Na imagem, vemos duas mulheres olhando para uma parede com papéis colados com anotações do vocabulário corporativo.

O mundo dos negócios conta com diversas expressões únicas, que só quem vive nesse ambiente consegue compreender facilmente. Para quem está começando nessa área de atuação, conhecer o vocabulário corporativo vai ajudar muito a se habituar aos termos e aproveitar ainda mais as dicas profissionais para ter sucesso nesse mercado.

Muitos dos termos utilizados na rotina de trabalho das empresas são em inglês ou ganham uma versão aportuguesada. Por esse motivo, muitas pessoas podem se questionar sobre o significado ou sobre o que uma sigla quer dizer.

Que tal tirar todas as suas dúvidas sobre os termos usados no mundo corporativo? Acompanhe este artigo e fique por dentro de um vocabulário repleto de expressões úteis!

Entenda o que é o vocabulário corporativo

O vocabulário corporativo apresenta características muito únicas no modo de se comunicar. Isso porque, dentro do ambiente empresarial, é comum ter contato com conteúdos de diferentes idiomas e com conceitos muito ímpares.

Por isso, não é nada difícil ver um jargão específico de um determinado segmento empresarial ou ouvir várias siglas e acrônimos no dia a dia de trabalho. Além das palavras em inglês, você também vai se deparar com várias expressões do marketing, trabalhando dentro ou fora do setor.

O importante mesmo é saber o que significam as principais palavras, siglas e termos utilizados na sua área de trabalho. Com isso, é possível se comunicar melhor e simplificar as atividades da rotina profissional.

Conheça os principais termos do vocabulário corporativo

Para entender melhor como o vocabulário corporativo influencia a comunicação empresarial, confira os principais termos utilizados e saiba o que significam!

Aquisição

A aquisição é a palavra utilizada para falar sobre a compra de uma empresa por outra. Esse processo pode ser feito ao adquirir totalmente o outro negócio ou de comprar ativos até atingir a maioridade das ações de uma organização.

Assessment

O assessment é o termo utilizado para avaliar as habilidades, competências e comportamento de um profissional, principalmente em relação ao comprometimento com trabalho, interesse por aprender mais e proatividade.

Benchmarking

O benchmarking é o padrão utilizado como referência para a avaliação de desempenho de um negócio. Esse processo pode ser realizado na empresa como um todo na análise dos produtos e serviços.

B2B e B2C

Business to Business (B2B) e Business to Customer (B2C) são tipos de comércios. Nesse caso, a empresa pode voltar suas atividades para vender para pessoas jurídicas ou para pessoas físicas, respectivamente.

Compliance

A área de compliance é responsável por acompanhar e atuar conforme os regulamentos estabelecidos para a companhia. É um dos setores mais complexos e que necessitam de precisão.

Commodity

O tipo de mercadoria primária que apresenta relevância no mercado internacional é chamado de commodity. Matérias-primas do campo pecuário, agrícola, ambiental e mineral são as commodities mais comuns.

CRM

O setor de Customer Relationship Management (CRM) é dedicado ao contato com o cliente e na construção de um relacionamento cada vez mais próximo do público.

Follow up

O acompanhamento das ações para mensurar os resultados e avaliar os indicadores é um processo chamado de follow up. Geralmente, é muito utilizado para retomar atividades que foram estabelecidas em conversas, solicitações e reuniões.

Kickoff

Quando tem novidade para os profissionais, pode ser feita a reunião de kickoff para abordar o projeto e servir de motivação para os colaboradores.

Team building

A composição das equipes de trabalho também é importante. O team building atua justamente para otimizar a atuação em grupo, a colaboração entre os profissionais e os resultados obtidos pelos times.

Turnover

O grau de rotatividade de uma vaga é mensurado a partir da movimentação de demissão e admissão de colaboradores. Em inglês, o termo usado para esse contexto é turnover.

Background

Background é o termo utilizado para falar sobre a experiência adquirida sobre um determinado assunto. É como se fosse o contexto em que o profissional está inserido.

Brainstorming

Fazer um brainstorming é realizar uma atividade criativa de reunir as principais ideias sobre um determinado assunto. A partir desse processo, é possível organizá-las e montar um planejamento eficiente para o projeto.

Branding

A construção de uma marca e o impacto deixado no mercado é chamado de branding. Esse mesmo termo pode ser atrelado à imagem de um profissional no ambiente de trabalho.

CEO e COO

Os líderes de uma organização podem receber diferentes nomes. O Chief Executive Officer (CEO) é o diretor executivo e maior autoridade de uma empresa. Já o Chief Operating Officer (COO) é quem se responsabiliza pela liderança na execução das operações da rotina do negócio.

Budget

Budget é o termo utilizado para falar do orçamento disponível para um determinado projeto ou setor da empresa. Sendo assim, vai ser usado com frequência nas atividades de gestão financeira.

Cross sell e upsell

Cross sell fala sobre uma estratégia de vendas baseado na indicação de um novo produto complementar ao que o cliente escolheu. Já o upsell é uma técnica que oferece uma versão mais completa ou recente de um produto ou serviço desejado pelo consumidor. Ambos contribuem para o aumento do ticket médio e das vendas da empresa.

Headhunter

Os profissionais que recrutam novos colaboradores ou parcerias no mundo corporativo são chamados de headhunters. Na prática, atuam como caça-talentos ideais para o negócio.

Devolutiva

A devolutiva ou o recall é a remoção repentina de um produto das prateleiras do mercado. Geralmente, esse processo ocorre na detecção de algum defeito no lote ou contaminação.

Leads

Quem trabalha na área de Marketing vai ouvir muito falar sobre leads. Esse é o termo usado para falar sobre as pessoas com potencial de se tornarem clientes, pois apresentam interesse nos produtos ou serviços da empresa.

Mindset

Mindset é sinônimo de mentalidade. Quando é voltado para o crescimento, fala sobre um conjunto de estratégias que podem ajudar no desenvolvimento pessoal ou do negócio.

MVP

MVP é a sigla para Minimum Viable Product, que significa produto viável mínimo. Esse é o caso de um lançamento mais enxuto, com o menor investimento e uma elaboração mais simples de um determinado produto.

Omnichannel

O compartilhamento e a integração entre os canais de comunicação são chamados de estratégia omnichannel. O objetivo é modernizar o negócio e aprimorar a experiência do usuário.

Feedback

O feedback é um comentário ou uma avaliação sobre o desempenho de um colaborador, a experiência de compra ou a oferta de um produto ou serviço. Trata-se de um retorno que ajuda a saber se um trabalho atendeu, ou não, às expectativas do público-alvo.

Brifar

Essa é uma palavra aportuguesada do termo briefing em inglês. Trata-se do ato de organizar todas as orientações para a realização de uma tarefa em um documento que servirá como guia.

Em geral, o vocabulário corporativo pode ser um pouco confuso, de início. No entanto, com a rotina de trabalho, é possível se acostumar com esses termos e siglas, e entender como facilitam a comunicação interna dos negócios.Curtiu este post? Aproveite e continue lendo mais conteúdos sobre vida profissional. Acesse o nosso blog e confira diversos assuntos relevantes!

Crédito da imagem: Freepik.