A fórmula de 5 passos para o sucesso como empreendedor

Blog Português (Brasil)
Crédito: PeopleImages | Getty Images

Deixe para os engenheiros reduzirem a formula do sucesso para uma equação matemática: Ps = 1 – Pf

A equação, da esquerda para a direita, significa  que “a probabilidade do sucesso é igual a 1 – a probabilidade da falha”. O conceito que se comunica aqui, é de que quanto menor você faz a probabilidade da falha, maior será a probabilidade do sucesso e crescimento profissional.

No Vale do Silício, nós vemos uma grande quantidade de falhas. Obviamente, grandes empresas, como Hewlett Packard e Google, fazem com que o Vale do Silício pareça um local com diversos cases de sucesso, mas há diversas startups que ninguém conheceu, além de seus investidores (que perderam muito dinheiro).

Aqui estão algumas “regras” importantes para não falhar:

1. Seja Frugal

Houve um tempo no Vale do Silício, onde novos colaboradores em empresas de tecnologia, eram presenteados com BMWs e outros artigos de luxo. Todas as organizações que fizeram isso não estão mais conosco. Empresas tem altos e baixos, e parte da sobrevivência nos períodos “baixos”, é não torrar o dinheiro durante todo o ciclo. O humorista Dave Barry disse uma vez que o governo precisava do chamado “Departamento de Louise”, que consistia em uma mãe solteira chamada Louise, que desaprovava qualquer gasto que não fosse absolutamente necessário. Você precisa ser seu próprio “Departamento de Louise”.

2. Proteja-se dos desastres

Há ciclos em que a empresa está em baixa, mas também há momentos desesperadores. O dinheiro o levará a tempos difíceis caso você tenha uma conta bancária vazia ou  inúmeros empréstimos. Por isso, avalie seus excessos, e mantenha pelo menos três meses de capital operacional de reserva. Desta forma, você sobreviverá até a mais profunda recessão.

3. Esteja preparado durante os dois primeiros anos.

Caso você seja o fundador de uma empresa, provavelmente passará um tempo sem um salário real. Se você falir enquanto sua empresa estiver lutando para manter-se de pé, há a grande possibilidade de levar a companhia com você. Por isso, antes de dedicar 100% do tempo em sua startup, certifique-se de que você terá dinheiro suficiente para pagar suas contas durante dois anos. Geralmente as empresas levam três anos para serem consideradas sólidas, portanto você deve manter-se de pé até que a sua empresa consiga o mesmo.

4. Encontre grandes mentores

Aprender com os erros e acertos de outras pessoas é uma ótima maneira de evitar os seus próprios erros. Afinal, por que repetir hábitos ruins já conhecidos? Vale a pena gastar tempo com bons mentores.

Bons mentores devem manter-lo focado, chamar sua atenção quando você se entregar as suas vontades e monitorar seu progresso, além de te ajudar a pensar fora da caixa.

5. Tenha uma ideia

Há diversas ideias de produto e negócio que são aceitáveis, mas a diferença entre a boa e a excelente ideia pode não ser grande. Leve tempo para se certificar que você tem uma excelente ideia e um produto bem elaborado antes de entrar no mercado. O risco de começar fraco e tentar melhorar durante o percurso poderá ser perigoso.

Fonte: Entrepreneur