Fazer um intercâmbio é seguro?

Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

Para se desenvolver profissionalmente, muitas pessoas começam a se preparar para estudar fora. Ter uma universidade estrangeira no histórico acadêmico é um grande diferencial, tanto para a avaliação de empresas quando para sair na frente da concorrência. Além disso, não há forma melhor de aperfeiçoar conhecimentos e ainda ampliar a visão de mundo para descobrir novas soluções e meios para trabalhar.

Mas em meio a preparação para a tão sonhada viagem, é comum se deparar com uma questão importante: fazer intercâmbio é seguro? Ficar longe de nosso país de origem não é fácil, especialmente em um local a princípio desconhecido, com leis, costumes e hábitos completamente diferentes. Além disso, existem inúmeros trâmites com documentação e outros procedimentos burocráticos que precisam ser realizados de maneira correta para evitar transtornos e inconveniências.

Mesmo com tudo isso, porém, é possível ir para o exterior com tranquilidade. E, para saber para o que você deve se atentar, continue a leitura desse artigo!

Organize corretamente a documentação

Fazer intercâmbio é seguro, mas você precisa estar com toda a sua documentação em dia. Cada país tem uma exigência diferente a respeito desta questão e há também os documentos pedidos pela universidade em que você vai estudar. Em praticamente todos os casos, eles devem estar oficialmente traduzidos para serem aceitos.

É importante também ficar de olho nas datas de submissão e envio de toda a papelada. Não se esqueça de vistos e passaportes demoram um pouco mais a sair, então é fundamental começar o processo de pedido o quanto antes. Do contrário, você poderá perder a sua viagem por bobagem e ainda ter uma grande dor de cabeça para evitar prejuízos.

Pesquise bastante sobre valores

É comum achar que preços de agências de viagens ou de instituições de ensino que fazem intermédio com as universidades são caros. Mas é preciso compreender que esses valores em geral são tabelados e que o trabalho dessas empresas vai muito além de simplesmente montar sua viagem. Para fazer um intercâmbio com segurança, essa assistência especializada ajuda muito.

Portanto, pesquise bastante sobre os valores de cada uma, verifique a possibilidade de descontos e também formas para facilitar o pagamento. Não se esqueça de avaliar épocas do ano e valor da moeda local, para realizar uma compra mais em conta e tornar a experiência mais acessível. Arriscar ajeitar tudo por conta própria pode sair mais caro e o projeto de sair do país será adiado: depois, será ainda mais difícil retomar tudo e conseguir um resultado satisfatório.

Customize seu pacote de intercâmbio

Se mesmo com o auxílio de uma empresa você ainda tenha dúvidas se fazer intercâmbio é seguro, lembre-se que mesmo que pacotes padrão sejam oferecidos, você pode customizar a sua viagem. Isso significa que, de acordo com seu perfil, estilo de vida e objetivos de estudos, é possível escolher detalhes  e conhecer tipos de viagem que correspondam à sua realidade.

Por exemplo, você pode contar que deseja estudar e trabalhar, qual é a sua área de atuação profissional e ressaltar que prefere ficar hospedado na universidade durante o tempo de seu curso. Dessa maneira, terá em mãos algumas alternativas que incluam essas possibilidades, seus valores correspondentes e demais informações para avaliar. Assim, não terá que se preocupar se está fazendo algo ilegal ou incorreto, pois tudo será entregue conforme você precisa.

Escolha um destino que combina com você

De nada adianta se programar para estudar fora e escolher um destino somente pelo preço. É importante que o país em que você vai passar um tempo também combine com você, para que sua adaptação seja mais rápida e para que você se sinta confiável em viver lá. O mesmo vale para o curso que você vai fazer e para a universidade que escolher.

No momento dessa escolha, não deixe de verificar a respeito de questões de segurança. Saiba onde será sua hospedagem, como funciona o transporte público, como é a recepção com estrangeiros e, principalmente, se informe sobre possíveis regras e restrições que o lugar possa ter. Considere também que fazer intercâmbio é seguro se você contar com o respaldo de seguros de vida e de saúde, por exemplo. Verifique essas opções em primeiro lugar, para garantir que você receberá atendimento em qualquer lugar do mundo para onde quiser ir.

Assegure sua vida financeira

Fazer intercâmbio, por vezes, exige algumas especificações em relação à vida financeira do estudante. Algumas instituições de ensino, por exemplo, pedem que ele tenha determinada quantia em sua conta mensalmente para garantir o pagamento da mensalidade e mesmo a sua estadia longe de seu país natal.

Outras também pedem que o aluno tenha um contato residente no país, para ser uma espécie de responsável legal sobre sua situação financeira. Ou seja, em casos de inadimplências ou problemas do gênero, essa pessoa poderá receber um contato ou mesmo uma cobrança para interferir na resolução. Por isso, é muito importante que você esteja com a vida financeira em dia. Economize, guarde bem seu dinheiro e leve o necessário para viajar e não ter que lidar com nenhum tipo de aperto.

Verifique sobre apoio no país

É indispensável verificar se o país escolhido por você oferece apoio a estrangeiros. Embaixadas, bases e suportes de agências ou instituições de ensino são importantíssimas para ajudar intercambistas que enfrentam algum problema ou um imprevisto. Essa é uma forma não só de se sentir seguro no local, mas também de aproveitar melhor a estadia.

Caso a cidade ou país escolhidos não tenham esse apoio, não desista de imediato. Confira sobre as bases mais próximas, veja a quanto tempo de distância elas ficam e que tipo de auxílio podem prestar em casos de transtorno ou emergências. Se considerar que isso é suficiente, basta viajar sem medo.

Com todas essas providências tomadas, você pode ter certeza de que fazer um intercâmbio é seguro. Portanto, invista sem medo e aproveite a oportunidade para interagir com pessoas diferentes e estar em um ambiente totalmente diferente do nosso. Quando voltar ao Brasil, você estará pronto para encarar qualquer desafio.

Concorda com essa lista? Sabe de mais algum ponto importante que deveria ser acrescentado aqui? Comente e participe!