Fazer um intercâmbio é bom para o currículo?

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Estudar Fora

Estudar fora é uma experiência muito rica e inesquecível, em todos os sentidos. E, quanto mais tempo você puder prolongar a sua estadia, melhor. Assim, você amplia suas chances de ter novas vivências e se envolver em outros caminhos, projetos e trabalhos.

Todos esses detalhes já confirmam que fazer um intercâmbio é bom para o currículo. Ainda assim, algumas pessoas têm dificuldades de materializar essa bagagem dentro de seu histórico acadêmico. Que diferença realmente faz ter uma universidade estrangeira por ali e por que essa questão abre tantas portas no Brasil?

Se você quer a resposta para todas essas perguntas, é hora de conferir os itens listados nesse artigo. Cada um deles exemplifica vantagens desse investimento para angariar diferencial em sua vida profissional. Confira!

Você sai na frente da concorrência

Fazer um intercâmbio é bom para o currículo porque você sai na frente da concorrência. Sim, as disputas por vagas de emprego são cansativas e exigem todo o potencial e esforço do candidato. Mas investir nessa experiência significa que você se dedicou para potencializar suas habilidades e que está preparado para enfrentar muitos desafios.

Tenha certeza de que isso é percebido pelo recrutador durante a entrevista. Você estará mais seguro de si, conseguirá mostrar sua capacidade para lidar com clientes estrangeiros e ainda pode provar que entende o cenário atual lá fora. Assim como esse conhecimento deixa você um passo adiante de seus concorrentes, a empresa saberá que também sairá na frente ao contratá-lo.

Sua fluência em outro idioma se aperfeiçoa

Ser fluente em outro idioma é um dos principais complementos para o currículo que um intercâmbio pode trazer. Enquanto você vive no exterior, conseguirá fazer contatos com muitas pessoas diferentes e até mesmo firmar experiências profissionais por lá.

Mas se preferir retornar ao nosso país, lembre-se que as empresas multinacionais e as grandes companhias brasileiras valorizam muito quem domina uma nova língua. Afinal, elas têm foco em expandir mercado e aumentar seus negócios e precisam de colaboradores experientes que saibam se posicionar para viabilizar novos contratos.

Sua bagagem cultural fica ainda mais variada

Conhecer tradições, costumes e a cultura de um povo deixa qualquer profissional mais aberto a compreender diferenças e a se adaptar ao desconhecido. A partir disso, é possível criar uma nova forma de lidar com o próximo, o que é um grande diferencial dentro de uma empresa: no universo corporativo, você precisa lidar com diversos perfis de clientes, parceiros, fornecedores e colegas. Até mesmo seu posicionamento diante de empresas concorrentes será diferente, mais tolerante, amena e apta a enxergar o verdadeiro potencial do outro.

Fazer um intercâmbio é bom para o currículo porque proporciona essa bagagem cultural mais variada. A experiência mostra que você consegue aceitar opiniões e visões diferenciadas com mais facilidade. Essa característica mostra que você é um profissional não somente competente, mas também tranquilo, dinâmico, comunicativo e empático, pontos muito procurados pelas organizações de todo o mundo.

Você participa de projetos internacionais

Estudar em outro país por si só já consiste em uma experiência gratificante. Mas se você puder potencializar seu aprendizado por meio de projetos internacionais, terá um retorno ainda melhor. Essa é a chance de desenvolver um artigo acadêmico, ter uma publicação em um meio de comunicação internacional ou fazer um estágio em sua área, por exemplo.

O importante é unir o seu objetivo ao fazer um intercâmbio a algo que seja útil, seja para a população, para o mundo corporativo ou mesmo para o Brasil. Muitas empresas buscam mentes inovadoras, que se posicionem diante de questões sociais e econômicas, então use a sua viagem para se envolver nesse tipo de trabalho e enriquecer seu currículo.

Novas possibilidades surgem em sua carreira

Fazer um intercâmbio é bom para o currículo porque cria novas possibilidades para sua carreira. Dizer isso pode parecer simplista, mas acredite: a partir do momento que você começa a atuar em outro país, também aprende uma nova maneira de trabalhar. E, a partir disso, você entende muito melhor o real propósito de sua profissão.

Suas capacidades e habilidades crescem, você conhece novos tipos de público e começa a compreender comportamentos diferentes do que está acostumado. A soma desses fatores resulta em um profissional preparado para atender a necessidades diferentes e até mesmo novas aqui no Brasil. Essa passa a ser sua grande chance de fazer a diferença no mercado de trabalho e inspirar muitas outras pessoas.

Seu networking internacional se consolida

Seja um intercâmbio de curta-duração ou um mestrado, seus estudos proporcionam a grande oportunidade de consolidar seu networking internacional. Sua rede de amigos e conhecidos aumentará bastante, mas o mais importante é que ela incluirá pessoas de todos os lugares do mundo.

E não se retenha a apenas um grupo de pessoas. Aproxime-se de colegas, professores e profissionais igualmente. Seja sempre sincero, compartilhe o que você sabe e crie relacionamentos saudáveis. Este é o caminho para firmar parcerias, receber indicações de trabalhos e ainda se tornar referência em sua área de atuação.

Você melhora suas características pessoais

Algumas características pessoais são fundamentais para a nossa vida pessoal. E, através de um intercâmbio, é possível melhorá-las. Em alguns países, a pontualidade é extremamente valorizada. Então, se você tiver problemas com atraso, com certeza aprenderá a se ajustar aos novos horários e a respeitar seus limites.

Você também viverá sozinho, o que exige bastante responsabilidade. É preciso aprender a administrar finanças, organizar a rotina e, por que não, cuidar de seu próprio espaço. Tudo isso parece básico, mas na verdade reflete diretamente em seu futuro emprego. Se você sabe estipular metas em sua rotina, também conseguirá definir tarefas prioritárias na empresa. Por isso, aproveite todo o tempo em que estiver fora para explorar características que ainda não eram seu forte e estimule o autoconhecimento. Seu currículo e todos os âmbitos de sua vida ficarão muito mais completos.

Viu só como fazer um intercâmbio é bom para o currículo? Agora que você tem tantos bons motivos à vista, basta se organizar bem para a viagem de seus sonhos. Aproveite e conte nos comentários: qual é o seu destino? O que você pretende estudar? Quais seriam seus objetivos profissionais? Compar