Empreendedor de sucesso: qual o perfil e como se preparar!

Blog Português (Brasil)

Montar um negócio de sucesso. Ser um profissional visionário. Sentar na cadeira mais importante de uma empresa e ser considerado um empreendedor de sucesso… é aquele ditado: “quem nunca pensou nisso?”. E verdade seja dita, não é tarefa fácil. Mas a boa notícia é que com dedicação, empenho, estudo e muito esforço, é possível, sim, ser um empreendedor bem-sucedido. Quer saber como? A gente explica!

Primeiro de tudo, descubra se você tem um perfil empreendedor

Segundo pesquisa apresentada pelo SEBRAE, as principais características de um empreendedor são: homens e mulheres (54% e 46% respectivamente), com idade média de 39 anos, 48,7% de 31 a 49 anos, 28,8% com até 30 anos e 22,4% com 50 anos ou mais. A maioria possui ensino médio ou técnico completo e uma pequena fatia de 14% têm ensino superior. Grande parte deles residem no Sudeste (49%), seguido do Nordeste (21%), Sul (14%), Centro-Oeste (9%) e Norte (7%). A distribuição entre os setores na pesquisa foi dividida entre comércio (39%), serviços (36%), indústria (17%) e construção civil (8%). O estudo ainda mostrou onde esses microempreendedores atuam: 43% trabalham em casa, 34% possui um estabelecimento comercial, 12% está na rua e 11% na empresa do cliente. Além disso, 44% dos empreendedores sonham em ter o próprio negócio e 25% desejam seguir carreira em uma empresa.

Quando o assunto é sobre as características de um empreendedor de sucesso, a maioria das pesquisas citam aqueles que buscam oportunidades com proatividade, iniciativa e persistência. Que sabem correr riscos calculados e não se intimidam diante dos obstáculos. Que estabelecem metas e se planejam para superá-las. E atuam com exigência de qualidade e eficiência, além de possuírem muito comprometimento. Seus maiores objetivos estão em torno de satisfazer e exceder as expectativas dos clientes.

Em um texto postado no blog SEBRAE, também foram citadas algumas perguntas para você descobrir se o empreendedorismo é mesmo a sua praia. São elas:

Por que eu quero ser um empreendedor?

Eu acredito que eu sou capaz de ser um empreendedor?

O que eu já tenho? O que me falta?

Qual é o problema que eu estou resolvendo com meu negócio?

Estou disposto a correr riscos?

Estou disposto a mudar?

O que estou disposto a sacrificar?

Como vou saber quando é hora de perseverar ou mudar meu negócio?

Se você não se intimidou com estas questões, então, é hora de se preparar!

Focada em oferecer cursos relacionados aos principais assuntos do mercado mundial e em parceria com as melhores universidades e escolas dos Estados Unidos, além de cursos de marketing, administração, gestão de projetos e línguas, o LAIOB também oferece programas específicos para aqueles que almejam ingressar no mundo das startups.

Startup Nation Mission Israel: além de aulas repletas de conteúdos riquíssimos, neste programa, os alunos participarão de visitas guiadas com palestras sobre empreendedorismo, inovação e cultura, novas tecnologias e modelos de negócios em Israel, a “The startup nation” uma das maiores potências mundiais em tecnologia e inovação, e ainda terão a oportunidade de fazer networking com grandes nomes do Brasil e do mundo. A próxima turma está programada para abril de 2018 e já está com a agenda preparada para cinco dias de muito aprendizado. Para saber mais, clique aqui.

Silicon Valley Programs: O LAIOB possui 2 programas diferentes, sendo o primeiro o SV CORP & CUSTOMIZADO (a partir de dois dias) e o segundo o SV DRAPER HERO (de cinco a sete semanas). Ambos, além de colocar os alunos em contato com os principais líderes do Vale do Silício, têm o objetivo de apresentar as últimas tendências de gestão e tecnologia, mostrar os maiores cases de sucesso do Vale do Silício, além de oferecer workshops, seminários e networking com especialistas de diversas áreas. Clique aqui e saiba mais.