Dicas de Podcasts sobre empreendedorismo

Blog Português (Brasil) Empreendedorismo Inovação & Tecnologia

Muitas pessoas demonstram perfil empreendedor e desejam se dedicar ao seu próprio negócio, mas nem sempre existe tempo para conhecer o assunto. Ao mesmo tempo, empresários já bem-sucedidos não podem deixar de se atualizar a respeito do tema e adquirir novos conhecimentos para colocar em prática. Um desses casos é o seu?

Se sim, saiba que é possível aprender e se informar a qualquer momento e de uma maneira bem simples sobre empreendedorismo. Os podcasts são excelentes ferramentas para este propósito: os áudios das discussões e reportagens são disponibilizados gratuitamente na internet e podem ser ouvidos pelo computador ou smartphone sem trabalho algum. Ou seja, não há motivos para desperdiçar oportunidades de aprimorar suas atividades ou planos.

Caso você tenha gostado da ideia, é hora de parar para ler este artigo. Descubra aqui dicas de podcast sobre empreendedorismo e dê o play em muita informação de qualidade hoje mesmo!

Man in the Arena

Com conteúdo totalmente em português, os empresários Leo Kiba, Miguel Cavalcanti e In Hsiesh comandam esse podcast sobre empreendedorismo. A abordagem também abrange a questão da inovação e da cultura digital.

Em cada episódio, um convidado especial, que pode ser membro de uma startup de sucesso ou um investidor famoso, interage com os apresentadores. Embora o foco esteja nas entrevistas, existem também quadros que recomendam livros e transmitem conselhos de gestão para quem deseja iniciar um negócio no Brasil.

GVCast

Neste podcast sobre empreendedorismo, o empresário Flávio Augusto, presidente e fundador da franquia de idiomas WiseUp comanda a programação. Ele também convida outros empreendedores de sucesso para entrevistas e conversas descontraídas.

É importante lembrar que Flávio já foi eleito, em 2014, como o 4º líder mais admirado do país, e o 8º a nível mundial, através de uma pesquisa realizada pela Cia de Talentos. Ou seja, é referência na área, criado do Instituto Geração de Valor e, como considera o empreendedorismo como um estilo de vida, gera conteúdo condizente com sua realidade e passa experiências e vivências na área com suas transmissões.

Direto das Trincheiras

Aqui, o palestrante Ricardo Jordão Magalhães, da BizRevolution, dá dicas bem-humoradas e assertivas a respeito de liderança, automação de marketing, empreendedorismo e inovação, técnicas de vendas e muito mais. Se preferir, é possível acessar os vídeos desses conteúdos pelo YouTube.

Todos os dias um novo episódio é postado, sempre com uma ideia fora da caixa para que seu negócio dê alguns passos para crescer. O mote do programa, inclusive, é bastante inspirador: “A era de trabalhar para os outros acabou. Você vive na era de trabalhar PELOS outros!”. Portanto, se você também pensa assim, vale ouvir com atenção.

Like a Boss

Procura um podcast sobre empreendedorismo diferenciado, que fuja do formato usual? A solução está nesta opção, liderada por Paulo Silveira, CEO do Grupo Caelum Alura, e Rodrigo Dantas, CEO da Vindi. O canal realiza suas transmissões em formato de série, em que, a cada temporada, seis convidados batem um papo sobre como empreender e tomar decisões.

Esses convidados, por sua vez, são geralmente líderes ou fundadores de startups e empresas consideradas inovadoras. E acredite: todo o conteúdo acontece ao som da trilha sonora do videogame Street Fighter. Por lá, já passaram David Vélez, CEO do Nubank, e Bedy Yang, sócia dar 500 startups, a maior investidora do país.

Entrepreneur On Fire

Se você já está com o inglês afiado, pode ir mais além e investir em podcasts internacionais. A primeira sugestão é a desse programa, apresentado por John Lee Dumas, fundador da empresa de mesmo nome do podcasts. Ele criou esse espaço dedicado especialmente a empreendedores, iniciantes ou não, para compartilhar suas próprias experiências.

Os episódios são diários e envolvem sempre um case de sucesso. Contudo, como nem tudo são alegrias nesse campo disputado dos negócios, além das conquistas o empresário também compartilha o que deu errado e o que pode ser feito para superar esse tipo de situação. Todo episódio é finalizado com algumas dicas práticas e orientações sobre o mundo dos negócios e das startups.

Duct Tape Marketing

Outro podcast sobre empreendedorismo famoso e internacional é este, guiado por John Jantsch, consultor de marketing que construiu sua carreira também como palestrante, especializado em pequenas empresas.

Bastante elogiado por sua capacidade inegável de conduzir seu conteúdo, ele fornece insights que podem ser aplicados principalmente na realidade de micro e pequenos empreendedores. Além de orientações, John realiza entrevista com escritores, líderes e profissionais da área de marketing para compartilhar estratégias voltadas para empresas de pequeno porte.

HBR IdeaCast

Este é um podcast sobre empreendedorismo referência, pois é feito pela Harvard Business Interview. Sua transmissão é semanal e conta com a participação dos principais pensadores em negócios e gestão do mundo. Por este motivo, é um programa que oferece visões amplas e variadas a respeito das mais diversas questões sobre o assunto.

Gestão, gerenciamento e liderança costumam ser os temas principais. A linguagem do canal, por sua vez, é bem clara e direta, basta que você entenda inglês. As abordagens são bem diversificadas também, pois indica, desde formas sobre como se portar em seu negócio e ser mais proativo até estudos mais complexos de caso no varejo.

TED Talks Negócios

É provável que você já conheça o TED, devido ao seu conteúdo em vídeo. Porém, saiba que você também pode baixar e escutar todas as palestras ministradas a qualquer momento. Os podcasts são mais simples e rápidos, ideal para momentos mais curtos, como aqueles em que você dirige para o trabalho.

Neles, grandes inovadores e executivos dividem suas histórias, experiências e ideias a respeito de como fizeram para desenvolver seus negócios. Os relatos são inspiradores e podem servir como o incentivo final para que você finalmente coloque a mão na massa.

Viu só como é possível se manter sempre bem informado através de um podcast sobre empreendedorismo? Agora, é só escutar um pouco de cada, escolher aqueles com os quais você mais se identificar e colher uma gama imensa de conteúdo para transformar na prática em um negócio de sucesso!

Aproveite e conte nos comentários: você já conhecia algum dos podcasts citados? Qual deles é o seu favorito e por que? Conhece outro que poderia integrar essa lista? Participe do blog.