Hoje em dia, não há quem não conheça o Google. E mais: não há quem não utilize pelo menos um dos vários serviços dessa grande empresa.

Seu início começou humildemente como um simples projeto de estudantes da Universidade de Stanford. Agora, ela marca uma presença multibilionária na internet e atua de forma global.

O Google, em seu estágio recente, é reconhecido também como um dos melhores lugares para trabalhar em todo o mundo. Seu ambiente corporativo inspira centenas de outras empresas, que tentam se adaptar a seu modelo de gestão e de negócio para obter resultados melhores. Novos recursos tecnológicos estão sendo incorporados no desenvolvimento de mais soluções e a tendência é que a organização cresça ainda mais nos próximos anos.

Mas, afinal, o que há por trás da história de sucesso do Google? Se você ainda não sabe como a empresa surgiu e os desafios que enfrentou, é hora de ler este artigo!

Como tudo começou: 1998

A história de sucesso do Google começou em 1997, quando os fundadores Larry Page e Sergey Brin decidiram parar de usar o nome BackRub em um projeto acadêmico da faculdade. Em substituição, escolheram Google, uma singela brincadeira com o conceito matemático “googol”. Em seguida, registraram o domínio Google.com e conseguiram um investimento bastante gordo de 100 mil dólares.

Com isso, alugaram um espaço na Califórnia e improvisaram seu primeiro escritório. A partir desse momento, a empresa se transformou na Google Technology Inc: era setembro de 1998. Logo, a imprensa já estava interessada em seus serviços e foi possível contratar o primeiro colaborador, Craig Silverstein.

Quando tudo começou a mudar: 1999

Em 1999, o Google conseguiu aumentar sua força de trabalhou e precisou se mudar duas vezes de lugar. Seu destino final foi Palo Alto, na região do Vale do Silício. Em junho deste mesmo ano, a empresa divulgou um comunicado para a imprensa em que detalhava como havia assegurado cerca de 25 milhões de dólares somente em financiamentos.

No segundo semestre de 1999, quarenta funcionários já exerciam suas atividades nas dependências do Google. Foi preciso mais um novo escritório para abrigar a todos confortavelmente e mais uma mudança foi adotada. Inicialmente, o logotipo continha uma exclamação, mas nessa época a marca se tornou exatamente a que conhecemos hoje em dia.

Crescimento e desenvolvimento: 2000

A história de sucesso do Google se firmou em 2000, pois esse foi o ano marcado por crescimento. Mais de um bilhão de páginas estavam indexadas em seu sistema de busca e o sistema se expandiu para atender a buscas em outros quinze idiomas. Neste momento, o Yahoo também decidiu tornar o Google seu provedor de pesquisa padrão. Na época, a notícia foi um estouro, pois o Yahoo até então dominava essa área.

Hoje, o cenário é bem diferente e o Yahoo precisou se juntar a Microsoft para combater o Google, que supera ambos em todos os âmbitos. Antes do fim de 2000, o Google também lançou sua plataforma Adwords e lançou sua primeira inovação. A ascensão foi meteórica e o Google atingiu números exorbitantes de acesso: praticamente 100 milhões de consultas diárias.

Sucesso global: 2001 e 2002

Pouco tempo depois, o Google já abrigava resultados em vinte e cinco línguas e conseguiu abrir seu primeiro escritório internacional em Tóquio. Um novo presidente foi contratado, Eric Shmidt, que rapidamente tomou o posto de CEO. Quase três bilhões de páginas já estavam indexadas nesse ponto e então mais uma novidade surgiu.

Agora, também era possível buscar imagens. Rapidamente, mais de 250 milhões de imagens estava prontas para acesso. 2002 foi o ano da virada. Uma gama de novos produtos foi desenvolvida, como os experimentais Google Labs e Google News. Para fazer um agrado ao público, entrou em clima de brincadeira e traduzia também sites para Klingon, a linguagem dos personagens de Star Trek, marcando uma evolução na cultura nerd e geek.

Destaque no mercado: 2003 e 2004

Em 2003, o Google já tinha dinheiro suficiente para realizar sua primeira aquisição. A escolha foi a criadora do serviço Blogger, chamada Pyra Labs. Nesse meio tempo, a expressão “google it”, ou “joga no Google”, foi popularizada de vez ao redor do mundo. Mas foi em 2004 que outra grande revolução aconteceu: a criação do Gmail.

A plataforma de e-mails foi lançada em versão beta, com um inédito (para a época) armazenamento de 1GB. Uma experiência rápida e prática para o usuário, o serviço só podia ser utilizado por quem recebia um convite. Após 5 anos, o status beta foi eliminado. Nessa época, uma sede em Dublin foi inaugurada e em Tóquio surgiu também um centro de pesquisa para a empresa.

Mapas e mais crescimento: 2005 a 2007

A história de sucesso do Google se define através de um conceito muito importante. O de organizar todas as informações do mundo. Dito isso, em 2005 surgiu o Google Maps, serviço ainda extremamente popular de mapeamento e GPS, que hoje já lida com imagens de satélite e aumento de locais pesquisados, conforme as cidades crescem e expandem as localizações.

O Google Earth também entra para complementar aqui, seguido por outra ferramenta de análise de dados: o Analytics. Tantas novidades levaram a mais dinheiro e algo bastante inesperado. A compra do YouTube aconteceu no final de 2006 e confirmou de uma vez por todas o grande domínio do Google na era da internet. Para encerrar esse período, em 2007 o Google Docs aparece em cena, com um pacote de aplicativos para aumentar a produtividade e trazer melhorias para serviços corporativos.

Mais de duas décadas de muito trabalho: 2008 a 2018

Com uma década de trabalho, o Google comemorou seu aniversário e suas conquistas com o lançamento de seu próprio navegador, o Google Chrome. A interface minimalista logo chamou a atenção e inspirou a reestruturação de vários outros navegadores que até então estavam no mercado. O primeiro celular com Android também foi lançado aqui e firmou de vez o sistema operacional do Google perante outras marcas.

De lá para cá, o Google acumula projetos incríveis e cada vez mais atuais. Tecnologias recentes, como a inteligência artificial, já fazem parte de soluções como Google Lens e Google Assistente. A empresa se estabeleceu como uma das melhores organizações para trabalhar em todo o mundo, saindo na frente de grandes nomes como Apple e Microsoft. O caminho até aqui não foi fácil, como você pode ver com essa linha do tempo.

Mas fica claro que o que está por trás da história de sucesso do Google é a inovação. De ano em ano, novidades jamais pararam de surgir, sempre em conformidade com as tendências e as necessidades daquele momento. E nada disso mudou até hoje. E então, o que você acha do Google de toda essa trajetória? Já conhecia todos esses detalhes? Dê sua opinião aqui no blog.