas, conversas informais ou interações acadêmicas.

Assim, com essa imersão na língua inglesa, você não apenas aprimorará suas habilidades de comunicação, mas também desenvolverá fluência, compreensão auditiva e capacidade de expressão em diversos contextos linguísticos.

Conhecer novas culturas

Durante seu intercâmbio nos EUA, você poderá experimentar a riqueza e a diversidade cultural americana, vivenciando de perto as tradições, os costumes e os modos de vida únicos de diferentes regiões do país.

Além disso, ao interagir com pessoas de diversas origens étnicas e culturais, você terá a oportunidade de ampliar seus horizontes, adquirir novas perspectivas e cultivar amizades enriquecedoras que transcenderão fronteiras geográficas.

Enriquecer o currículo

Um intercâmbio é mais do que uma oportunidade de aprimorar suas habilidades linguísticas; é também um diferencial valioso em seu currículo. Ao demonstrar iniciativa, adaptabilidade e proficiência em outro idioma, você destaca suas competências e sua capacidade de enfrentar desafios em ambientes internacionais.

Por isso, esse tipo de experiência internacional não só impressiona empregadores, mas também abre portas para oportunidades de carreira globais e colaborações internacionais.

Ter acesso a universidades de excelência

Fazer intercâmbio nos Estados Unidos pode significar ter o privilégio de estudar em algumas das melhores universidades do mundo, onde a qualidade acadêmica, a infraestrutura moderna e o corpo docente renomado oferecem um ambiente propício ao aprendizado e à excelência.

Com acesso a recursos educacionais de ponta, oportunidades de pesquisa e networking com profissionais e estudantes de alto calibre, você estará preparado para enfrentar os desafios acadêmicos e alcançar seus objetivos educacionais e profissionais.

Desfrutar de oportunidades únicas

Além de se dedicar aos estudos, você pode aproveitar sua estadia nos Estados Unidos explorando suas diversas cidades, participando de eventos culturais, atividades esportivas e programas extracurriculares.

Essa experiência enriquecedora não se limita apenas ao ambiente acadêmico; é uma jornada de autodescoberta, crescimento pessoal e aprendizado constante. Permita-se mergulhar na cultura local, fazer parte da comunidade e criar memórias que durarão para toda a vida.

O que é preciso para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos?

Decidir realizar um intercâmbio nos EUA pode parecer uma tarefa simples. No entanto, há bastante preparo a ser feito antes dar esse passo tão importante para a sua vida e para o seu plano de carreira. Por isso, considere alguns passos necessários para realizar o seu intercâmbio:

1. Defina seus objetivos

  • Motivação: qual o seu sonho com o intercâmbio? Aperfeiçoar o inglês, ingressar em uma universidade de excelência, viver uma imersão cultural ou se preparar para uma carreira internacional?;
  • Expectativas: o que você espera alcançar com essa experiência?;
  • Resultados esperados: como o intercâmbio impactará sua vida pessoal e profissional?

2. Escolha o programa ideal:

  • Nível de inglês: faça um teste de proficiência para determinar o programa adequado ao seu nível;
  • Tipo de programa: cursos de idiomas, graduação, pós-graduação, programas de curta ou longa duração etc.;
  • Duração: quanto tempo você deseja dedicar ao intercâmbio?;
  • Localização: explore cidades e estados que interessam a você, considerando custos de vida e oportunidades;
  • Instituição: pesquise universidades e escolas com boa reputação e programas que se encaixam em seus objetivos.

3. Prepare-se academicamente

  • Requisitos das universidades: verifique as exigências de cada instituição para admissão, como histórico de notas e desempenho escolar ou profissional, testes padronizados (TOEFL, SAT, GMAT), cartas de recomendação etc.;
  • Preparo para o idioma: aprimore seu inglês para atender aos requisitos do programa e para ter sucesso na vida acadêmica nos EUA;
  • Documentos: obtenha passaporte válido, visto de estudante (F-1 ou J-1), comprovante de recursos financeiros e outros documentos necessários.

4. Planeje-se financeiramente

  • Custos do intercâmbio: faça um orçamento detalhado considerando mensalidades, acomodação, alimentação, transporte, seguro saúde, livros e outros gastos;
  • Opções de financiamento: explore bolsas de estudo, programas de financiamento e auxílios financeiros para reduzir os custos;
  • Planejamento pessoal: organize suas finanças para garantir que você terá recursos suficientes para toda a duração do intercâmbio.

5. Adapte-se à cultura americana

  • Costumes e valores: pesquise sobre a cultura americana para se familiarizar com os costumes, valores e expectativas do país;
  • Diferenças culturais: esteja aberto a novas experiências e aprenda a lidar com as diferenças entre sua cultura e a americana;
  • Alimentação: se você possui restrições alimentares ou necessidades específicas de alimentação, pesquise sobre a gastronomia da região onde deseja realizar o seu intercâmbio e certifique-se de que não terá problemas quanto a isso.

6. Prepare-se para a viagem

  • Passagens aéreas: reserve suas passagens com antecedência para garantir melhores preços;
  • Acomodação: escolha a opção de moradia que melhor se encaixa em seu orçamento e estilo de vida (residências estudantis, casas de família etc.);
  • Seguro saúde: contrate um seguro saúde que ofereça cobertura adequada para os Estados Unidos;
  • Outros preparativos: Organize malas, faça câmbio de moeda, obtenha um chip de celular americano e providencie tudo que for necessário para sua viagem.

O Laiob está aqui para auxiliar em todas as etapas do processo, desde a escolha do programa ideal até a sua adaptação à vida nos Estados Unidos.

O Laiob (Latin America Institute of Business) é uma escola de negócios que leva executivos e estudantes para cursos intensos nos Estados Unidos, com duração de 2 semanas, em parceria com renomadas instituições como: University of Miami e Ohio University.

Estas parcerias proporcionam aos brasileiros cursos intensivos em solo americano de forma dinâmica e efetiva.

Você pode escolher entre as diversas especializações oferecidas por estas universidades e ampliar sua compreensão na língua inglesa, além de turbinar seu currículo. Afinal, este diferencial de possuir no currículo um curso realizado em uma grande instituição no exterior irá destacar seu currículo, com grandes oportunidades no mercado profissional.

Como podemos perceber motivos para realizar um intercâmbio nos Estados Unidos não faltam.

Se você quer crescer na carreira, deseja fazer um curso intensivo de inglês, ampliar seu conhecimento cultural, este é o melhor caminho. O Laiob vai te assessorar no processo para conseguir o visto americano, escolha de hotel e matrícula na escola escolhida. Fale conosco!